???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10114
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPinto, Antonia Fernanda Dutra-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2022482869634934eng
dc.contributor.advisor1Alves, Rozane Alonso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7271103372811887eng
dc.contributor.referee1Piccoli, Luciana-
dc.contributor.referee2Medeiros, Adriana Francisca de-
dc.date.issued2024-02-26-
dc.identifier.citationPINTO, Antonia Fernanda Dutra. Narrativas de professoras alfabetizadoras sobre as práticas de alfabetização produzidas no 1º ciclo do Ensino Fundamental I em Coari-AM. 2024. 180 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10114-
dc.description.resumoO presente texto de dissertação de mestrado está vinculado à linha de pesquisa I: Perspectivas teórico-metodológicas para o Ensino das Ciências Humanas do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O objetivo geral visa compreender os movimentos que envolvem a produção da identidade dos (as) professores (as) alfabetizadores (as) no contexto da alfabetização no 1º ciclo do Ensino Fundamental I em Coari-AM. Tal proposta tem como objetivos específicos: a) perceber como se constituem as práticas de ensino dos (as) professores (as) alfabetizadores (as) atuantes em turmas do 1º ciclo do Ensino Fundamental I do município de Coari-AM, a partir das narrativas docentes; b) analisar as estratégias de subversão dos (as) professores (as) alfabetizadores (as) no contexto da alfabetização no 1º ciclo do Ensino Fundamental I; c) discutir a produção das identidades dos (as) docentes alfabetizadores (as) a partir das narrativas de si. Participaram deste estudo 06 (seis) docentes alfabetizadoras efetivas vinculadas à Secretaria de Estado de Educação e Desporto (SEDUC) atuantes no município de Coari-AM. O campo teórico-metodológico dentro do qual venho desenvolvendo e analisando os dados produzidos se insere no campo dos Estudos Culturais. Foi utilizado como procedimento metodológico, a entrevista narrativa ressignificada Andrade (2012), ancorada pela pesquisa qualitativa de González Rey (2015). Diante disso, as narrativas apresentadas pelas professoras alfabetizadoras participantes desta pesquisa me possibilitaram perceber que os modos como elas constituem suas práticas de ensino estão/são negociadas e suturadas a partir dos modos como elas foram alfabetizadas, das relações estabelecidas, como subverteram os objetos do conhecimento descritos no plano anual de ensino do 2º ciclo do Ensino Fundamental I para trabalhar a alfabetização em contextos e com sujeitos diferentes, constituindo suas identidades docentes.eng
dc.description.abstractThis master's thesis text is linked to line of research I: Theoretical-methodological perspectives for the Teaching of Human Sciences of the Postgraduate Program in Teaching of Sciences and Humanities (PPGECH) of the Institute of Education, Agriculture and Environment (IEAA) from the Federal University of Amazonas (UFAM). The general objective aims to understand the movements that involve the production of the identity of literacy teachers in the context of literacy in the 1st cycle of Elementary School I in Coari-AM. This proposal has the following specific objectives: a) to understand how the teaching practices of literacy teachers working in classes of the 1st cycle of Elementary School I in the municipality of Coari-AM are constituted, based on the narratives teachers; b) analyze the subversion strategies of literacy teachers in the context of literacy in the 1st cycle of Elementary School I; c) discuss the production of identities of literacy teachers based on self-narratives. Six (06) effective literacy teachers linked to the State Department of Education and Sports (SEDUC) working in the municipality of Coari-AM participated in this study. The theoretical-methodological field within which I have been developing and analyzing the data produced falls within the field of Cultural Studies. The redefined narrative interview Andrade (2012) was used as a methodological procedure, anchored by the qualitative research of González Rey (2015). In view of this, the narratives presented by the literacy teachers participating in this research enabled me to realize that the ways in which they constitute their teaching practices are/are negotiated and sutured based on the ways in which they became literate, the relationships established, and how they subverted the objects of knowledge described in the annual teaching plan of the 2nd cycle of Elementary School I to work on literacy in different contexts and with different subjects, constituting their teaching identities.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/75384/DISS_AntoniaFernandaPinto_PPGECH.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitáeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidadeseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subject.por
dc.subject.por
dc.subject.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASeng
dc.titleNarrativas de professoras alfabetizadoras sobre as práticas de alfabetização produzidas no 1º ciclo do Ensino Fundamental I em Coari-AMeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7171-7012eng
dc.subject.userAlfabetizaçãopor
dc.subject.userIdentidadepor
dc.subject.userDiferençapor
dc.subject.userEstudos Culturaispor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_AntoniaFernandaPinto_PPGECH.pdf4.54 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.