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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Narrativas de professoras alfabetizadoras sobre as práticas de alfabetização produzidas no 1º ciclo do Ensino Fundamental I em Coari-AM
???metadata.dc.creator???: Pinto, Antonia Fernanda Dutra 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Alves, Rozane Alonso
???metadata.dc.contributor.referee1???: Piccoli, Luciana
???metadata.dc.contributor.referee2???: Medeiros, Adriana Francisca de
???metadata.dc.description.resumo???: O presente texto de dissertação de mestrado está vinculado à linha de pesquisa I: Perspectivas teórico-metodológicas para o Ensino das Ciências Humanas do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O objetivo geral visa compreender os movimentos que envolvem a produção da identidade dos (as) professores (as) alfabetizadores (as) no contexto da alfabetização no 1º ciclo do Ensino Fundamental I em Coari-AM. Tal proposta tem como objetivos específicos: a) perceber como se constituem as práticas de ensino dos (as) professores (as) alfabetizadores (as) atuantes em turmas do 1º ciclo do Ensino Fundamental I do município de Coari-AM, a partir das narrativas docentes; b) analisar as estratégias de subversão dos (as) professores (as) alfabetizadores (as) no contexto da alfabetização no 1º ciclo do Ensino Fundamental I; c) discutir a produção das identidades dos (as) docentes alfabetizadores (as) a partir das narrativas de si. Participaram deste estudo 06 (seis) docentes alfabetizadoras efetivas vinculadas à Secretaria de Estado de Educação e Desporto (SEDUC) atuantes no município de Coari-AM. O campo teórico-metodológico dentro do qual venho desenvolvendo e analisando os dados produzidos se insere no campo dos Estudos Culturais. Foi utilizado como procedimento metodológico, a entrevista narrativa ressignificada Andrade (2012), ancorada pela pesquisa qualitativa de González Rey (2015). Diante disso, as narrativas apresentadas pelas professoras alfabetizadoras participantes desta pesquisa me possibilitaram perceber que os modos como elas constituem suas práticas de ensino estão/são negociadas e suturadas a partir dos modos como elas foram alfabetizadas, das relações estabelecidas, como subverteram os objetos do conhecimento descritos no plano anual de ensino do 2º ciclo do Ensino Fundamental I para trabalhar a alfabetização em contextos e com sujeitos diferentes, constituindo suas identidades docentes.
Abstract: This master's thesis text is linked to line of research I: Theoretical-methodological perspectives for the Teaching of Human Sciences of the Postgraduate Program in Teaching of Sciences and Humanities (PPGECH) of the Institute of Education, Agriculture and Environment (IEAA) from the Federal University of Amazonas (UFAM). The general objective aims to understand the movements that involve the production of the identity of literacy teachers in the context of literacy in the 1st cycle of Elementary School I in Coari-AM. This proposal has the following specific objectives: a) to understand how the teaching practices of literacy teachers working in classes of the 1st cycle of Elementary School I in the municipality of Coari-AM are constituted, based on the narratives teachers; b) analyze the subversion strategies of literacy teachers in the context of literacy in the 1st cycle of Elementary School I; c) discuss the production of identities of literacy teachers based on self-narratives. Six (06) effective literacy teachers linked to the State Department of Education and Sports (SEDUC) working in the municipality of Coari-AM participated in this study. The theoretical-methodological field within which I have been developing and analyzing the data produced falls within the field of Cultural Studies. The redefined narrative interview Andrade (2012) was used as a methodological procedure, anchored by the qualitative research of González Rey (2015). In view of this, the narratives presented by the literacy teachers participating in this research enabled me to realize that the ways in which they constitute their teaching practices are/are negotiated and sutured based on the ways in which they became literate, the relationships established, and how they subverted the objects of knowledge described in the annual teaching plan of the 2nd cycle of Elementary School I to work on literacy in different contexts and with different subjects, constituting their teaching identities.
Keywords: .
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???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Alfabetização
Identidade
Diferença
Estudos Culturais
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
Citation: PINTO, Antonia Fernanda Dutra. Narrativas de professoras alfabetizadoras sobre as práticas de alfabetização produzidas no 1º ciclo do Ensino Fundamental I em Coari-AM. 2024. 180 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10114
Issue Date: 26-Feb-2024
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

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