???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10118
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCordeiro, Gilmar da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6133472738100564eng
dc.contributor.advisor1Barros, Rosemara Staub de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2680914238480876eng
dc.contributor.referee1Melgueiro, Edilson Martins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9961546693348876eng
dc.contributor.referee2Passos, Yara dos Santos Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3886129763007101eng
dc.date.issued2024-02-27-
dc.identifier.citationCORDEIRO, Gilmar da Silva. A expressão cultural indígena do alto Rio Negro por meio da pintura artística no ensino fundamental da escola municipal indígena Dom Miguel Alagna. 2024. 67 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10118-
dc.description.resumoA presente pesquisa trabalhou a pintura artística em sala de aula com a temática voltada para a expressão cultural indígena do Alto Rio Negro, assim como o seu processo de ensino, aprendizagem e criação em artes, garantido nas leis que regem a educação. Teve como base a abordagem triangular de Ana Mae Barbosa e a metodologia da pesquisa-ação de Michel Thiollent. Envolveu os participantes a propor e buscar soluções com conhecimentos diferenciados sobre a cultura e aprendendo na ação para a resolução dos problemas enfrentados no dia a dia das aulas de artes em diversas séries do Ensino Fundamental da Escola Municipal Indígena Dom Miguel Alagna, em São Gabriel da Cachoeira, Amazonas. O trabalho resultou na produção de 20 pinturas artísticas realizadas através da técnica da acrílica sobre tela, produzidos pelos estudantes.eng
dc.description.abstractThis research looked at artistic painting in the classroom with the theme of indigenous cultural expression in the Upper Rio Negro, as well as the process of teaching, learning and creating in the arts, as guaranteed by the laws governing education. It was based on Ana Mae Barbosa's triangular approach and Michel Thiollent's action research methodology. It involved the participants in proposing and seeking solutions with differentiated knowledge about culture and learning in action in order to solve the problems faced in the day-to-day running of art classes in various elementary school grades at the Dom Miguel Alagna Indigenous Municipal School in São Gabriel da Cachoeira, Amazonas. The work resulted in the production of 20 artistic paintings made using the acrylic on canvas technique, produced by the students.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/75366/DISS_GilmarCordeiro_PROFARTES.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Arteseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Arteseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subject.por
dc.subject.por
dc.subject.por
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESeng
dc.titleA expressão cultural indígena do alto Rio Negro por meio da pintura artística no ensino fundamental da escola municipal indígena Dom Miguel Alagnaeng
dc.title.alternativeIndigenous cultural expression of the upper Rio Negro through artistic painting in elementary school at the Dom Miguel Alagna Indigenous Municipal Schooleng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.description.infoSim. Eu Gilmar, sou indígena, pertencente à etnia Baré, do Alto Rio Negro, um dos Avaliadores da Banca de Defesa do meu mestrado foi o Professor Dr. Edilson Martins Melgueiro, também indígena da etnia Baniwa do Alto Rio Negro, o mesmo me orientou a escrever o resumo de minha dissertação em minha língua indígena, a Baré. Essa é uma política para fortalecer a política de afirmação de nossas línguas e identidades originárias, a língua Baré pertencente à família linguística Tupi-guarani, uma das mais faladas em toda a região amazônica. A proposição foi acatada pela minha orientadora e eu o executei. Isso demonstra o fortalecimento das políticas voltadas para questão da valorização e do resgate cultural que quase foi extinto, junto com os povos originários.eng
dc.subject.userPinturapor
dc.subject.userExpressãopor
dc.subject.userCultura Indígenapor
dc.subject.userEnsino de Artespor
dc.subject.userProcesso Criativopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_GilmarCordeiro_PROFARTES2.95 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.