???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10119
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Nascimento, Andrea Melo do | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7582834967735044 | eng |
dc.contributor.advisor1 | Lopes, Valter Frank de Mesquita | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1565384722921188 | eng |
dc.contributor.referee1 | Barros, Rosemara Staub de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2680914238480876 | eng |
dc.contributor.referee2 | Wosniak, Fábio | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6525393533253057 | eng |
dc.date.issued | 2024-03-04 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Andrea Melo do. Autorretrato: ensaios artísticos na construção identitária de estudantes do ensino médio em Manaus. 2024. 61 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. | eng |
dc.identifier.uri | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10119 | - |
dc.description.resumo | O autorretrato é uma narrativa de si, que embora os séculos passem e as técnicas se modifiquem, continua como prática latente do ser humano, para sua autoafirmação no mundo, ao revelar a alma da pessoa-artista para além das superficialidades momentâneas. A partir das observações e relatos informais de estudantes do 1º ano do Ensino Médio, de uma escola pública da zona Oeste de Manaus, que encontram dificuldades de relacionar teoria e prática, e ter uma sensação de pertencimento e reconhecimento do ‘eu’ é que a problemática desta pesquisa foi gerada: de que maneira o jovem se vê e/ou como gostaria de ser visto para além da superficialidade das atuais selfies? Na busca da compreensão, a proposta norteadora foi uma introspecção através da pintura, que resultou em reflexões do repertório individual dos estudantes com as exposições Espelhos de Si e Expressarte, tendo a a/r/tografia como direcionador metodológico. O referencial teórico baseou-se nos estudos de Hall (2014), Pacheco (2012), Dias e Irwin (2013) e outros. Espera-se com esta pesquisa promover a disseminação das práticas artísticas nas escolas, dentro da linha de pesquisa Processos de ensino, aprendizagem e criação em artes, ao valorizar as identidades e o protagonismo juvenil. | eng |
dc.description.abstract | El autorretrato es una narración de uno mismo, que, aunque pasan los siglos y las técnicas cambian, continúa como una práctica latente del ser humano, para su autoafirmación en el mundo, al revelar el alma de la persona-artista más allá de superficialidades momentáneas. Basado en observaciones y relatos informales de estudiantes del 1º año de secundaria, de una escuela pública de la zona Oeste de Manaos, que tienen dificultades para relacionar teoría y práctica, y tienen sentido de pertenencia y reconocimiento del 'Yo ', se generó el problema de esta investigación: ¿cómo se ven los jóvenes y/o cómo les gustaría ser vistos más allá de la superficialidad de los selfies actuales? En la búsqueda de comprensión, la propuesta rectora fue la introspección a través de la pintura, lo que resultó en reflexiones sobre el repertorio individual de los estudiantes con las exposiciones Espelhos de Si y Expressarte, con la a/r/tografía como guía metodológica. El marco teórico se basó en estudios de Hall (2014), Pacheco (2012), Dias e Irwin (2013) y otros. Con esta investigación se espera promover la difusión de prácticas artísticas en las escuelas, dentro de la línea de investigación Procesos de enseñanza, aprendizaje y creación en las artes, valorando las identidades y el protagonismo juvenil. | spa |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufam.edu.br/retrieve/75368/DISS_Andreanascimento_PROFARTES.jpg | * |
dc.language | por | eng |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | eng |
dc.publisher.department | Faculdade de Artes | eng |
dc.publisher.country | Brasil | eng |
dc.publisher.initials | UFAM | eng |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes | eng |
dc.rights | Acesso Aberto | - |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES: ARTES PLASTICAS | eng |
dc.title | Autorretrato: ensaios artísticos na construção identitária de estudantes do ensino médio em Manaus | eng |
dc.title.alternative | Autorretrato: ensayos artísticos en la construcción de identidad de estudiantes de secundaria en Manaos | spa |
dc.type | Dissertação | eng |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0001-8692-245X | eng |
dc.creator.orcid | https://orcid.org/0009-0001-0847-6391 | eng |
dc.subject.user | Autorretrato | por |
dc.subject.user | Identidade | por |
dc.subject.user | A/r/tografia | por |
dc.subject.user | Ensino médio | por |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Artes |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISS_Andreanascimento_PROFARTES | 5.46 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.