???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10120
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBatalha, Erinaldo de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7890159639334230eng
dc.contributor.advisor1Lopes, Valter Frank de Mesquita-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1565384722921188eng
dc.contributor.referee1Mello, Claudia Carnevskis de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8738747125393663eng
dc.contributor.referee2Ramos, Evandro de Morais-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0764449120814936eng
dc.date.issued2023-11-28-
dc.identifier.citationBATALHA, Erinaldo de Souza. Processos Artísticos: a criação de desenhos nas aulas de artes sob a luz do imaginário amazônico. 2023. 71 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10120-
dc.description.resumoEsta pesquisa, intitulada Processos Artísticos: A criação de desenhos nas aulas de artes sob a luz do imaginário amazônico, buscou identificar de que maneira o desenho pode contribuir para a formação intelectual, artística e cultural dos estudantes de duas escolas da rede básica de ensino da cidade de Parintins/AM. Destaca-se também o papel do professor/artista/pesquisador, levando-se em consideração suas experiências e seus conhecimentos no âmbito da arte-educação. Para isso, a pesquisa recorreu a autores como Martins e Picosque (2012), Loureiro (2015), Edward (2000), Derdyk (2007), Dias e Irwin (2013), dentre outros que por meio de suas teorias contribuíram para enriquecer a realização deste estudo. A proposta metodológica compreende a abordagem triangular de Barbosa e Cunha (2021) e trilha processos da Pesquisa Educacional Baseada em Arte denominada A/R/Tografia. Quanto aos procedimentos metodológicos, configura-se como pesquisa básica, bibliográfica, descritiva, qualitativa e pesquisa-ação. Os resultados são apresentados de modo a demonstrar a importância da Amazônia, da nossa cultura e nossa identidade regional, bem como comprovar o quanto a criação de desenho contribui significativamente nas aulas de arte.eng
dc.description.abstractThis research, entitled Artistic Processes: The creation of drawings in art classes in the light of the Amazonian imaginary, sought to identify how drawing can contribute to the intellectual, artistic and cultural formation of students from two schools in the city's basic education network. from Parintins/AM. The role of the teacher/artist/researcher is also highlighted, leading to an understanding of their experiences and knowledge within the scope of art education. For this, the research used great authors such as Martins and Picosque (2012), Loureiro (2015), Edward (2000), Derdyk (2007), Dias and Irwin (2013), among others who, through their theories, develop to enrich the carrying out this study. The methodological proposal comprises Barbosa and Cunha (2021) triangular approach and follows processes of Art-Based Educational Research called A/R/Tography. As for methodological procedures, it is configured as basic, bibliographic, descriptive, qualitative and action research. The results are presented in order to demonstrate the importance of the Amazon, our culture and our regional identity, as well as proving how significantly the creation of drawings contributes to art classes.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/75362/DISS_ErinaldoBatalha_PROFARTES.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Arteseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Arteseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subject.por
dc.subject.por
dc.subject.por
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTESeng
dc.titleProcessos Artísticos: A criação de desenhos nas aulas de artes sob a luz do imaginário amazônicoeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8692-245Xeng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1266-503Xeng
dc.subject.userArtepor
dc.subject.userArte-educaçãopor
dc.subject.userDesenhopor
dc.subject.userCriatividadepor
dc.subject.userAmazôniapor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_ErinaldoBatalha_PROFARTES3.79 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.