???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10130
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, Franklane Souza da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4005482050188519eng
dc.contributor.advisor1Oda, Welton Yudi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2950420618885200eng
dc.contributor.referee1Lemos, Radamés Gonçalves de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0558426291347709eng
dc.contributor.referee2Alcântara Filho, José de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7286458435283357eng
dc.date.issued2024-03-12-
dc.identifier.citationCOSTA, Franklane Souza da. O PARFOR e formação inicial de professores de Matemática: a concepção do professor formador acerca do processo formativo dos licenciandos. 2024. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10130-
dc.description.resumoA reflexão sobre elementos que constituem o complexo processo formativo de professores de Matemática surgiu a partir de uma experiência como discente do Curso de Licenciatura em Matemática do IFAM/AM do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Neste contexto, surgiram várias inquietações, dentre as quais, destaca-se a presença do Professor Formador, uma vez que este se constitui como uma espécie de fio condutor de todo o processo formativo de novos professores. Apresenta-se como principal objetivo deste estudo analisar a concepção do professor formador sobre os processos formativos em Licenciatura em Matemática ofertada pelo PARFOR, buscando identificar quais seriam, para eles, os elementos essenciais da formação docente. No intuito de elucidar o problema de pesquisa optou-se por um percurso metodológico orientado pela abordagem qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, e como ferramenta para a obtenção de informações utilizar-se-á a entrevista semiestruturada e os procedimentos e critérios da Análise Textual Discursiva. A pesquisa demonstrou que o curso de Licenciatura em Matemática, ofertado pelo PARFOR, através da Universidade Federal do Amazonas, apresenta desvantagens pedagógicas e estruturais, agravado por lacunas formativas dos formadores que, em determinado casos, se utiliza de concepções matemáticas numa perspectiva da lógica de conteúdos, seguindo uma ordem linear, exigindo um repensar deste processo formativo em conjunto com a formação de professores que atuam nestes cursos no interior do estado do Amazonas.eng
dc.description.abstractThe reflection on elements that constitute the complex training process of Mathematics teachers arose from an experience as a student on the Degree Course in Mathematics at IFAM/AM of the National Program for Training Teachers in Basic Education (PARFOR). In this context, several concerns arose, among which the presence of the Teacher Trainer stands out, as this constitutes a kind of guiding thread throughout the training process of new teachers. The main objective is to analyze the teacher trainer's conception of the training processes in the Degree in Mathematics offered by PARFOR, seeking to identify what would be, for them, the essential elements of teacher training. In order to elucidate the research problem, we opted for a methodological path guided by a qualitative approach, of an exploratory and descriptive nature, and as a tool for obtaining information, semi-structured interviews and the procedures and criteria of Discursive Textual Analysis will be used. The research demonstrated that the Mathematics Degree course, offered by PARFOR, through the Federal University of Amazonas, presents pedagogical and structural disadvantages, aggravated by training gaps in the trainers who, in certain cases, use mathematical concepts from a perspective of the logic of contents, following a linear order, requiring a rethinking of this training process in conjunction with the training of teachers who work in these courses in the interior of the state of Amazonas.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/75422/DISS_FranklaneCosta_PPGECIM.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemáticaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subject.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRAeng
dc.titleO PARFOR e a formação inicial de professores de Matemática: a concepção do professor formador acerca do processo formativo dos licenciandoseng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9538-3600eng
dc.subject.userPARFORpor
dc.subject.userFormação de professorespor
dc.subject.userLicenciatura em matemáticapor
dc.subject.userConcepçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_FranklaneCosta_PPGECIM.pdf4.46 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.