Recent Submissions
Devir-mulher-indígena: trajetória de empoderamento e reconhecimento das mulheres indígenas na ciência
A dissertação cartografa a história de vida de Alva Rosa Tukano como uma inspiração-devir, traçando linhas de fuga que convocam meninas e mulheres a habitarem os estratos do campo STEM de modo insurgente. Nomeamos essa força feminina como um devir-mulher-indígena, uma emergência que se inscreve na resistência a uma maquinaria de poder majoritário, operando como contrafluxo às capturas hegemônicas. A inspiração em sua trajetória se dá como um agenciamento intensivo, um rizoma que ressoa nos mú...
Letramento Matemático da Aritmética Elementar com modelo 5E em turma de 5.º Ano do Ensino Fundamental
O letramento matemático visa preparar o cidadão para o uso matemático como leitura e operação nos fenômenos vividos na vida cotidiana, profissional e também para a compreensão do mundo. O ensino e a aprendizagem da aritmética elementar na Educação Básica vêm gerando grandes inquietações em professores que buscam fazer com que os estudantes aprendam de forma ativa. A aprendizagem ativa traz uma abordagem de ensino na qual os estudantes se envolvem ativamente no processo de aprendizagem, em vez...
Desigualdades de moradias e o ensino da Matemática: uma visão de aprendência de sólidos geométricos
Este projeto de intervenção está envolto na temática desigualdades, pobreza e educação cujo conteúdo se dará pelas lentes de estudantes da escola pública através da produção e análise de imagens que possam denunciar a desigualdade de moradias nas aulas de Matemática. Originado da observação nas práticas interventivas do Programa PROEXT-PG (Programa de Extensão Universitária da Pós-graduação), resultante da Portaria Conjunta CAPES/SESU Nº 1, de 8 de novembro de 2023, o objetivo é p...
O campo conceitual multiplicativo: uma proposta de aprendizagem à luz da teoria das situações didáticas nos anos finais do ensino fundamental
A presente pesquisa investiga os efeitos da abordagem de ensino baseada na Teoria das Situações Didáticas sobre o desempenho dos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental na resolução de situações-problema relacionadas ao Campo Conceitual Multiplicativo. Como fundamentação teórica, utilizou-se a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud (1983, 1990), que examina a construção do conhecimento por meio das situações e das representações mobilizadas pelos estudantes durante o processo de e...
Evasão ou persistência? uma reflexão inicial a partir da disciplina de cálculo diferencial e integral na formação de professores de matemática no ICE/UFAM
Esta pesquisa surgiu das experiências do pesquisador e das discussões no grupo de pesquisa do Laboratório de Práticas em Ensino de Ciências (LAPENC), permitindo uma análise aprofundada sobre o ensino da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral no curso de licenciatura em Matemática. O objetivo central foi compreender as possíveis razões para a redução da retenção em Cálculo Diferencial e Integral e sua influência na persistência dos estudantes na licenciatura em Matemática do Instituto de...
Uma arquitetura pedagógica para a formação de professores em pensamento computacional
Esse trabalho explora a criação e implementação de uma arquitetura pedagógica voltada para a formação de professores nas áreas de Ciências e Matemática, com foco na integração do Pensamento Computacional (PC) nas práticas pedagógicas. O objetivo principal é capacitar os educadores para aplicar os pilares do PC – decomposição, abstração, reconhecimento de padrões e algoritmos – no processo de ensino, atendendo à crescente demanda por metodologias que promovam habilidades cognitivas essenciais,...
A Modelagem Matemática como perspectiva metodológica aplicada à Aprendizagem Sociocultural
As aulas de matemática geralmente são consideradas as mais desafiadoras para a maioria dos estudantes, pois eles têm dificuldade em relacionar os cálculos e fórmulas com situações reais que possam ter vivenciado. A Modelagem Matemática pode contribuir para minimizar essas dificuldades, podendo surgir como uma proposta que visa potencializar o processo de ensino por meio da interação, proporcionando significado aos conhecimentos matemáticos do currículo apresentados em sala de aula. Do exposto...
Uso da modelagem como estratégia didática para potencializar o processo de ensino e aprendizagem de oxirredução sob o olhar microscópico
Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar a relação entre o aspecto microscópico das atividades experimentais de modelagem e a aprendizagem do conteúdo de oxirredução. E para alcançar esse objetivo, foram seguidos os seguintes objetivos específicos: I. Elaborar e expressar os modelos mentais prévios dos alunos sobre oxirredução; II. Analisar a transição entre os níveis representacionais e as modificações dos modelos mentais durante atividades experimentais de oxirredução com o au...
O que pode uma educação financeira entredisciplinar: experimentações da artistagem docente com projetos em uma escola da periferia de Manaus
A pesquisa, em seu inesperado, em seu acontecimento e em sua metodosofia, nos arrastou para a seguinte problematização: O que pode um curso-oficina de criação e produção de projetos-obras de educação financeira entredisciplinar em um ambiente virtual na abertura de experimentações com professores de Ciências da Natureza e Matemática em uma escola pública da periferia de Manaus? Esta dissertação cartografa as potencialidades de um curso-oficina de criação e produção de projetos de educação fin...
O uso do software Geogebra em espaços não formais no ensino da geometria, para alunos do 7º ano do ensino fundamental
Esta pesquisa visa propor a utilização de espaços não formais para complementar o ensino da Geometria, por meio do software GeoGebra nesses espaços, possibilitando aos alunos uma experiência mais próxima de suas realidades, reconhecendo e comparando as formas geométricas aprendidas em sala de aula, com os elementos naturais e arquitetônicos presentes nesses espaços não formais, proporcionando, dessa forma, compreensão e reconhecimento das formas geométricas. A questão central desta pesquisa: ...
A gamificação de roteiros de aprendizagem para promover o ensino de ciências
O objetivo deste trabalho é promover a aprendizagem de ciências, por meio de artefatos tecnológicos, no formato de Roteiro de Aprendizagem Gamificado. Desenvolveu-se uma abordagem pedagógica para a gamificação de roteiros de aprendizagem, baseada na teoria de aprendizagem de Vygotsky e sintetizada em um artefato tecnológico denominado "Roteiro de Aprendizagem Gamificado" (RAG), flexível para adaptações em diferentes contextos e que estimula a autonomia e a independência intelectual no estud...
A pandemia de covid-19 e a constituição docente em uma escola ribeirinha de Manaus: algo mudou nas concepções e práticas dos professores?
No início de 2019, o mundo foi surpreendido pela pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19). Esta situação trouxe à tona grandes dificuldades no campo educacional no Brasil. A desigualdade social na sociedade brasileira ficou mais evidente durante a pandemia, especialmente no contexto escolar, destacando as particularidades da Educação do Campo. A maioria dos estudantes pobres no país, incluindo os ribeirinhos, não possui acesso às ferramentas tecnológicas necessárias durante a pandemi...
A inclusão escolar do estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na aprendizagem de conceitos científicos à luz da Gestaltpedagogia
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou autismo é uma desordem neurológica, de origem genética, que afeta principalmente o desenvolvimento da linguagem e comunicação no indivíduo, bem como a capacidade de desenvolvimento das habilidades sociais desde os primeiros anos de vida. Essa condição afeta milhões de pessoas no mundo, no Brasil ainda não se tem estudos estatísticos que possam determinar com clareza os números de ocorrências do transtorno entre os brasileiros, há apenas uma estimativa...
O protagonismo da aprendizagem matemática e seus coadjuvantes no processo de ensino e aprendizagem
As dificuldades no Processo de Ensino e Aprendizagem na disciplina de Matemática e a importância do desenvolvimento do protagonismo dos estudantes para a vida cotidiana, no contexto escolar e social, são atendidas para sua solução de acordo com a BNCC – Base Nacional Comum Curricular, que também agiu como parâmetros para a conclusão dos objetivos da pesquisa e por meio das habilidades e competências declaradas no contexto educacional regional, que caracteriza os coadjuvantes do protagonismo a...
Educação em saúde na disciplina de Ciências: percepções dos profissionais da educação e saúde em Manaus/AM
A desinformação tem causado impactos significativos na sociedade, especialmente durante a pandemia de COVID-19, expondo a fragilidade do conhecimento da população sobre saúde. A disseminação de informações falsas sobre tratamentos e curas revelou a necessidade de um ensino mais eficaz de conceitos de saúde, especialmente no ambiente escolar, onde muitos estudantes dependiam exclusivamente de seus professores como fonte confiável. Os educadores enfrentaram dificuldades ao responder a perguntas...
Os memes da internet como ferramenta didática para o ensino de ciências: uma análise na perspectiva vygotskyana
O meme é um novo gênero da comunicação que se popularizou nas mídias digitais nos últimos anos devido ao desenvolvimento tecnológico e ao advento da internet e das redes sociais. São muito populares e constantemente relacionados a situações humorísticas, entretanto, o meme não é somente um instrumento para diversão na internet como a maioria das pessoas pensa. Estudos recentes têm avaliado o potencial de sua aplicação no processo de ensino e aprendizagem formal, todavia, esses estudos ainda s...
Promovendo a alfabetização científica por meio da narrativa histórico-investigativa “Os diferentes ares obtidos da cal vermelha de mercúrio”
A alfabetização científica e tecnológica (ACT) almeja a formação que torne o estudante hábil para utilizar seu conhecimento sobre a atividade científica e sobre conceitos científicos em análises bem informadas e na tomada de decisões conscientes. Para tanto, é preciso viabilizar reflexões sobre a natureza da ciência (NdC), envolvendo o processo de construção da ciência e o estabelecimento da sua credibilidade, sobre escolhas feitas por cientistas, entre outros aspectos. Nesse sentido, diversa...
A gênese instrumental na interação com a malha quadriculada e o Tangram: uma proposta para o ensino de área e perímetro de figuras planas no campo conceitual das grandezas geométricas
O presente estudo tem como objetivo analisar o processo da gênese instrumental dos artefatos malha quadriculada e Tangram a partir de situações que envolvam os conceitos de área e perímetro de figuras planas dentro do campo conceitual das grandezas geométricas. A pesquisa tem como aporte teórico a Teoria dos Campos Conceituais proposta por Vergnaud (1982) que estuda a conceitualização por meio de situações tarefas ligadas à estrutura cognitiva do indivíduo; a abordagem instrumental proposta p...
Reconhecendo invariantes operatórios no sólido geométrico cilindro à luz da teoria dos campos conceituais
O desenvolvimento cognitivo ocorre por meio da conceitualização ao longo do tempo e pelas experiências vividas pelo sujeito. No que tange ao processo de ensino e aprendizagem de Matemática, a formação de conceitos é necessária para que o estudante se desenvolva em uma postura crítica frente aos problemas existentes na atual sociedade moderna, como propõe a BNCC, mostrando, portanto, uma urgência em romper com a memorização de algoritmos que têm encaminhado para uma aprendizagem mecânica e sem...
O jogo digital como mediação no ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Neste tempo de intensas mudanças nas tecnologias digitais de informação e comunicação, os jogos digitais assumiram importância ímpar entre crianças e adolescentes. Apesar disso, a maioria das instituições escolares e os professores não utilizam os jogos digitais no processo pedagógico, limitando o ensino e os interesses de aprendizagem dos estudantes. O objetivo da pesquisa foi compreender e aplicar as ferramentas do jogo digital Gartic na perspectiva de fundamentação e elaboração d...
- 146 UFAM
- 146 Dissertação
- 1 2999
- 146 Acesso Aberto