???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10152
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A condição do feminino: educação e moral em Agnes Grey, de Anne Brontë
???metadata.dc.creator???: Corrêa, Mariana Silva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Valladares López, Saturnino José
???metadata.dc.contributor.referee1???: Ferreira, Cacio José
???metadata.dc.contributor.referee2???: Boos Júnior , Norival
???metadata.dc.description.resumo???: Anne Brontë morreu sendo uma jovem autora. Era a irmã mais jovem das “Irmãs Brontë”. Seu estilo de escrita diferencia-se dos de Charlotte e Emilly, pois Anne da forma como escreveu o romance, deixa nítida a vontade de ir em busca de uma identidade feminina em um contexto totalmente diferente do que se vivia no século XIX, na Inglaterra. Através da sua visão ampla para a condição da mulher, Anne traz uma leitura que se pode chamar de intimista, uma vez que devido a sua realidade, teria mais habilidade em lidar com a evolução social e moral da sociedade inglesa a retratar histórias de amor, como geralmente outros autores já faziam. A caçula das Brontë viveu uma curta e trágica vida, no sentido das privações materiais experimentadas, das humilhações profissionais sofridas e da irrealização amorosa amargada. Dona de uma sensibilidade aguçada, pertencia a uma camada social indefinida, pois embora não fosse rica, era a educada filha do pastor anglicano local, convivendo com moças igualmente educadas de famílias burguesas e mesmo nobres. Anne e as irmãs foram literalmente imprensadas entre duas classes: a burguesia ou nobreza (patrões) e a classe operária, representada ali pelos empregados domésticos comuns, que incorporando a ideologia patronal desprestigiavam e desdenhavam a governanta. Os episódios que ilustram essa situação são flagrados com maestria por Anne Brontë num relato sem exageros e destituído de autopiedade, quase como se o sofrimento não a atingisse. Sendo assim, apresento o romance Agnes Grey como centro desta pesquisa que assinalará como a mulher é representada no universo fictício. Agnes narra a vida de sua autora, Anne, e faz uma análise das demais personagens da obra, visto que a maioria eram mulheres e todas ficavam presas à esfera doméstica, com muitas limitações para tomar qualquer tipo de decisão. Para analisar a obra como suportes crítico e histórico também, menciono aqui algumas das obras: Literatura Vitoriana e Educação Moralizante, de Flávia Costa Morais, Miss Brontë, de Juliet Gael, Um teto todo seu, de Virgínia Hoolf, O riso da Medusa, de Hélène Cixous.
Abstract: Anne Brontë died a young author. She was the younger sister of the "Brontë Sisters". Her writing style differs from those of Charlotte and Emily because Anne, the way she wrote the novel, makes clear the desire to go in search of a feminine identity in a totally different context from what was lived in the nineteenth century in England. Through her broad view of the condition of women, Anne brings a reading that can be called intimate, since due to her reality, she would have more skillful more ability to deal with the social and moral evolution of English society to portray love stories, as other authors usually already did. The youngest of the Brontës lived a short and tragic life, in the sense of the material deprivations experienced, the professional humiliations suffered and the bitter lack of love fulfillment. Owner of a keen sensibility, she belonged to an undefined social stratum, because although she was not rich, she was the educated daughter of the local Anglican minister, living with girls equally educated from bourgeois and even noble families. Anne and her sisters were literally sandwiched between two classes: the bourgeoisie or nobility (bosses) and the working class, represented there by the common domestic servants, who, embodying the bossess' ideology, discredited and disdained the governess. The episodes that illustrate this situation are masterfully captured by Anne Brontë in a story without exaggeration and devoid of self-pity, almost as if suffering did not affect her. Therefore, I present the novel Agnes Grey as the center of this research that will point out how women are represented in the fictional universe. Agnes narrates the life of its author, Anne, and makes an analysis of the other characters in the work, since most were women and all were tied to the domestic sphere, with many limitations to make any kind of decision. To analyze the work as critical and historical supports as well, I mention here some of the works: Victorian Literature and Education Moralizing, by Flávia Costa Morais, Miss Brontë, by Juliet Gael, A Roof of Your Own, by Virginia Hoolf, The Laughter of Medusa, by Hélène Cixous.
Keywords: .
.
.
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
???metadata.dc.subject.user???: Agnes Grey
Irmãs Brontë
Educação moralizante
Era vitoriana
Feminismo
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Letras
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Letras
Citation: CORRÊA, Mariana Silva. A condição do feminino: educação e moral em Agnes Grey, de Anne Brontë. 2024. 70 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10152
Issue Date: 26-Feb-2024
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_MarianaCorrea_PPGL1.02 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.