Recent Submissions
O horizonte em expansão: a recepção no Brasil da obra de Haruki Murakami
A presente pesquisa investiga a recepção da obra do escritor japonês Haruki Murakami no Brasil, buscando compreender o cenário de pesquisa, tradução e leitura em relação à escritura murakamiana. Sob uma perspectiva teórica de debate, o olhar direcionado para o contexto brasileiro do texto de Murakami permite compreender como a literatura japonesa contemporânea se relaciona com o leitor brasileiro. A abordagem de questões universais, como a solidão, a busca pela identidade e o sentido da vida,...
Feminismo negro e interseccionalidade: a invalidação de corpos femininos negros em Eu sei porque o pássaro canta na gaiola (1969), de Maya Angelou e o Olho mais azul (1970), de Toni Morrison
Este trabalho analisa os romances O olho mais azul, de Toni Morrison, e Eu sei porque o pássaro canta na gaiola, de Maya Angelou sob um viés feminista. O objetivo da pesquisa foi investigar as representações de corpos femininos negros figurados nas obras, relacionando essas representações às questões hierárquicas de gênero, oportunizando, a partir destas duas perspectivas, a exploração da interseccionalidade nas experiências cotidianas de indivíduos que sofrem opressões de raça, gênero e clas...
Passeios pela Alameda Metafórica de Astrid Cabral
A presente pesquisa teve como objetivo analisar as metáforas elaboradas por Astrid Cabral na obra Alameda (1963), composta por vinte contos, em que protagonistas não humanos, como plantas, flores e grãos de feijão, assumem centralidade. A obra é narrada em terceira pessoa, com um narrador implícito, e levanta questões filosóficas e existenciais que permeiam as relações entre o vegetal e o humano. O problema de pesquisa centra-se na seguinte questão: como as metáforas utilizadas por Astrid Cab...
O ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa para surdos: “Encontro das Águas” na formação docente
Este estudo, situado na Linguística Aplicada, teve como objetivo geral investigar o ensino-aprendizagem da língua portuguesa para surdos em cursos de Letras-Libras e Letras-Libras-Língua Portuguesa em universidades federais do norte do Brasil. Os objetivos específicos foram analisar os Projetos Pedagógicos desses cursos e, levando em conta os documentos legais que norteiam esse ensino-aprendizagem, refletir acerca da formação de professores para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa como...
O discurso sobre o abuso sexual na comunidade surda de Manaus: uma análise discursiva francesa (AM)
O presente estudo sobre o abuso sexual das pessoas surdas no contexto brasileiro, baseado na Análise do Discurso Francesa (AD) de orientação pecheuxtiana, trouxe à tona a complexidade e multiplicidade de discursos que permeiam essa temática delicada. Durante a análise do corpus, emergiram diversos objetos discursivos relevantes, incluindo o abuso na infância e a inocência, abuso e brincadeira, família e comunicação, abuso e penetração, abuso e mulher, e o silêncio em torno do abuso como assu...
O portunhol na Tríplice Fronteira Brasil/Colômbia/Peru: uma análise da paisagem linguística
Este trabalho tem por objetivo analisar a paisagem linguística com relação a presença do portunhol na região de tríplice fronteira Brasil-Colômbia-Peru. Para tanto, como objetivos específicos, foram delineados os seguintes: Verificar se há mistura entre as línguas (codeswitching/ code-mixing) no portunhol da região de fronteira; Entender se os enunciados produzidos na paisagem linguística são produtos de uma política (bottom-up/ top- dow); Identificar que agentes estão por traz das decisõ...
Um olhar sociolinguístico sobre a variação nós/a gente no falar Anoriense (AM)
Esta pesquisa investigou o fenômeno variável “expressão pronominal de P4”; em particular, o comportamento das variantes nós e a gente na função de sujeito na fala de 16 informantes da região de Anori, interior do Amazonas, com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística Variacionista, conforme Weinreich, Labov e Herzog (2006 [1968]) e Labov (2008 [1972]). Também consideramos fundamentalmente Omena (1986, 1998, 2003), Tarallo (1986), Scherre (1998), Lopes (1993, 1998, 2003,...
Representações de alunos do ensino médio sobre o ensino-aprendizagem de inglês: um estudo de caso na escola pública em Coari (AM)
As Representações Sociais vêm sendo empregadas de forma crescente em estudos de diversas áreas e, em se tratando do ensino-aprendizagem de inglês não tem sido diferente. Dessa maneira, esta pesquisa teve como objetivo geral investigar as representações de alunos do Ensino Médio sobre o ensino-aprendizagem de inglês na escola pública em Coari (AM). Os objetivos específicos foram identificar e compreender como se dá o ensino-aprendizagem de inglês no interior do Amazonas à luz das representaçõe...
O ensino de Português para falantes de outras línguas na rede pública de Manaus: implicações linguísticas sobre a formação de professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II
O fluxo migratório na cidade de Manaus impactou a realidade da comunidade escolar e linguística amazonense. Diante desse cenário, esta pesquisa pretendeu discutir as políticas linguísticas vigentes no estado do Amazonas e identificar nos documentos oficiais da educação básica e na grade curricular da graduação de Letras- Língua e Literatura Portuguesa da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e da Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) implicaç...
Formação de professores de português como língua adicional para a educação a distância no Amazonas
Esta pesquisa tem como objetivo investigar os aspectos essenciais à formação de professores do ensino de Português como Língua Adicional (PLA) para o contexto de Educação a Distância (EAD) no Amazonas/AM, a partir dos emergentes fatores que contribuem para o aumento da demanda deste tipo de ensino, sendo referentes ao ensino de PLA, ao crescente acesso às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e, consequentemente, a alfabetização tecnológica docente. Após compreender os papé...
A (re)construção identitária de professores de inglês em serviço: um estudo de caso na educação pública municipal em Manaus (Am) durante a pandemia de Covid 19
Esta dissertação envolveu uma pesquisa situada na Linguística Aplicada sob perspectiva interdisciplinar, cujo objetivo geral foi investigar a identidade e a formação contínua do professor de inglês em serviço na Secretária de Educação Municipal de Manaus (SEMED), no período pandêmico de março a dezembro de 2020, causado pela doença COVID-19. A pesquisa contou com dois objetivos específicos: 1) refletir acerca da identidade dos professores de inglês da educação pública de Manaus no período pan...
Lendas amazônicas: representação da imaginação simbólica narrada pelos alunos da Escola Municipal Carolina Perolina Raimunda Almeida, Manaus-AM
Esta pesquisa investiga o imaginário produzido pelas lendas amazônicas e os aspectos peculiares relacionados à floresta, às cidades, aos encantamentos e aos costumes ribeirinhos. Sob uma perspectiva teórica e identitária, o debate está atrelado a traços simbólicos que formam a identidade amazônida, preservando tradições e saberes. A partir desse pensamento, definiu-se, como objeto da pesquisa, as relações milenares e o indivíduo amazônida no contexto da educação básica, permitindo ater-se n...
Quarto de Despejo e Cartas a Uma Negra: diálogos possíveis sobre interseccionalidade e decolonialidade
A presente dissertação tem, como objetivo basal, analisar as obras Quarto de despejo: diário de uma favelada (1960), da escritora brasileira Carolina Maria de Jesus (1914 - 1977) e Cartas a Uma Negra (1978), de autoria da martinicana Françoise Ega (1920 – 1976), tomando como ponto principal de contemplação o diálogo projetivo entre suas autoras. Busca-se, também, levantar uma reflexão sobre do possível pioneirismo acerca do feminismo negro contido em suas narrativas sobre os elementos co...
Dissertação Ensino de Latim uma comparação acerca do métodos de ensino
Esta pesquisa objetivou comparar três métodos de ensino de latim: o método tradicional-gramatical (Libâneo, 1991; Mizukami, 1986), o método textual (Fortes e Prata, 2015; Longo, 2014) e o método comunicativo (Almeida Filho, 2015; Fortes e Prata, 2015; Nardi, 2007; Santos, 2020) encontrados em obras de ensino de latim, tais como Latina essentĭa – preparação ao latim (Rezende, 2009), Curso Básico de Latim – Gradus Primus (Paulo Rónai, 2013), Gradus Secundus (Paulo Rónai, 2014), Latine Loqui – C...
Irasshaimase - pós-modernidade, individualidade e identidade na obra Querida Konbini, de Sayaka Murata
A pós-modernidade é caracterizada como a época do imediatismo e consumismo, em que o indivíduo é fragmentado e deslocado. O trabalho, os espaços públicos e a vida passam ao setor privado; bem como, questões identitárias como sexualidade, gênero e nacionalidade tornam-se fatores de inclusão e exclusão. O indivíduo pós-moderno é forçado a estabelecer sua identidade em fragmentos, recortes baseados em padrões de existência. Nesse contexto, Sayaka Murata retrata em sua obra Querida Konbini (2018)...
Os efeitos da colonização no romance "Precisamos de novos nomes" (2014), de NoViolet Bulawayo
Nesta pesquisa, apresentam-se os efeitos da colonização em um país vítima das relações de poder em múltiplos contextos, com arcabouço teórico a abordagem do pós-colonialismo. Realiza-se uma análise da obra Precisamos de novos nomes, de autoria de NoViolet Bulawayo, publicada em 2014. O romance se ambienta em um contexto pós-colonial, no país africano Zimbábue. O foco é a outremização sofrida pela protagonista Darling, de 10 anos, nascida no Zimbábue. Fundamenta-se a pesquisa em um levantament...
Os bruzundangas: trama, República silenciada e sombras do racismo
A biopolítica e a necropolítica são caracterizadas pelas políticas e pelas ideias de sementes de morte em suas relações de poder e de dominação em corpos negros na sociedade sob o viés do racismo. Nesse contexto, Lima Barreto – o primeiro autor declaradamente negro –, em sua obra Os Bruzundangas (2021), expõe de forma satírica e irônica um Brasil da Primeira República, com os comportamentos e as relações sociais dessa época, além das consequências desses aspectos sobre as classes mais abastad...
‘Pronto, professora, demoremo, mas cheguemo’: um estudo sociolinguístico sobre a variação morfofonológica em verbos da 1ª e 2ª conjugações na fala de Tefé-Amazonas
Esta é uma pesquisa de cunho variacionista e teve como objetivo mapear e descrever quantitativamente o uso do fenômeno linguístico da variação morfofonológica na P4, ocorrida em verbos regulares da 1ª e 2ª conjugação, nos tempos presente e pretérito perfeito, em formas canônicas, como chegamos e nascemos e suas variantes não canônicas cheguemo e nascimo. Trata-se de uma pesquisa sincrônica no âmbito da Teoria da Variação e da Mudança linguística (cf, LABOV, 2008 [1972], 1982, 1994; WEINREICH,...
Escola Bilíngue Gilberto Mestrinho: um estudo de caso
Esta dissertação tem como tema a escola bilíngue. Ela se propõe a analisar os discursos que circulam sobre a elaboração e implementação do PPP da Escola Estadual de Tempo Integral Bilíngue Gilberto Mestrinho a fim de identificar os diferentes sentidos surgidos na análise. Para tanto, foram consideradas teorias sobre o termo bilinguismo (MACNAMARA, 1967), teorias sobre educação bilíngue (MEGALE, 2018) e trazidas discussões sobre educação bilíngue no Amazonas. Como lugar de análise, ...
A construção de discursos argumentativos a partir do gênero debate: uma proposta de ensino de língua portuguesa com sequência didática
Esta pesquisa aborda a temática da argumentação, situada na área da Linguística Aplicada (LA), delimitando-se no ensino da oralidade. Tem como objetivo analisar o processo de aplicação e os resultados de uma proposta de ensino de língua portuguesa, voltada ao desenvolvimento da competência argumentativa oral dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Manaus. A aplicação foi realizada por meio de uma sequência didática (SD) amparada nos procedimentos metodológico...
- 292 UFAM
- 292 Dissertação
- 134 2020 - 2024
- 158 2012 - 2019