???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10178
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorXavier, Jean Gomes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9747430319376027eng
dc.contributor.advisor1Santos, Saulo Cézar Seiffert-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7982886390004064eng
dc.contributor.advisor-co1Scantbelruy, Iranvith Cavalcante-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9736698953197079eng
dc.contributor.referee1Dolzane, Maria Ione Feitosa-
dc.contributor.referee2Cunha, Márcia Borin da-
dc.date.issued2024-03-22-
dc.identifier.citationXAVIER, Jean Gomes. Análise dos enunciados discursivos dos itens das Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Enem em Libras. 2024. 133 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10178-
dc.description.resumoEssa pesquisa tem como tema central o Enem em Libras como uma atividade comunicacional dialógica detentora de duas modalidades de gêneros do discurso (prova impressa e vídeoprova), na qual se propagam os enunciados discursivos através dos itens de quatro áreas do conhecimento, sendo que nesta dissertação damos ênfase a sete itens da Biologia pertencentes à Competência 8 e Habilidade 28 da Matriz de Referência das Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O presente estudo teve como objetivo central analisar as mudanças de gênero discursivo nos itens das Ciências da Natureza e Suas Tecnologias das provas do Enem do tipo impresso/digital em língua portuguesa para a Libras de 2017 a 2021, e os impactos na concepção conceitual das terminologias de Biologia. Sobre os fios teóricos da pesquisa, nos debruçamos na teoria do dialogismo do Círculo de Bakhtin, ancorados aos pressupostos da dimensão extraverbal enunciativa-discursiva de Volóchinov (2017), bem como as perspectivas conceituais acerca do gênero do discurso de Bakhtin (2016). Com isso, o percurso metodológico consistiu-se em três abordagens analíticas: 1. Os tipos de gênero do discurso com ênfase aos aspectos multimodais dos enunciados (verbais e não verbais); 2. O contexto da complexidade do Enem, com ênfase as concepções de Esfera de produção e circulação dos gêneros discursivos onde se configura tal exame, incorporando os elementos da dimensão extraverbal - tema, espaço e tempo, e axiologia e os elementos da dimensão verbal – conteúdo temático, construção composicional, estilo; 3. Elementos linguísticos conceituais das terminologias científicas (termos/conceitos em língua portuguesa e sinais na Libras) presentes nos itens do Enem em Libras. Nossos resultados apontam que a diferença que configura a mudança de gênero do discurso da prova fonte (impressa) para a prova alvo (vídeoprova) se dá principalmente pelo uso de recursos linguísticos multimodais diversos através de elementos verbais (signos - orais/escritos) e elementos não verbais (signos visuais/imagéticos - gestos, postura, ilustrações e outros). Além disso, a tradução dos termos/conceitos da prova física, quando traduzidos para sinais em Libras na prova digital, mudam não apenas os enunciados, mas também configuram a mudança de esferas/campos quanto ao aspecto conceitual. Outro dado relevante apresentado nessa pesquisa diz respeito aos multiltramentos que os enunciados discursivos dos itens propagam tanto pelos diversos conteúdos temáticos presentes neles, quanto a multiplicidade cultural – multiculturalismo e a multiplicidade de linguagem/multissemiose disseminadas em diversas mídias. Por fim, ressaltamos que os resultados demonstram que as sinalizações dos termos/conceitos, em sua maioria, são realizadas incorporando elementos visuais representativos do cotidiano, que, do ponto de vista científico, não apresentam a conceituação real dos termos/conceitos, o que justifica a necessidade de novos estudos para a criação e incorporação de novos sinais para aumentar o arcabouço vocabular/lexicais das terminologias científicas em Libras.eng
dc.description.abstractThe central theme of this research is Enem in Libras as a dialogical communicational activity with two types of discourse genres (printed test and video test), in which discursive statements are propagated through items from four areas of knowledge, and in this dissertation we will emphasize seven items from Biology belonging to Competency 8 and Skill 28 of the Reference Matrix of Natural Sciences and their Technologies. The main objective of this study was to analyze the changes in discursive genre in the items of the Sciences of Nature and Their Technologies of the Enem tests from the printed/digital type in Portuguese to Libras from 2017 to 2021, and the impacts on the conceptual conception of Biology terminologies. As for the theoretical threads of the research, we focused on the theory of dialogism of the Bakhtin Circle, anchored to the assumptions of the extraverbal enunciative-discursive dimension of Volóchinov (2017), as well as the conceptual perspectives on the genre of discourse of Bakhtin (2016). The methodological path thus consisted of three analytical approaches: 1. The types of discourse genre with an emphasis on the multimodal aspects of utterances (verbal and non-verbal); 2. The context of Enem's complexity, with an emphasis on the conceptions of the sphere of production and circulation of the discursive genres in which this exam is set, incorporating the elements of the extraverbal dimension - theme, space and time, and axiology and the elements of the verbal dimension - thematic content, compositional construction, style; 3. Conceptual linguistic elements of scientific terminology (terms/concepts in Portuguese and signs in Libras) present in the Enem items in Libras. Our results show that the difference that configures the change in discourse genre from the source test (printed) to the target test (video test) is mainly due to the use of different multimodal linguistic resources through verbal elements (signs - oral/written) and non-verbal elements (visual/imagetic signs - gestures, posture, illustrations and others). In addition, the translation of the terms/concepts of the physical test, when translated into Libras signs in the digital test, changes not only the statements, but also configures the change of spheres/fields in terms of the conceptual aspect. Another relevant piece of information presented in this research concerns the multilingualism that the discursive statements of the items propagate, both because of the various thematic contents present in them, as well as the cultural multiplicity - multiculturalism and the multiplicity of language/multispeech disseminated in various media. Finally, we would like to point out that the results show that most of the signaling of terms/concepts is done using visual elements that are representative of everyday life, which, from a scientific point of view, do not present the real conceptualization of the terms/concepts, which justifies the need for new studies to create and incorporate new signs to increase the vocabulary/lexical framework of scientific terminology in Libras.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/75695/DISS_JeanXavier_PPGECIM.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemáticaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subject.por
dc.subject.por
dc.subject.por
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRAeng
dc.titleAnálise dos enunciados discursivos dos itens das Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Enem em Libraseng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userEnem em Libraspor
dc.subject.userTermos/Conceitospor
dc.subject.userGênero Discursivopor
dc.subject.userCírculo de Bakhtinpor
dc.subject.userBiologiapor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_JeanXavier_PPGECIM4.84 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.