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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O imaginário social dos agentes educacionais sobre o manejo dos recursos naturais para o desenvolvimento rural sustentável: o caso da comunidade Nossa Senhora das Graças na Costa da Conceição / Itacoatiara - AM
???metadata.dc.creator???: Lira, Rosa Marília Rosas 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Billacrês, Máximo Alfonso Rodrigues
???metadata.dc.contributor.referee1???: Ferreira, Bárbara Evelyn da Silva
???metadata.dc.contributor.referee2???: Morhy, Priscila Eduarda Dessimoni
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa que tem como tema “O imaginário social dos agentes educacionais sobre o manejo dos recursos naturais para o desenvolvimento rural sustentável: o caso da comunidade Nossa Senhora das Graças na Costa da Conceição Itacoatiara/AM é importante por se tratar de uma temática socioambiental e educacional frente à uma comunidade ribeirinha. Conhecer o imaginário social dos professores e demais agentes educacionais da Escola Estadual Anília Nogueira da Silva sobre o desenvolvimento rural sustentável é fundamental para proporcionar melhorias na gestão das práticas do uso adequado da terra e dos recursos naturais, para a conservação da biodiversidade, para a redução da pobreza e para a readequação curricular e de práticas pedagógicas que levem em conta as necessidades da comunidade ribeirinha em questão. Neste contexto as hipóteses científicas são: Como é o imaginário social dos agentes educacionais na Comunidade Nossa Senhora das Graças, na Costa da Conceição/Itacoatiara sobre desenvolvimento rural da comunidade? Considerando a riqueza de recursos naturais na Comunidade Nossa Senhora das Graças, na Costa da Conceição, qual é o papel da escola quanto ao desenvolvimento rural sustentável desta comunidade? A pesquisa tem como objetivo geral: Analisar como é o imaginário social dos agentes educacionais da Escola Estadual Anília Nogueira da Silva, localizada na Comunidade Nossa Senhora das Graças, na Costa da Conceição/Itacoatiara, sobre o manejo dos recursos naturais e a atuação da escola no desenvolvimento rural sustentável. Os objetivos específicos são: Caracterizar socioeconomicamente os comunitários da Comunidade Nossa Senhora das Graças na Costa da Conceição; Identificar a percepção dos professores atuantes na Escola Estadual Anília Nogueira da Silva na Comunidade Nossa Senhora das Graças, Costa da Conceição/Itacoatiara, sobre o manejo de recursos naturais no desenvolvimento rural sustentável da comunidade e Identificar o papel da escola no desenvolvimento rural sustentável na Comunidade Nossa Senhora das Graças na Costa da Conceição/Itacoatiara. A metodologia abordou a perspectiva qualitativa do tipo estudo de caso. A análise documental foi realizada no documento norteador das ações definidas pela instituição e sua comunidade escolar, que é o Projeto Político-Pedagógico, e trouxe um panorama de como a escola se relaciona com o contexto socioambiental, com o manejo dos recursos naturais da comunidade e de como pode contribuir para o desenvolvimento rural sustentável na comunidade em que está inserida, pois nesta comunidade há a interatividade com a escola e há um grande potencial de recursos naturais. Quanto aos impactos esperados na área do conhecimento, ambiental e social é a de que o presente estudo possa contribuir para a construção de conhecimentos individuais e coletivos e a criação de capacidades humanas, técnicas, culturais, políticas que permitam à população rural, ribeirinha, agir para transformar e melhorar suas condições de vida. Palavras-chave: desenvolvimento rural; sustentabilidade; educação; imaginário social; Comunidade Nossa Senhora das Graças na Costa da Conceição; Itacoatiara-AM
Abstract: This research, which has as its theme “The social imaginary of educational agents on the management of natural resources for sustainable rural development: the case of the Nossa Senhora das Graças community in Costa da Conceição Itacoatiara/AM, is important because it is a socio-environmental theme and educational experience in a riverside community. Knowing the social imaginary of teachers and other educational agents at Escola Estadual Anília Nogueira da Silva about sustainable rural development is essential to provide improvements in the management of practices for the appropriate use of land and natural resources, for the conservation of biodiversity, for the reduction poverty and for the readjustment of curriculum and pedagogical practices that take into account the needs of the riverside community in question. In this context, the scientific hypotheses are:What is the social imaginary of educational agents in the Nossa Senhora das Graças Community, in Costa da Conceição/Itacoatiara, regarding the rural development of the community? Considering the wealth of natural resources in the Nossa Senhora das Graças Community, on Costa da Conceição, what is the role of the school in terms of sustainable rural development in this community? The research has the general objective of: Analyzing the social imaginary of educational agents at the Anília Nogueira da Silva State School, located in the Nossa Senhora das Graças Community, in Costa da Conceição/Itacoatiara, regarding the management of natural resources and the school's activities. in sustainable rural development. The specific objectives are: To characterize socioeconomically the community members of the Nossa Senhora das Graças Community in Costa da Conceição; Identify the perception of teachers working at the Anília Nogueira da Silva State School in the Nossa Senhora das Graças Community, Costa da Conceição/Itacoatiara, on the management of natural resources in the sustainable rural development of the community and Identify the role of the school in sustainable rural development in the Community Our Lady of Graces in Costa da Conceição/Itacoatiara. The methodology approached the qualitative perspective of the case study type. The documentary analysis was carried out in the document guiding the actions defined by the institution and its school community, which is the Political-Pedagogical Project, and provided an overview of how the school relates to the socio-environmental context, with the management of the community's natural resources and how it can contribute to sustainable rural development in the community in which it is located, as in this community there is interactivity with the school and there is a great potential for natural resourcesAs for the expected impacts in the area of ​​knowledge, environmental and social, this study can contribute to the construction of individual and collective knowledge and the creation of human, technical, cultural and political capabilities that allow the rural, riverside population to act to transform and improve their living conditions. Keywords: rural development; sustainability; education; social imaginary; Nossa Senhora das Graças Community in Costa da Conceição; Itacoatiara-AM
Keywords: .
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???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS AGRARIAS
???metadata.dc.subject.user???: Desenvolvimento rural
Sustentabilidade
Comunidade Nossa Senhora das Graças na Costa da Conceição
Itacoatiara - AM
Educação
Imaginário social
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos
Citation: LIRA, Rosa Marília Rosas. O imaginário social dos agentes educacionais sobre o manejo dos recursos naturais para o desenvolvimento rural sustentável: o caso da comunidade Nossa Senhora das Graças na Costa da Conceição / Itacoatiara - AM. 2024. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos) - Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10181
Issue Date: 10-May-2024
Appears in Collections:Mestrado em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos

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