???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10196
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Proposta de um dashboard para análise e visualização de dados educacionais de Sistemas Tutores Inteligentes
???metadata.dc.creator???: Menezes, Matheus Freitas de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Magalhães Netto, José Francisco de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Nakamura, Fabíola Guerra
???metadata.dc.contributor.referee2???: Alencar, Márcio Aurélio dos Santos
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação propõe a criação do dashboard Edudata Visualizer, destinado à análise e visualização de dados educacionais provenientes de Sistemas Tutores Inteligentes (STIs). Para alcançar este objetivo, empregamos técnicas de visualização de dados, estatística e Mineração de Dados Educacionais (MDE) em um STI desenvolvido especificamente para o ensino de álgebra. O propósito foi extrair informações úteis desses dados, proporcionando suporte aos professores no processo de tomada de decisões educacionais. Utilizando a metodologia de Descoberta de Conhecimento em Bancos de Dados e por meio do desenvolvimento de um dashboard web, buscamos criar uma ferramenta útil e intuitiva para análise e interpretação dos dados educacionais. Os resultados obtidos foram positivos, como evidenciado por duas avaliações conduzidas utilizando a técnica \textit{System Usability Scale} (SUS) com um total de 43 professores. Estes resultados demonstraram um desempenho promissor da ferramenta no contexto educacional, destacando seu potencial para fornecer dados importantes que podem informar e enriquecer as práticas de ensino.
Abstract: This dissertation proposes the creation of the Edudata Visualizer dashboard, aimed at analyzing and visualizing educational data from Intelligent Tutoring Systems (ITSs). To achieve this goal, we employed data visualization techniques, statistics, and Educational Data Mining (EDM) in an ITS specifically developed for teaching algebra. The purpose was to extract useful information from this data, providing support to teachers in the educational decision-making process. Using the Knowledge Discovery in Databases methodology and through the development of a web dashboard, we aimed to create a useful and intuitive tool for analyzing and interpreting educational data. The results obtained were positive, as evidenced by two evaluations conducted using the System Usability Scale (SUS) technique with a total of 43 teachers. These results demonstrated a promising performance of the tool in the educational context, highlighting its potential to provide important data that can inform and enrich teaching practices.
Keywords: .
.
.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIENCIA DA COMPUTACAO
???metadata.dc.subject.user???: Sistema tutor inteligente
Dashboard
Visualização de dados
Mineração de dados
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Computação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Informática
Citation: MENEZES, Matheus Freitas de. Proposta de um dashboard para análise e visualização de dados educacionais de Sistemas Tutores Inteligentes. 2024. 125 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10196
Issue Date: 17-Jun-2024
Appears in Collections:Mestrado em Informática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_MatheusMenezes_PPGI.pdf9.88 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.