???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10201
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMorais, Jhully Gomes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2688653798996503eng
dc.contributor.advisor1Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9048283421149753eng
dc.contributor.referee1Vasconcelos Neto, Agenor Cavalcanti de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5471024744252517eng
dc.contributor.referee2Maia, António Alone-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2144098498430017eng
dc.contributor.referee3Batista, Eliane Regina Martins-
dc.contributor.referee3Latteshttps://orcid.org/0000-0002-6018-7140eng
dc.contributor.referee4Gwembe, Eusébio André Pedro-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6880417444480587eng
dc.date.issued2024-02-21-
dc.identifier.citationMORAIS, Jhully Gomes. Análise da ausência de componentes curriculares associados à história regional e local em livros didáticos utilizados em escolas públicas de Humaitá, Amazonas, Brasil. 2024. 161 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2024.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10201-
dc.description.resumoEsta pesquisa no domínio científico do ensino escolar, analisa a representação da história regional e local nos currículos escolares e livros didáticos de duas escolas públicas em Humaitá, Amazonas, Brasil. Teve como objetivo principal examinar a ausência de componentes curriculares relacionados à história regional e local em livros didáticos utilizados nas escolas públicas do Amazonas, com um foco específico em Humaitá e avaliar os possíveis impactos dessa ausência na consciência sócio-histórico-cultural dos estudantes da educação básica na região em estudo. Os objetivos específicos: (I) Identificar a caracterização de elementos do currículo relacionados à história regional e local presentes nos livros didáticos utilizados em duas escolas públicas de Humaitá, Amazonas; (II) Documentar representações e perspectivas dos professores em relação ao currículo de História Local e Regional no ensino escolar da educação básica, especialmente nas escolas públicas da região de pesquisa; e (III) Contribuir com informações cientificamente fundamentadas que favoreçam reflexão crítica sobre a importância da representação precisa da história milenar local e regional no processo de ampliação das capacidades e potencialidades naturais, culturais, sociais e cognitivas dos estudantes. A metodologia da pesquisa observou procedimentos éticos vigentes, com abordagem epistemológica histórico-cultural, triangulada com a metaepistemologia de contextos, conforme Lara-Vargas (2023). Para coleta de dados de cunho transversal, recorremos a fontes documentais, virtuais e de campo. A coleta inicial de dados documentais envolveu a análise de duas coleções didáticas, "História, Sociedade & Cidadania" e "Historiar", utilizadas nas escolas alvo entre 2020 e 2023. Também foram consultados os seguintes documentos: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Base Nacional Comum Curricular, Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, Parâmetros Curriculares Nacionais, Plano Nacional de Educação e Referencial Curricular Amazonense. As escolas foram escolhidas considerando critérios de diversidade e representatividade. Adicionalmente, um questionário via Google Forms foi respondido por n=26 professores, com perguntas que abordaram aspectos sociodemográficos, profissionais e acadêmicos, bem como percepções e experiências dos educadores em relação à história local e regional. Com base na análise de dados, identificamos a fragilidade da presença de conteúdos relevantes sobre a história local e regional nos livros didáticos utilizados no ensino na região estudada. Isso ressalta a importância de uma representação precisa da história local e regional no fortalecimento das capacidades e potencialidade próprias dos estudantes, especialmente em uma região como a Amazônia, onde a narrativa histórica está intrinsecamente ligada à relação dos povos indígenas com a terra e a natureza. Essa pesquisa busca contribuir para uma educação escolar inclusiva, relevante e enriquecedora, considerando também os direitos naturais dos povos indígenas sobre o espaço geográfico habitado há milênios cuja memória e história entendemos que seja importante que conste dos componentes curriculares da educação escolar no contexto amazônico e do Brasil.eng
dc.description.abstractThis research in the scientific domain of school education analyzes the representation of regional and local history in the school curricula and textbooks of two public schools in Humaita, Amazonas, Brazil. Its main objective was to examine the absence of curricular components related to regional and local history in textbooks used in public schools in Amazonas, with a specific focus on Humaita, and to assess the possible impacts of this absence on the socio-historical-cultural awareness of basic education students in the region under study. The specific objectives were: (I) To identify the characterization of curriculum elements related to regional and local history present in textbooks used in two public schools in Humaita, Amazonas; (II) To document the representations and perspectives of teachers regarding the Local and Regional History curriculum in basic education schooling, especially in public schools in the research region; and (III) To contribute scientifically grounded information that favors critical reflection on the importance of accurate representation of the ancient local and regional history in the process of expanding students' natural, cultural, social, and cognitive capabilities and potentialities. The research methodology observed current ethical procedures, with a historical-cultural epistemological approach, triangulated with the meta-epistemology of contexts, according to Lara-Vargas (2023). For the collection of cross-sectional data, we turned to documentary, virtual, and field sources. The initial collection of documentary data involved the analysis of two didactic collections, "History, Society & Citizenship" and "Historiar," used in the target schools between 2020 and 2023. The following documents were also consulted: Law of Directives and Bases of National Education, National Common Curricular Base, National Curricular Guidelines for Basic Education, National Curricular Parameters, National Education Plan, and Amazonian Curricular Reference. The schools were chosen considering criteria of diversity and representativeness. Additionally, a questionnaire via Google Forms was answered by n=26 teachers, with questions that addressed sociodemographic, professional, and academic aspects, as well as educators' perceptions and experiences regarding local and regional history. Based on the data analysis, we identified the weakness of the presence of relevant content on local and regional history in the textbooks used in teaching in the studied region. This highlights the importance of an accurate representation of local and regional history in strengthening the students' own capabilities and potentialities, especially in a region like the Amazon, where the historical narrative is intrinsically linked to the relationship of indigenous peoples with the land and nature. This research seeks to contribute to inclusive, relevant, and enriching school education, also considering the natural rights of indigenous peoples over the geographical space inhabited for millennia, whose memory and history we understand to be important to be part of the curricular components of school education in the Amazonian context and Brazil.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/75967/DISS_JhullyMorais_PPGECH.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitáeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidadeseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subject.por
dc.subject.por
dc.subject.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASeng
dc.titleAnálise da ausência de componentes curriculares associados à história regional e local em livros didáticos utilizados em escolas públicas de Humaitá, Amazonas, Brasileng
dc.title.alternativeAnalysis of the absence of curriculum components associated with regional and local history in textbooks used in public schools in Humaita, Amazonas, Brazileng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0545-5712eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4057-6974eng
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6611-5017eng
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3500-8235eng
dc.contributor.referee3orcidhttp://lattes.cnpq.br/6865614032821482eng
dc.contributor.referee4orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0693-9524eng
dc.subject.userCurrículo sobre ensino da história regionalpor
dc.subject.userLivros didáticospor
dc.subject.userEducação escolar públicapor
dc.subject.userConsciência sobre a história localpor
dc.subject.userAmazonas, Brasilpor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_JhullyMorais_PPGECH.pdf13.32 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.