???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10216
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Pintura Corporal do Povo Kanamari do Rio Japurá
???metadata.dc.creator???: Corrêa, Sebastião Solart 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Montardo, Deise Lucy
???metadata.dc.contributor.referee1???: Bruno, Ana Carla dos Santos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Lagrou, Elseje Maria
???metadata.dc.description.resumo???: A pintura corporal do povo Kanamari tem suas raízes na representação dos animais, criada por Tamakuri (Deus) ao criar o mundo, os Tüküna (povo) e, em seguida, os animais com diferentes cores e pinturas. Os Kanamari, que sempre apreciaram observar os animais, voltaram sua atenção para suas formas e cores, iniciando a prática de pintar seus próprios corpos. O objetivo desta pesquisa foi registrar e divulgar a maneira como o povo Kanamari da aldeia São Francisco mantém a cultura da pintura corporal, uma prática ancestral valorizada pelos conhecimentos dos mais velhos, jovens e crianças atuais. A pergunta que motivou esta etnografia foi: Por que a prática de pintar o corpo, considerada uma vestimenta Kanamari, está sendo silenciada? Como a pintura era utilizada no passado e como é utilizada atualmente? Quais foram os principais fatores dessa fragilidade? A pesquisa aqui desenvolvida decorre da continuação da pesquisa realizada durante período de graduação, quando não possuía embasamento antropológico. Ao ingressar no mestrado em Antropologia Social, a pesquisa passou a contar com embasamento teórico metodológico da área de Antropologia, na forma de uma etnografia específica sobre a pintura corporal Kanamari. Parte desse trabalho envolveu a comunidade e alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Foram realizadas entrevistas com os anciãos, observações por meio da convivência na aldeia e atividades práticas de campo envolvendo os mais velhos. Além disso, foram utilizadas fotografias para registrar como os Kanamari de Japurá confeccionam e ensinam suas crianças a fazer a tinta e se pintar. A pintura corporal é muito significativa para o povo Kanamari, pois ao se pintarem estabelecem uma relação com o sagrado, conectando-se diretamente com a natureza. Ela expressa sua identidade cultural, o que é comum em muitos povos. A pintura possui significados próprios e serve para comunicação e embelezamento físico. Para os Kanamari, pintar-se é vestir-se de sua identidade, é mostrar que têm alma e transcender rumo ao sagrado. Além disso, há elementos exclusivos para o uso de determinados clãs que compõem sua identidade étnica ancestral. O estudo evidenciou que existe um processo de fortalecimento da prática de pintar o corpo entre os Kanamari, resultante de trabalhos realizados através dos professores
Abstract: The body painting of the Kanamari people has its roots in the representation of animals, created by Tamakuri (God) when creating the world, the Tüküna (people) and then the animals with different colors and paintings. The Kanamari, who have always enjoyed observing animals, turned their attention to their shapes and colors, starting the practice of painting their own bodies. The objective of this research was to record and disseminate the way in which the Kanamari people of the São Francisco village maintain the culture of body painting, an ancestral practice valued by the knowledge of today's elders, young people and children. The question that motivated this ethnography was: Why is the practice of painting the body, considered a Kanamari garment, being silenced? How was painting used in the past and how is it used today? What were the main factors of this fragility? The research developed here results from the continuation of research carried out during the undergraduate period, when it had no anthropological basis. Upon entering the master's degree in Social Anthropology, the research began to rely on a theoretical methodological basis from the field of Anthropology, in the form of a specific ethnography on Kanamari body painting. Part of this work involved the community and students in the 6th and 7th years of Elementary and High School. Interviews were carried out with the elders, observations through coexistence in the village and practical field activities involving the elders. Furthermore, photographs were used to record how the Kanamari of Japurá make and teach their children how to paint and paint themselves. Body painting is very significant for the Kanamari people, as when they paint themselves they establish a relationship with the sacred, connecting directly with nature. It expresses their cultural identity, which is common among many peoples. Painting has its own meanings and serves for communication and physical beautification. For the Kanamari, painting themselves means dressing up in their identity, showing that they have a soul and transcending towards the sacred. Furthermore, there are elements exclusive to the use of certain clans that make up their ancestral ethnic identity. The study showed that there is a process of strengthening the practice of painting the body among the Kanamari, resulting from work carried out by teachers
Keywords: .
.
.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Povo Kanamari
Pintura Corporal
Identidade
Alteridade
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Antropologia Social
Citation: CORREA, Sebastião Solart. Pintura corporal do Povo Kanamari do Rio Japurá. 2024. 79 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10216
Issue Date: 13-Sep- 32
Appears in Collections:Mestrado em Antropologia Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_SebastiãoSolart_PPGAS3.66 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.