???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10227
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGondim, Kelison Mendonça-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3770855052443946eng
dc.contributor.advisor1Batista, Eliane Regina Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6865614032821482eng
dc.contributor.referee1Gomes, José Roberto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3573533231927034eng
dc.contributor.referee2Silva, Vera Lúcia Reis da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5466609811849753eng
dc.date.issued2024-02-23-
dc.identifier.citationGONDIM, Kelison Mendonça. Alfabetização visual no ensino de arte: uma possibilidade para a educação integral. 2024. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2024.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10227-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo principal compreender em que medida a alfabetização visual vem sendo desenvolvida na prática pedagógica de professoras da disciplina de Arte no Ensino Fundamental II da rede estadual do município de Humaitá-Amazonas. A alfabetização visual é importante para a formação integral do aluno/sujeito, devendo ser estimulada desde a Educação Infantil. Compreendemos que o processo de alfabetização visual, desde os anos iniciais escolares, contribui para o desenvolvimento tanto da inteligência quanto do pensamento crítico da criança/aluno. O embasamento teórico pautou-se autores: Dondis (2015); Bachelard (2009); Joly (1994); Quijano (2002); Hall (1997); Freire (1989); Barbosa (2014); Behrens (2011); Libâneo (2004); entre outros. A abordagem metodológica empregada foi qualitativa, o procedimento utilizado para produção dos dados tem como base a entrevista semiestruturada, que teve a participação de três professoras da disciplina de Arte no Ensino Fundamental II da rede estadual do município de Humaitá-Amazonas. Para a análise dos dados produzidos, utilizamos a análise interpretativa, embasados em Paraíso (2012) e Minayo (2002). Os eixos centrais e seus subeixos nos possibilitaram identificar discursos estruturados, os quais perpetuam-se no ensino brasileiro, discursos desestruturados, os quais demonstram a tomada de consciência quanto a necessidade de trabalhar a alfabetização visual e discursos engajados nas práticas pedagógicas de promoção da alfabetização visual. Os resultados evidenciaram que velhas formas contribuem para a desvalorização do componente curricular de Arte no cenário nacional e que as estruturas curriculares tradicionais ainda permeiam as práticas pedagógicas atuais e limitam o desenvolvimento de atividades de ensino, dificultando o aprendizado dos alunos. Verificamos que o trabalho com alfabetização visual nas escolas do Ensino Fundamental II da rede estadual do município de Humaitá ocorre através das aulas e dos projetos extracurriculares das professoras. Constatamos, ainda, que o trabalho com alfabetização visual possibilita o desenvolvimento da educação integral dos alunos, considerando as competências desenvolvidas mediante o ensino de alfabetização visual. Essas competências visuais são capazes de proporcionar aprendizados além do que a escrita pode ofertar, enriquecendo, desta forma, o conhecimento humano.eng
dc.description.abstractThe main objective of this research was to understand the extent to which visual literacy has been developed in the pedagogical practice of teachers of the Art discipline in Elementary School II in the state network in the municipality of Humaitá-AM. Visual literacy is important for the integral formation of the student/subject and should be encouraged from Early Childhood Education onwards. We understand that the process of visual literacy, from the early school years, contributes to the development of both the intelligence and critical thinking of the child/student. The theoretical basis was based on critical and post-critical perspectives: Dondis (2015); Bachelard (2009); Jolly (1994); Quijano (2002); Hall (1997); Freire (1989); Barbosa (2014); Behrens (2011); Saviane (2009) Libâneo (2004); between others. From reading the texts, we found that the discipline of Art and teacher training in this area in Brazil has always been marginalized by the national curriculum, which minimizes this curricular component, understood as relevant for the integral training of the individual. From reading the texts, we found that the discipline of Art and teacher training in this area in Brazil has always been marginalized by the national curriculum, which minimizes this curricular component, understood as relevant for the integral training of the individual. The methodological approach used was qualitative, the procedure used to produce the data was semi-structured interviews. To analyze the data produced, we used interpretative analysis, based on Paraíso (2012); Minayo (2002). The research had the participation of three Art teachers in Elementary School II from the state network in the municipality of Humaitá-AM and took place in three schools. The central axes and their sub-axes enabled us to identify structured discourses, which are perpetuated in Brazilian education, unstructured discourses, which demonstrate awareness of the need to work on visual literacy and discourses engaged in pedagogical practices to promote visual literacy. The results showed that old forms contribute to the devaluation of the Art curricular component in the national scenario and that traditional curricular structures still permeate current pedagogical practices and limit the development of teaching activities, making it difficult for students to learn. We verified that the work with visual literacy in Elementary School II schools in the state network in the municipality of Humaitá-AM occurs through classes and the teachers' extracurricular projects. We also found that working with visual literacy enables the development of students' comprehensive education, considering the skills developed through teaching visual literacy. These visual skills are capable of providing learning beyond what writing can offer, thus enriching human knowledge.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/76251/DISS_KelisonGondim_PPGECH.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitáeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidadeseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subject.por
dc.subject.por
dc.subject.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASeng
dc.titleAlfabetização visual no ensino de arte: uma possibilidade para a educação integraleng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6018-7140eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0744-2632eng
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7342-6921eng
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4166-5386eng
dc.subject.userAlfabetização visualpor
dc.subject.userFormaçãopor
dc.subject.userEnsino de artepor
dc.subject.userProfessoraspor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_KelisonGondim_PPGECH2.54 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.