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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Ambientalização curricular na universidade para construção de sociedades sustentáveis
???metadata.dc.creator???: Vilhena, Winnie Isadora Mendonça 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Simão, Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro
First advisor-co: Santos, Saulo Cézar Seiffert
???metadata.dc.contributor.referee1???: Oliveira, Irlane Maia de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Souza, Kelly Christiane Silva de
???metadata.dc.contributor.referee3???: Jesus, Edilza Laray de
???metadata.dc.description.resumo???: A universidade é referência em potencial para a transformação da sociedade por ser a maior produtora de conhecimento, responsável pela formação dos profissionais. Neste sentido, ambienta lizar os currículos das IES é um meio de inserir as questões ambientais de forma crítica e reflexiva com objetivo de formar profissionais com responsabilidade e compromisso ambiental, usando dos princípios e valores nas diferentes funções que assumirem. Esta pesquisa objetivou analisar, identificar e compreender a ambientalização de currículos na Universidade Federal do Amazonas e suas contribuições na construção de sociedades sustentáveis. Esta análise consistiu na identificação da presença de indicadores de ambientalização estabelecidos pela Rede de Ambientalização Curricular do Ensino Superior (ACES, 2003), nos currículos de quatro cursos de graduação da Universidade Federal do Amazonas e suas contribuições na construção de sociedades sustentáveis. A pesquisa é do tipo qualitativa com o uso de técnicas de análise documental e de Análise de Conteúdo de Bardin. A análise documental consistiu nos documentos institucionais: Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI/UFAM 2016-2025, Projeto Pedagógico Institucional - PPI/UFAM 2016-2025 e os curriculares: Projetos Pedagógicos do Curso – PPC, Ementas dos Componentes Curriculares, as Diretrizes Curriculares dos cursos de quatro graduações das quatro grandes áreas de ensino da UFAM: Direito (Área de Ciências Humanas), Engenharia Elétrica - Eletrônica (Área de Ciências Exatas), Agronomia (Área de Ciências Agrárias) e Biotecnologia (Àrea de Ciências Biológicas). Os resultados encontrados nos cursos investigados apontam que os currículos da UFAM dependendo da área de conhecimento que pertencem, contemplam em maior ou menor frequência a Ambientalização Curricular. Portanto, esta é uma instituição comprometida parcialmente com a ambientalização curricular, uma vez que os indícios encontrados em sua maioria estavam isolados sem a prática de um dos princípios enfatizados na Rede ACES e no Plano Ambiental da UFAM, a transversalidade e a interdisciplinaridade. O que contemplaria o emprego da temática ao longo de todo o curso, promovendo de forma efetiva um compromisso ambiental.
Abstract: The university is a potential reference for the transformation of society as it is the largest producer of knowledge, responsible for training professionals. In this sense, environmentalizing the curricula of HEIs is a means of including environmental issues in a critical and reflective way with the aim of training professionals with environmental responsibility and commitment, using principles and values in the different roles they assume. This research aimed to analyze the measurement of environmentalization indicators established by the Higher Education Curricular Environmentalization Network, in the curricula of four undergraduate courses at the Federal University of Amazonas and their contributions to the construction of sustainable societies. The research is qualitative using document analysis and Bardin Content Analysis techniques. The documentary analysis consisted of institutional documents: Institutional Development Plan - PDI/UFAM 2016-2025, Institutional Pedagogical Project - PPI/UFAM 2016-2025 and curricular documents: Course Pedagogical Projects - PPC, Syllabuses of the Curricular Components, the Curricular Guidelines of four degree courses from the four major teaching areas at UFAM: Law (Area of Human Sciences), Electrical and Electronic Engineering (Area of Exact Sciences), Agronomy (Area of Agricultural Sciences) and Biotechnology (Area of Biological Sciences). The results found in the courses investigated indicate that UFAM curricula, depending on the area of knowledge they belong to, more or less frequently include Curricular Environmentalization. Therefore, this is an institution partially committed to curricular environmentalization, since the evidence found was mostly isolated without the practice of one of the principles emphasized in the ACES Network and in the UFAM Environmental Plan, transversality and interdisciplinarity. This would include the use of the theme throughout the course, effectively promoting an environmental commitment.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS BIOLOGICAS
???metadata.dc.subject.user???: Rede ACES
Educação ambiental
Currículo Ambientalizado
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Centro de Ciências do Ambiente
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia
Citation: VILHENA, Winnie Isadora Mendonça. Ambientalização curricular na universidade para construção de sociedades sustentáveis. 2024. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10267
Issue Date: 5-Feb-2024
Appears in Collections:Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

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