???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10272
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Aprendizagem de termoquímica com jogos didáticos: uma prática educativa cooperativa
???metadata.dc.creator???: Vieira, Ester Barreto 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, Katiuscia dos Santos de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Passos, Raimundo Ribeiro
???metadata.dc.contributor.referee2???: Souza, Renato Henriques de
???metadata.dc.description.resumo???: O ensino de Química vem passando por mudanças ao longo das últimas décadas, e não se concebe mais a aprendizagem na perspectiva passiva, sem o protagonismo do indivíduo, com forte influência da socio-interação. A partir dessa premissa o objetivo do trabalho foi avaliar como as atividades cooperativas promovidas por jogos didáticos contribuem no processo de ensino- aprendizagem da termoquímica, no que tange aspectos conceituais, atitudinais e inclusivos. Com a metodologia fundamentando-se na abordagem qualitativa e pesquisa participante, os instrumentos de coleta de dados foram questionários, produção textual, folhas de atividades e entrevista. A análise dos dados foi pautada pela análise descritiva e interpretativa, além da análise de conteúdo. Os principais resultados no que tange a inclusão foi a participação ativa do estudante com transtorno do espectro autista em todas as atividades, potencializada pela cooperação dos colegas nos jogos, em relação as questões atitudinais foram trabalhadas as percepções sociais e habilidades para o trabalho em equipe. Em relação aos conceitos termoquímicos houve indícios de aprendizagem para as Fontes de energia, Reações termoquímicas, Entalpia de combustão, bem como reforçada a necessidade de outras dinâmicas que ajudem na construção dos conceitos Lei de Hess, Entalpia de ligação, Entalpia de formação e Entalpia de neutralização. De modo geral, pode-se inferir que os jogos didáticos são uma estratégia com potencial para o ensino-aprendizagem da termoquímica, possibilitando cooperação e inclusão a luz da sociointeração de Vygotsky.
Abstract: The teaching of Chemistry has undergone changes over the last decades, and learning is no longer conceived from a passive perspective, without the individual's protagonism, with a strong influence of social interaction. Based on this premise, the objective of the study was to evaluate how cooperative activities promoted by educational games contribute to the teaching-learning process of thermochemistry, addressing conceptual, attitudinal, and inclusive aspects. With a methodology grounded in qualitative approach and participant research, data collection instruments included questionnaires, textual production, activity sheets, and interviews. Data analysis was guided by descriptive and interpretative analysis, as well as content analysis. Regarding inclusion, the main results included the active participation of students with autism spectrum disorder in all activities, enhanced by cooperation from peers in games. Attitudinal issues focused on social perceptions and teamwork skills. In terms of thermochemical concepts, there were indications of learning related to Energy Sources, Thermochemical Reactions, Combustion Enthalpy. Additionally, there was reinforced recognition of the need for other dynamics to aid in the construction of concepts such as Hess's Law, Bond Enthalpy, Formation Enthalpy and Neutralization Enthalpy. In general, it can be inferred that educational games are a strategy with the potential to enhance the teaching and learning of thermochemistry, fostering cooperation and inclusion in light of Vygotsky's socio- interaction.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: QUIMICA
???metadata.dc.subject.user???: Ensino de Química
Cooperação
Termoquímica
Ensino-Aprendizagem
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Química
Citation: VIEIRA, Ester Barreto. Aprendizagem de termoquímica com jogos didáticos: uma prática educativa cooperativa. 2024. 121 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Embargado
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10272
Issue Date: 30-Jan-2024
Appears in Collections:Mestrado em Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ITEM INDISPONÍVEL - Solicite cópia.pdf82.17 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.