???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10310
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAmorim, Carlos Eduardo Martins-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/3274103238887291eng
dc.contributor.advisor1Fonseca, Roger Pamponet da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1389367491227400eng
dc.contributor.referee1Ruschival, Claudete Barbosa-
dc.contributor.referee2Pontes, Tais Furtado-
dc.date.issued2023-10-27-
dc.identifier.citationAMORIM, Carlos Eduardo Martins. Estudo do mobiliário urbano: proposta de abrigo de parada de ônibus adequado às características climáticas e de identidade da cidade de Manaus. 2023. 149 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10310-
dc.description.resumoOs abrigos de parada de ônibus se tornaram importantes instrumentos de qualificação do espaço público, atraindo pessoas para os espaços abertos da cidade. Eventos históricos e o avanço das tecnologias motivaram a transformação dos modos de transporte e, consequentemente, dos sistemas integrados destes abrigos, assim como sua estética e funcionalidade. A sua evolução aconteceu, principalmente, a partir das necessidades demonstradas durante sua utilização no decorrer do tempo pelos seus usuários. É neste contexto que o objetivo desta dissertação consiste em elaborar um conjunto de abrigo de parada de ônibus para a cidade de Manaus, segundo os aspectos culturais locais, suas peculiaridades climáticas e de estrutura urbana. A pesquisa é caracterizada como bibliográfica, documental e exploratória, pois foi elaborada a partir de estudos já publicados e documentos públicos, além de visitas de observação em campo; qualitativa visto a interpretação dos dados apresentados e do levantamento quantitativo do objeto estudado. Como método de projeto em design, utilizou-se o proposto por Bonsiepe (1989) e, para atender o objetivo geral do trabalho, procederam-se análises direcionadas ao estado e funcionamento do produto como o estudo ergonômico, análises sincrônicas e diacrônicas, análise atividade do usuário, etc. A ferramenta FEAP (Ferroli e Librelloto, 2016) auxiliou na escolha da alternativa a ser desenvolvida como proposta de produto a partir de parâmetros criados através da Matriz GUT. Por fim, foi possível a criação de um conjunto de abrigos baseados nas necessidades básicas dos usuários do transporte públiceng
dc.description.abstractBus stop shelters have become important instruments of qualification of public space, attracting people to the open spaces of the city. Historical events and the advancement of technologies motivated the transformation of the modes of transport and, consequently, the integrated systems of these shelters, as well as their aesthetics and functionality. Its evolution happened mainly from the needs demonstrated during its use over time by its users. It is in this context that the objective of this dissertation is to elaborate a set of bus stop shelter for the city of Manaus, according to the local cultural aspects, its climatic peculiarities and urban structure. The research is characterized as bibliographical, documentary and exploratory, as it was elaborated from studies already published and public documents, as well as field observation visits; interpretation of the data presented and the quantitative survey of the object studied. As a design method, the one proposed by Bonsiepe (1989) was used and, to meet the general objective of the work, analyzes were carried out directed to the state and functioning of the product as the ergonomic study, synochronic and diachronic analysis, user activity analysis, etc. The FEAP tool (Ferroli and Librelloto, 2016) helped in choosing the alternative to be developed as a product proposal from parameters created through the GUT Matrix. Finally, it was possible to create a set of shelters based on the basic needs of users of public transport and space, as well as regional characteristics attached to them.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/76987/DISS_CArlosAmorim_PPGD.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Tecnologiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Designeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subject.por
dc.subject.por
dc.subject.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: ARQUITETURA E URBANISMOeng
dc.titleEstudo do mobiliário urbano: proposta de abrigo de parada de ônibus adequado às características climáticas e de identidade da cidade de Manauseng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userProjeto de produtopor
dc.subject.userMetodologia do designpor
dc.subject.userMobiliário urbanopor
dc.subject.userAbrigo de parada de ônibuspor
Appears in Collections:Mestrado em Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_CArlosAmorim_PPGD.pdf5.79 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.