???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10315
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Tematização da saúde nas aulas de Educação Física com um enfoque salutogênico: uma experiência em Fonte Boa/Am
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Oliveira, Victor José Machado de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Almeida, Ueberson Ribeiro
???metadata.dc.contributor.referee2???: Mezzaroba, Cristiano
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo tem como principal foco abordar a implementação de uma abordagem salutogênica nas aulas de Educação Física no Ensino Médio, visando promover uma compreensão mais ampla e positiva da saúde entre os estudantes. O tema delimitado concentra-se na tematização da saúde nas aulas de Educação Física, destacando a importância de abordagens pedagógicas que integram o conceito de saúde de maneira significativa e contextualizada à realidade dos estudantes. O objetivo geral é investigar as experiências advindas da tematização da saúde nas aulas de Educação Física com um enfoque salutogênico, visando contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais integradas e significativas. Para tanto, definiram-se os seguintes objetivos específicos: identificar, descrever, analisar e elaborar propostas pedagógicas que promovam uma visão ampla de saúde. A abordagem desta temática, ressalta a relevância de práticas pedagógicas que considerem o contexto sociocultural dos estudantes, promovendo uma visão de saúde que vai além da mera relação causal entre exercício e bem-estar, abrangendo uma perspectiva mais integral que considera os diversos fatores que influenciam a saúde. A metodologia adotada é qualitativa, com foco no planejamento e desenvolvimento de aulas de Educação Física, utilizando técnicas como pesquisa reflexiva, observação participante e diário de campo para produzir e analisar dados. Este método visa entender as práticas pedagógicas e sua influência para o ensino do tema da saúde, buscando aprimorar estratégias de ensino e aprendizagem. Os principais resultados evidenciam a possibilidade do uso da abordagem salutogênica, mostrando que a implementação de práticas pedagógicas baseadas na compreensibilidade, gerenciabilidade e significância contribui para uma visão mais ampla e positiva da saúde por parte dos estudantes. Além disso, a pesquisa destacou que o planejamento pedagógico orientado por esses pilares promove um ambiente de aprendizagem que valoriza o bem-estar geral, estimulando o engajamento ativo dos estudantes nas atividades e na construção de conhecimento sobre saúde de forma crítica e reflexiva. Destacou-se a produção de um caderno pedagógico como ponto forte, fornecendo um legado para a tematização da saúde na Educação Física. Com o levantamento de informações ao longo da pesquisa e da análise delas, foi possível concluir que a abordagem salutogênica é profícua para a Educação Física, destacando seu potencial em promover uma compreensão mais ampla e positiva da saúde. A implementação dessa perspectiva, por meio de práticas pedagógicas inovadoras, alcançou os objetivos propostos e contribuiu significativamente para o engajamento dos estudantes nas aulas. Destaca-se a importância de futuras pesquisas e práticas pedagógicas que priorizem a saúde a partir desta abordagem, visando a promoção da saúde dos estudantes.
Abstract: The main focus of this study is to address the implementation of a salutogenic approach in Physical Education classes in high school, aiming to promote a broader and more positive understanding of health among students. The delimited theme focuses on the thematization of health in Physical Education classes, highlighting the importance of pedagogical approaches that integrate the concept of health in a meaningful and contextualized way to the students' reality. The general objective is to investigate the experiences arising from the thematization of health in Physical Education classes with a salutogenic focus, aiming to contribute to the development of more integrated and meaningful pedagogical practices. To this end, the following specific objectives were defined: identify, describe, analyze and develop pedagogical proposals that promote a broad vision of health. The approach to this theme highlights the relevance of pedagogical practices that consider the sociocultural context of students, promoting a vision of health that goes beyond the mere causal relationship between exercise and well-being, encompassing a more integral perspective that considers the various factors that influence the health. The methodology adopted is qualitative, focusing on the planning and development of Physical Education classes, using techniques such as reflective research, participant observation and field diary to produce and analyze data. This method aims to understand pedagogical practices and their influence on teaching health topics, seeking to improve teaching and learning strategies. The main results highlight the possibility of using the salutogenic approach, showing that the implementation of pedagogical practices based on comprehensibility, manageability and significance contributes to a broader and more positive view of health on the part of students. Furthermore, the research highlighted that pedagogical planning guided by these pillars promotes a learning environment that values general well-being, encouraging students' active engagement in activities and in the construction of knowledge about health in a critical and reflective way. The production of a pedagogical notebook stood out as a strong point, providing a legacy for the thematization of health in Physical Education. By collecting information throughout the research and analyzing it, it was possible to conclude that the salutogenic approach is beneficial for Physical Education, highlighting its potential to promote a broader and more positive understanding of health. The implementation of this perspective, through innovative pedagogical practices, achieved the proposed objectives and contributed significantly to student engagement in classes. The importance of future research and pedagogical practices that prioritize health based on this approach is highlighted, aiming to promote student health.
Keywords: .
.
.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA
???metadata.dc.subject.user???: Abordagem salutogênica
Educação Física
Tematização da saúde
Práticas pedagógicas
Planejamento de ensino
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação Física e Fisioterapia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação Física
Citation: LIMA, Kemeson Walmir de. Tematização da saúde nas aulas de Educação Física com um enfoque salutogênico: uma experiência em Fonte Boa/Am. 2024. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física Profissional em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10315
Issue Date: 22-Mar-2024
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_WalmirLima_PROEF 2.46 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
PROD_WalmirLima_PROEF 3.09 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.