???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10321
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFernandes, Afimar da Silva-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/7772196617118821eng
dc.contributor.advisor1Oliveira, Ângela Maria Gonçalves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://www.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.meneng
dc.contributor.referee1Nogueira, Jocélia Barbosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0459825752592236eng
dc.contributor.referee2Alencar, Simone de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7794947874682417eng
dc.date.issued2024-05-17-
dc.identifier.citationFERNANDES, Afimar da Silva. O direito à educação no ensino remoto: uma análise do trabalho docente nas escolas públicas municipais de Lábrea-AM. 2024. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2024.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10321-
dc.description.resumoA presente dissertação aborda o direito à educação e o trabalho de professores da Rede Municipal de Ensino de Lábrea - AM, no período da pandemia da Covid-19, entre os anos de 2020 e 2021, e apresenta como temática o direito à educação no ensino remoto: uma análise do trabalho docente nas escolas públicas municipais de Lábrea - AM. Traz como objetivo geral, analisar as condições do trabalho docente na rede municipal de Lábrea - AM, durante o ensino remoto, como contribuição para a garantia do direito à educação. Os objetivos específicos são: identificar as práticas pedagógicas dos professores de Lábrea durante o período da pandemia da Covid-19; perceber as implicações do trabalho remoto na prática docente como garantia do direito à educação; identificar algumas dificuldades enfrentadas pelos professores municipais de Lábrea, em relação às aulas remotas ofertadas pelas instituições de ensino participantes da pesquisa. Teve como questão norteadora: de que forma foi operacionalizado o trabalho dos professores de Lábrea, durante o ensino remoto, de modo a contribuir para a efetivação do direito à educação? Para embasar a pesquisa foram trabalhados autores que preconizam informações a respeito da temática, tais como: Muzzuoli (2002), Alves (2003), Bedin e Schneider (2012), Tardif, Lessard e Gauthier (1977), Tardif (1977, 2002, 2007), Marx (1985), Ourique, Lage e Bueno (2021), Godoy (1995), Triviños (1987), Gil (1999) e Bardin (2011). Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa básica, através de entrevista, envolvendo abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo de Bardin (2011), envolvendo as seguintes etapas: pré-análise, exploração do material, inferência e interpretação. Antes e durante a pesquisa foi realizada uma revisão de literatura para que o estudo tivesse um embasamento teórico coerente e condizente com a temática abordada. Os sujeitos da pesquisa foram professores do ensino fundamental I, mais precisamente os docentes do 5º ano da rede municipal de ensino de Lábrea - AM. Mediante a pesquisa foi possível identificar os fatores que contribuíram ou não para o desenvolvimento do trabalho docente e se o direito à educação dos alunos foi respeitado no decorrer do ensino remoto da pandemia da Covid-19. Após a conclusão da pesquisa, os resultados encontrados foram bastante relevantes, e constatou-se que os docentes não receberam suporte necessário e de qualidade para desenvolverem suas atividades docentes de forma satisfatória durante as aulas remotas.eng
dc.description.abstractThis dissertation addresses the right to education and the work of teachers in the Municipal Education Network of Lábrea - AM, during the Covid-19 pandemic, between the years 2020 and 2021. It focuses on the theme of the right to education in remote teaching: an analysis of teaching work in the public municipal schools of Lábrea - AM. The general objective is to analyze the conditions of teaching work in the municipal network of Lábrea - AM, during remote teaching, as a contribution to ensuring the right to education. The specific objectives are: to identify the pedagogical practices of teachers in Lábrea during the Covid-19 pandemic; to understand the implications of remote work on teaching practice as a guarantee of the right to education; to identify some of the difficulties faced by municipal teachers in Lábrea regarding the remote classes offered by the educational institutions participating in the research. The guiding question was: how was the work of teachers in Lábrea operationalized during remote teaching, in a way that contributed to the realization of the right to education? To support the research, authors who provide information on the subject were referenced, such as Muzzuoli (2002), Alves (2003), Bedin and Schneider (2012), Tardif, Lessard, and Gauthier (1977), Tardif (1977, 2002, 2007), Marx (1985), Ourique, Lage, and Bueno (2021), Godoy (1995), Triviños (1987), Gil (1999), and Bardin (2011). Regarding the methodology, it is basic research, through interviews, involving a qualitative approach, with the semi-structured interview as the data collection instrument. The data were analyzed based on Bardin’s content analysis (2011), involving the following stages: pre-analysis, material exploration, inference, and interpretation. Before and during the research, a literature review was conducted to ensure that the study had a coherent theoretical foundation consistent with the addressed theme. The research subjects were primary school teachers, specifically those teaching the 5th grade in the municipal network of Lábrea - AM. Through the research, it was possible to identify the factors that contributed or not to the development of teaching work and whether the students' right to education was respected during the remote teaching of the Covid-19 pandemic. After the conclusion of the research, the findings were quite relevant, and it was found that the teachers did not receive the necessary and quality support to satisfactorily develop their teaching activities during remote classes.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/77094/DISS_AfimarFernandes_PPGECH.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitáeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidadeseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subject.por
dc.subject.por
dc.subject.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASeng
dc.titleO direito à educação no ensino remoto: uma análise do trabalho docente nas escolas públicas municipais de Lábrea-AMeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1619-8958eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3194-4891eng
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8230-4857eng
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7751-0680eng
dc.subject.userTrabalho Docentepor
dc.subject.userPandemiapor
dc.subject.userEnsino remotopor
dc.subject.userDireito à educaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_AfimarFernandes_PPGECH 1.49 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.