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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Ser e sentir-se pai pela primeira vez
???metadata.dc.creator???: Ferreira, Vitor César Bentes da Costa 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Torres, Marck de Souza
???metadata.dc.contributor.referee1???: Sousa, Marck de Souza
???metadata.dc.contributor.referee2???: Santos, Silvia Renata Magalhães Lordello Borba
???metadata.dc.description.resumo???: A parentalidade paterna engloba como o pai atende às necessidades infantis, estipula limites, concede autonomia e promove habilidades na criança. Essa dissertação se dividiu em dois estudos: uma revisão de escopo da literatura nacional e um estudo qualitativo. A revisão de escopo objetivou investigar as evidências brasileiras sobre a parentalidade paterna. Foi realizado um levantamento nas bases de dados Scielo, Pepsic, IndexPsi e Lilacs, de estudos realizados entre 2018 a 2023. Dos 201 estudos encontrados, 20 atenderam aos critérios de elegibilidade. Os resultados evidenciaram que, para além da provisão financeira, o pai promove o desenvolvimento infantil numa relação afetiva recíproca, com estratégias disciplinares, exploração do ambiente e socialização, somados à corresponsabilidade das funções parentais com as mães, e pela presença de uma rede de apoio. O estudo qualitativo teve por objetivo investigar de que forma a diferenciação de self influencia a parentalidade de homens primíparos. As narrativas de dois homens primíparos foram coletadas por meio de entrevistas episódicas e analisadas segundo a Teoria Sistêmica de Bowen. A análise resultou em três temas: ‘felicidade paterna’, ‘indiferenciação-diferenciação parental’ e ‘diferenciação intergeracional’. Esses temas evidenciaram a felicidade paterna diante do crescimento do filho, da consolidação de vínculos mútuos e do gerenciamento do estresse; a necessidade de evitar a parentalidade coercitiva e o descontrole emocional e de estimular a autonomia infantil e o compartilhamento de controle parental com a mãe; e, tendo em vista sua história de criação, a busca por uma paternidade participativa e afetuosa, e por figuras parentais que prezem pela autonomia e pertencimento entre pais e filhos. Enquanto limitações, no estudo 1 houve a necessidade de refinar as estratégias de busca, identificando outras possíveis experiências masculinas na parentalidade. Já no estudo 2 os critérios de inclusão deixaram de acolher outras perspectivas paternas; houve a ausência de vínculos iniciais com os participantes, que resultou em desistências no recrutamento; o uso de videochamadas ao invés de entrevistas presenciais, que podem ter afetado a qualidade e a liberdade de entrevistado e pesquisador durante a entrevista. Conclui-se que os achados que ambos os estudos podem ser valiosos para pesquisas sobre paternidade e masculinidade, na medida em que podem elucidar os contornos em que o homem sente, cuida, dá valor às pessoas em sua vida e se reconhece em sua própria história.
Abstract: Paternal parenting encompasses how the father meets the child’s needs, establishes limits, grants autonomy and promotes skills in the child. This dissertation was divided into two studies: a scoping review of the national literature and a qualitative study. The scoping review aimed to investigate the Brazilian evidence on paternal parenting. A survey was conducted in the Scielo, Pepsic, IndexPsi and Lilacs databases, of studies carried out between 2018 and 2023. Of the 201 studies found, 20 met the eligibility criteria. The results showed that, in addition to financial provision, the father promotes child development in a reciprocal affective relationship, with disciplinary strategies, exploration of the environment and socialization, added to the co-responsibility of parental roles with mothers, and the presence of a support network. The qualitative study aimed to investigate how the differentiation of self influences the parenting of primiparous men. The narratives of two primiparous men were collected through episodic interviews and analyzed according to Bowen’s Systemic Theory. The analysis resulted in three themes: 'paternal happiness', 'parental differentiation-undifferentiated' and 'intergenerational differentiation'. These themes highlighted the paternal happiness in the face of the child’s growth, the consolidation of mutual bonds and stress management; the need to avoid coercive parenting and emotional discontrol, and to encourage children’s autonomy and sharing parental control with their mother; and, given their history of creation, the search for a participatory and affectionate paternity, and by parental figures who value the autonomy and belonging between fathers and children. While limitations, in study 1 there was the need to refine search strategies, identifying other possible male experiences in parenthood. In study 2 the inclusion criteria did not accept other paternal perspectives; there was a lack of initial ties with participants, which resulted in dropouts in recruitment; the use of video calls instead of face-to-face interviews, that may have affected the quality and freedom of interviewee and researcher during the interview. It is concluded that the findings of both studies can be valuable for research on fatherhood and masculinity, in so far as they can elucidate the contours in which men feel, care, value people in their lives and recognize themselves in their own history.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Pai
Parentalidade
Revisão
Pesquisa qualitativa
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Psicologia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Citation: FERREIRA, Vitor César Bentes da Costa. Ser e sentir-se pai pela primeira vez. 2024. 75f f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10322
Issue Date: 24-Jul-2024
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

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