???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10324
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBaltazar, Carolynne Nilza da Silva Beleza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4047515168963740eng
dc.contributor.advisor1Ramos, Evandro de Morais-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0764449120814936eng
dc.contributor.referee1Silva, Carlos Augusto da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7477532256270106eng
dc.contributor.referee2Santos, Eneila Almeida dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8047829434629710eng
dc.date.issued2024-02-29-
dc.identifier.citationBALTAZAR, Carolynne Nilza da Silva Beleza. Aprendizagem da arte por meio da modelagem em argila: uma análise do processo metodológico da prática no âmbito escolar. 2024. 50 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10324-
dc.description.resumoEsta pesquisa refere-se à análise pedagógica de uma oficina de prática de modelagem em argila, realizada na Escola Estadual Machado de Assis, com alunos do 3º ano do ensino fundamental I. Sua intenção concentra-se em discutir o processo de modelagem realizado pelos alunos, por meio de observação metodológica da experiência. Dessa maneira, tem-se como objetivo geral evidenciar os conhecimentos teóricos relacionados ao ensino da arte em cerâmica, enfatizando a prática da modelagem no ambiente escolar e portando como metodologia a pesquisa ação. A natureza desta pesquisa foi qualitativa, contendo como método experimental e prático o desenvolvimento de uma oficina de prática de modelagem em argila. Para alcançar tal proposta, aplica-se aportes teóricos interdisciplinares como ensino de artes, história, cultura e educação patrimonial. Utiliza-se ainda o relato de experiência a fim de abranger questões como a necessidade de um lugar e materiais adequados nas escolas para a prática e a relevância da abordagem triangular atrelada ao ensino das artes, traz-se como fonte de registro o caderno de processo. Por meio desta oficina, buscou-se oportunizar a iniciação, a prática da modelagem e produção aos estudantes dos anos iniciais.eng
dc.description.abstractThis research refers to the pedagogical analysis of a clay modeling practice workshop, held at Escola Estadual Machado de Assis, with students from the 3rd year of elementary school I. Its intention is to discuss the modeling process carried out by the students, through methodological observation of experience. In this way, the general objective is to highlight theoretical knowledge related to the teaching of ceramic art, emphasizing the practice of modeling in the school environment and using action research as a methodology. The nature of this research was qualitative, containing as an experimental and practical method the development of a clay modeling practice workshop. To achieve this proposal, interdisciplinary theoretical contributions are applied, such as teaching arts, history, culture and heritage education. The experience report is also used in order to cover issues such as the need for an adequate place and materials in schools for practice and the relevance of the triangular approach linked to the teaching of the arts, using the process notebook as a source of record. Through this workshop, we sought to provide opportunities for initiation, the practice of modeling and production for students in the initial years.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/77088/DISS_CarolynneBaltazar_PROFArTES.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Arteseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Arteseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES: ARTES PLASTICAS: CERAMICAeng
dc.titleAprendizagem da arte por meio da modelagem em argila: uma análise do processo metodológico da prática no âmbito escolareng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.description.sugestaoDificuldade de incluir a ficha catalográfica na dissertaçãoeng
dc.subject.userArgilapor
dc.subject.userArte Educaçãopor
dc.subject.userCerâmicapor
dc.subject.userModelagempor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_CarolynneBaltazar_PROFArTES 1.99 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.