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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: "Produzido no polo marginal de Manaus" : uma etnografia da profissionalização do RAP
???metadata.dc.creator???: Santos, Christian André da Silva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Braga, Sérgio Ivan Gil
???metadata.dc.contributor.referee1???: Soares, Pedro Paulo de Miranda Araújo
???metadata.dc.contributor.referee2???: Ribeiro, Odenei de Souza
???metadata.dc.description.resumo???: Essa pesquisa parte de uma abordagem etnográfica em que busquei investigar o processo de profissionalização do RAP entre seus praticantes em Manaus. A hipótese levantada é que a consagração do RAP como gênero musical produzido e distribuído em escala global consolidou uma indústria em torno da música responsável por movimentar um mercado de “bens simbólicos”. A chegada de todo esse movimento em Manaus fez com que muitos jovens passassem a se dedicar à construção de uma carreira artística, buscando viver de RAP. Indo além da visão comum que vê na difusão do empreendedorismo um desvirtuamento de suas práticas, busquei compreender os desafios e perspectivas do trabalho que desenvolvem no âmbito da arte e cultura. Este trabalho se fundamenta nas contribuições teóricas de Gilberto Velho (2003), para a compreensão dos projetos pessoais e do campo de possibilidades, Erving Goffman (1988), em sua abordagem sobre estigma e identidade social, e Pierre Bourdieu (2005), no entendimento do RAP como parte do mercado de bens simbólicos e as dinâmicas de poder associadas a ele.
Abstract: This research adopts an ethnographic approach to investigate the professionalization process of RAP among its practitioners in Manaus. The hypothesis proposed is that the recognition of RAP as a globally produced and distributed musical genre has solidified an industry centered around the music, driving a market of "symbolic goods." The arrival of this movement in Manaus has led many young people to pursue careers in RAP, aiming to make a living from it. Moving beyond the common view that sees the spread of entrepreneurship as a distortion of RAP practices, the study seeks to understand the challenges and prospects of the work they develop in the fields of art and culture. The research is grounded in the theoretical contributions of Gilberto Velho (2003), for understanding personal projects and the field of possibilities; Erving Goffman (1988), in his approach to stigma and social identity; and Pierre Bourdieu (2005), in understanding RAP as part of the market of symbolic goods and the power dynamics associated with it.
Keywords: .
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???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA: ANTROPOLOGIA URBANA
???metadata.dc.subject.user???: RAP
Hip Hop
Profissionalização
Bens simbólicos
Estigma
Bens simbólicos
Estigma
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Antropologia Social
Citation: SANTOS, Christian André da Silva. "Produzido no polo marginal de Manaus" : uma etnografia da profissionalização do RAP. 2024. 109 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10325
Issue Date: 26-Mar-2024
Appears in Collections:Mestrado em Antropologia Social

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