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dc.creatorCastro, Carlos Eduardo Neves de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5963666124386731eng
dc.contributor.advisor1Frota, Consuelo Alves da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4200047916528088eng
dc.contributor.advisor-co1Frota, Hidembergue Ordozgoith da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5700103079488064eng
dc.contributor.referee1Cavalcante, Erinaldo Hilario-
dc.contributor.referee2Pocrifka, Leandro Aparecido-
dc.date.issued2024-02-16-
dc.identifier.citationCASTRO, Carlos Eduardo Neves de. Análise de modelos mecânicos viscoelásticos em concreto asfáltico com Agregado Sinterizado de Argila Calcinada (ASAC). 2024. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10337-
dc.description.resumoAs temperaturas elevadas, alto índice pluviométrico, solo superficial predominante argiloso e escassez de material granular desfavorecem o pavimento de Manaus, que tem como agravante o aumento em cerca de 173% da frota de veículos nos últimos 10 anos. Como consequência, os pavimentos se deterioram de forma precoce. Uma alternativa de enfrentamento a esses problemas são os materiais não convencionais, caso do Agregado Sinterizado de Argila Calcinada (ASAC). Nesse trabalho, por meio de informações disponíveis no banco da dados do Grupo de Pesquisa em Geotecnia (GEOTEC), realizou-se um estudo teórico-experimental em concreto asfáltico do tipo CA contendo ASAC. Foram obtidos os melhores dados disponíveis por meio de um refino, que teve como base o plano cole-cole. Em seguida, o conjunto selecionado de informações experimentais foi avaliado utilizando os modelos de Huet-Sayegh, 2S2P1D e GHS. Propôs-se a introdução de dois coeficientes de ajuste (C1 e C2) e de dois pesos (P1 e P2) ao procedimento de cálculo dos resultados teóricos a fim de melhorar o ajuste dos modelos estudados. Resultou que, em geral, todos os modelos puderam fazer boas previsões após as contribuições dos pesos e dos coeficientes propostos. Conclui-se que o trabalho proposto superou as dificuldades iniciais de adequação dos dados experimentais aos modelos de Huet-Sayegh, 2S2P1D e GHS por meio da proposta de uma metodologia que pode ser aplicada a materiais não tradicionais, como o concreto asfáltico com ASAC. Em geral, o modelo GHS-C1C2 foi o melhor em prever os dados teóricos a partir dos resultados laboratoriais.eng
dc.description.abstractThe Manaus pavement is disadvantaged by high temperatures, intense rainfall, abundant clayey soil on the natural subgrade, and lack of granular material. It was aggravated by the vehicle fleet increase of about 173% in the last ten years. As a consequence, the pavements deteriorate early. An alternative to face these problems is unconventional materials, such as sintered calcined clay aggregate (SCCA). In this work, through the information available in the Geotechnical Research Group (GEOTEC) database, a theoretical-experimental study was conducted in CA asphalt concrete with ASAC. The best available data were obtained through refining, based on the cole-cole plan. Then, the set of selected experimental information was evaluated using the Huet-Sayegh, 2S2P1D, and GHS models. It proposed the introduction of two adjustment coefficients (C1 and C2) and two weights (P1 and P2) in the calculus of the theoretical results to improve the fitting of the studied models. The results show that, in general, all models could make reasonable predictions after adopting the weights and the proposed coefficients. It is concluded that the proposed work overcame the initial difficulties of fitting the experimental data using the Huet-Sayegh, 2S2P1D, and GHS models. The proposed methodology can be applied to non-traditional materials, such as asphalt concrete with ASAC. The GHS-C1C2 was the best model for predicting laboratory data results.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/77211/DISS_CarlosCastro_PPGCEM.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Tecnologiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiaiseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subject.por
dc.subject.por
dc.subject.por
dc.subject.cnpqENGENHARIASeng
dc.titleAnálise de Modelos Mecânicos Viscoelásticos em Concreto Asfáltico com Agregado Sinterizado de Argila Calcinada (ASAC)eng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userASACpor
dc.subject.userConcreto asfálticopor
dc.subject.userFlexão a quatro pontospor
dc.subject.userModelos viscoelásticospor
Appears in Collections:Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais

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