???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10338
???metadata.dc.type???: Tese
Title: A festa junina e a educomunicação no contexto amazônico: territorialidade, cultura e a educação não formal na cidade de Boa Vista-RR
Other Titles: The junine party and educommunication in the Amazonian context: territoriality, culture and non-formal education in the city of Boa Vista-RR”.
???metadata.dc.creator???: Silva, Glauciene Dutra 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Adriana Baptaglin, Leila
???metadata.dc.contributor.referee1???: Rosa Filho, Artur
???metadata.dc.contributor.referee2???: Santi, Vilso Junior Chierentin
???metadata.dc.contributor.referee3???: Gomes, Francisco Alves
???metadata.dc.contributor.referee4???: Camargo, Leila Maria
???metadata.dc.description.resumo???: A presente tese intitulada “a festa junina e a educomunicação no contexto amazônico: territorialidade, cultura e a educação não formal na cidade de Boa Vista-RR”. Trata da importância da cultura como um caminho para o desenvolvimento social. Para tanto, teve como objetivo geral compreender como a estrutura da festa junina em Boa Vista/RR, em sua totalidade, realiza o processo da educação dos sujeitos envolvidos. Diante disso, no estado do conhecimento são discutidas teses e dissertações encontradas sobre a temática festa junina, nas quais foi possível perceber diferentes abordagens da cultura junina, contudo, nenhuma enfatizou a educação não formal em um contexto educomunicativo, como proposto nesta pesquisa. O método adotado foi o fenomenológico, buscando as possíveis relações das festas juninas com a educação. Como instrumentos utilizou-se entrevistas e questionários aplicados aos envolvidos com a festa junina e com a dança. O embasamento teórico está fundamentado com a educomunicação e suas aplicabilidades, especialmente, sob o olhar de Paulo Freire. Também são apontadas as dinâmicas dos territórios e territorialidades com interlocução da cultura e educação, bem como a festa junina como um dos saberes da cultura da Amazônia. Em seguimento, os dados coletados em campo foram analisados e discutidos. Em síntese os resultados direcionam para a noção de que as festas juninas em Boa Vista/RR buscam realizar um trabalho cultural a fim de que esse movimento continue sendo valorizado, para tanto, os grupos de quadrilhas realizam um trabalho social, de conscientização e apoio aos seus brincantes. De modo que os brincantes possam ter um bom desempenho como cidadãos e serem provedores de cultura, com prestígio e respeito por parte da sociedade. Outro resultado relevante trata-se da importância da educomunicação na festa junina para abrir novos meios entre comunicação, educação e informação, com isso gerando desenvolvimento local e valorização da cultura, além de auxiliar na construção de uma sociedade mais respeitosa e empática. A partir dos resultados obtidos é possível concluir que a festa junina de Boa vista/RR e os grupos de quadrilha são responsáveis por dinamizar o desenvolvimento local e econômico, sendo ambientes que contribuem na construção de valores sociais e na educação dos brincantes, por meio de diálogos entre diferentes sujeitos socioculturais. Portanto, aprender e se informar ultrapassa os muros dos espaços formalizados.
Abstract: This thesis is entitled “the junine party and educommunication in the Amazonian context: territoriality, culture and non-formal education in the city of Boa Vista-RR”. It deals with the importance of culture as a path to social development. To this end, the general objective was to understand how the structure of the junine party in Boa Vista/RR carries out the process of educating the subjects involved. In view of this, the state of knowledge discusses theses and dissertations about on the junine party, in which it was possible to perceive different approaches to junine culture, but none emphasized non-formal education in an educommunicative context, as proposed in this investigation. The method adopted was phenomenological, looking for possible relationships between junine party and education. The instruments used were interviews and questionnaires applied to those involved in the junine party and dance. The theoretical framework is based on educommunication and its applicability, especially from the perspective of Paulo Freire. The dynamics of territories and territorialities with the interlocution of culture and education are also pointed out, as well as the junine party as one of the cultural skills of the Amazon. The data collected in the field was then analyzed and discussed. To sum up, the results suggest that the junine party in Boa Vista/RR seek to carry out cultural work so that this movement continues to be valued. To this end, the groups carry out social work, raising awareness and supporting their dancers. This is so that the dancers can perform well as citizens and be providers of culture, with prestige and respect from society. Another relevant result is the importance of educommunication in the junine party to open new means of communication, education, and information, thereby generating local development and valuing culture, as well as helping to build a more respectful and empathetic society. Based on the results obtained, it is possible to conclude that the junine party in Boa Vista/RR and the groups are responsible for boosting local and economic development, being environments that contribute to the construction of social values and the education of the dancers, through dialogues between different socio-cultural subjects. Therefore, learning and being informed go beyond the walls of formalized spaces.
Keywords: .
.
.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Informação
Educomunicação
Educação
Cultura
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia
Citation: SILVA, Glauciene Dutra. A festa junina e a educomunicação no contexto amazônico: territorialidade, cultura e a educação não formal na cidade de Boa Vista-RR. 2024. 291 f. Tese (Doutorado em Educação na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10338
Issue Date: 14-Jun-2024
Appears in Collections:Doutorado em Educação da Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE_GlaucieneSilva_PPGDA.pdf5.77 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.