???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10358
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A atuação docente na zona rural de Iranduba, Amazonas: um estudo sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino médio presencial com mediação tecnológica
???metadata.dc.creator???: Souza, Luana Corrêa de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Vicente, José Gil
???metadata.dc.contributor.referee1???: Matos, Glaucio Campos Gomes de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Joanguete, Celestino Vaz Tomás Jone
???metadata.dc.contributor.referee3???: Barros, Rosemara Staub de
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação propôs como objetivo analisar o impacto do uso das tecnologias no perfil docente do ensino médio na modalidade presencial com mediação tecnológica frente às mudanças implementadas pelo novo currículo do ensino médio com as especificidades da zona rural no estado do Amazonas particularmente no município de Iranduba. Além disso, buscou-se identificar a integração das tecnologias no perfil profissional docente, bem como a sua percepção sobre a cultura digital avaliando a adequação do perfil docente aos avanços tecnológicos. Por meio de uma metodologia baseada em triangulação de dados para que tivesse o máximo de aprofundamento quanto a descrição do objeto de estudo. Norbert Elias sustenta as principais análises desta dissertação, tornando-se o referencial teórico-metodológico central. Os resultados mostram o quanto os órgãos responsáveis em deliberar políticas públicas para a educação no Brasil e na Região Amazônica precisam caminhar para de fato termos a tecnologia aplicada à educação nas comunidades de zona rural, mas antes de tudo, é primordial um diagnóstico preciso da realidade dessas comunidades e dos profissionais de educação atuantes. Pois, compreendendo suas especificidades é que de fato as políticas públicas e as formações acadêmicas e continuadas serão efetivas nessa vasta região com tantas gentes em tantas Amazônias.
Abstract: This dissertation aimed to analyze the impact of technology usage on the teaching profile of high school education in the face-to-face modality with technological mediation, considering the changes implemented by the new high school curriculum and the specificities of rural areas in the state of Amazonas, particularly in the municipality of Iranduba. Additionally, it sought to identify the integration of technologies into the teaching professional profile, as well as their perception of digital culture, evaluating the adequacy of the teaching profile to technological advances. The methodology employed data triangulation to achieve maximum depth in describing the object of study. Norbert Elias provides the main analyses of this dissertation, becoming the central theoretical-methodological reference. The results demonstrate the extent to which the authorities responsible for deliberating public policies for education in Brazil and the Amazon Region need to progress in effectively applying technology to education in rural communities. However, before anything else, a precise diagnosis of the reality of these communities and the education professionals working in them is essential. Understanding their specificities is crucial for public policies and academic and continuing education programs to be effective in this vast region with so many diverse communities within the Amazon.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Tecnologia
Educação
Atuação Docente
Ensino Presencial Mediado por Tecnologia
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
Citation: SOUZA, Luana Corrêa de. A atuação docente na zona rural de Iranduba, Amazonas: um estudo sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino médio presencial com mediação tecnológica. 2024. 100 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10358
Issue Date: 9-Jul-2024
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_LuanaSouza_PPGSCA 3.52 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.