???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10373
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A Comunidade Católica Fanuel no Facebook : um estudo da atuação de ativistas folkreligiosos em Parintins /Am
???metadata.dc.creator???: Mota, Renan Jorge Souza da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Fernando, Adelson da Costa
???metadata.dc.contributor.referee1???: Rodrigues, Allan Soljenítsin Barreto
???metadata.dc.contributor.referee2???: Monteiro, Carlos Jorge Barros
???metadata.dc.description.resumo???: Essa dissertação teve como objetivo analisar como se dá o processo de constituição do facebook como um veículo folkmidiático e em que sentido ocorre nele a atuação dos ativistas folkreligiosos da Comunidade Católica Carismática Fanuel, em Parintins – Am. É um estudo que se fundamenta na pesquisa qualitativa e adota o modelo etnográfico e netgráfico para uma descrição e interpretação das características do líder carismático como comunicador folkmidiático. Esta proposta de estudo acerca do líder carismático dialoga com Marx Weber no entendimento que ele faz acerca do carisma, a teoria folkcomunicacional de Luiz Beltrão nos processos comunicacionais das manifestações populares e da cultura popular. Também dialogamos com Correia e Moreira (2014) nas características fundamentais que promovem a comunicação no Facebook e um diálogo com as noções de campo, em Pierre Bourdieu, porque a partir do referido autor, abordamos o facebook como um campo social. Então a partir do interesse da grande mídia, ou mídia de massa pelas manifestações do folclore é que surge para além do líder de opinião, o conceito do ativista midiático da folkcomunicação, do professor Trigueiro (2013). Desta forma conclui-se, em última instância o avanço da sociedade contemporânea em termos de novos meios e formatos midiáticos onde os lideres populares surgem nessas redes de conexões do dia a dia como indivíduos que saem de seu lugar circunscrito, territorial, anônimo para ganhar condição de ativista, negociante da cultura midiática e cultura popular. Portando vislumbrar as práticas desses líderes da comunidade Fanuel no facebook é tomá-los como ativistas folkreligiosos a partir de seu amplo conhecimento das técnicas da rede social facebook, atrelado ao domínio pelo carisma das práticas singulares da comunidade em que este está inserido.
Abstract: This dissertation aims to analyze how the process of establishing Facebook as a folkmedia vehicle takes place and in what sense the actions of folkreligious activists from the Fanuel Charismatic Catholic Community, in Parintins – Am. It is a study that is based on qualitative research and adopts the ethnographic and netgraphic model for a description and interpretation of the characteristics of the charismatic leader as a folkmedia communicator. This study proposal about the charismatic leader dialogues with Marx Weber in his understanding of charisma, Luiz Beltrão's folkcommunication theory in the communication processes of popular manifestations and popular culture. Correia and Moreira (2014) in the fundamental characteristics that promote communication processes on Facebook and a dialogue with the notions of field, in Pierre Bourdieu, because from the aforementioned author, we approach Facebook as a social field. So, from the interest of the mainstream media, or mass media, in manifestations of folklore, beyond the opinion leader, the concept of the media activist of folkcommunication, by professor Trigueiro (2013), emerges. In this way, we conclude, ultimately, the advancement of contemporary society in terms of new means and media formats where popular leaders emerge in these networks of day-to-day connections as individuals who leave their circumscribed, territorial, anonymous place to gain status as an activist, dealer in media culture and popular culture. To glimpse the practices of these leaders of the Fanuel community on Facebook is to consider them as folk-religious activists based on their extensive knowledge of the techniques of the Facebook social network, linked to their dominance through the charisma of the unique practices of the community in which they are inserted.
Keywords: .
.
.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Comunidade Católica Fanuel
Mídias Sociais
Facebook
Ativistas midiáticos
Folkmídia
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Humanas e Letras
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
Citation: MOTA, Renan Jorge Souza da. A Comunidade Católica Fanuel no Facebook: um estudo da atuação de ativistas folkreligiosos em Parintins /Am, 2024. 120 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10373
Issue Date: 5-Jan-2024
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_RenanMota_PPGSCA3.63 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.