???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10378
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O lugar do caminhar: análise das atividades práticas educacionais ambientais na Trilha ecológica Saimiri e sua Influência na percepção ambiental dos visitantes
???metadata.dc.creator???: Fleury, Samirames da Silva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Carlos Augusto da
First advisor-co: Machado, Ana Lucia Soares
???metadata.dc.contributor.referee1???: Costa, Mônica Suani Barbosa da
???metadata.dc.contributor.referee2???: Santiago, Jozane Lima
???metadata.dc.contributor.referee3???: Norte Filho, Antônio Ferreira do
???metadata.dc.description.resumo???: Os eventos climáticos extremos sofridos no Brasil, em especial nos estados do Amazonas e Rio Grande do Sul, em 2023, destacam a necessidade urgente de desenvolver estratégias emergentes que visem sensibilizar as atuais e futuras gerações sobre os impactos causados à natureza pela ação humana. Várias estratégias podem ser utilizadas e aplicadas em diversos contextos como escolas, em casa, locais de trabalho e espaços públicos. Embora essa causa não dependa exclusivamente das escolas, no entanto, por concentrar um número maior de indivíduos em processo de aprendizagem, esses locais se tornam propícios para implementar de forma transdisciplinar atividades, ações e projetos voltados para Educação Ambiental. Porém, é essencial pensar em atividades que proporcionem experiência prática, permitindo vivências junto ao meio ambiente e compreensão dos impactos ambientais causados pelas ações humanas à natureza. Uma das estratégias mais eficazes é desenvolver atividades práticas educacionais em trilhas ecológicas, devido à sua rica biodiversidade local. Diante disso, esta pesquisa visa compreender a estrutura, organização, conhecimentos ofertados e as atividades práticas educacionais desenvolvidas durante a caminhada na Trilha Ecológica Saimiri, localizada no Instituto Federal de Educação (IFAM) – Campus Manaus Distrito Industrial (CMDI), no Município de Manaus – Amazonas, analisando a trilha como um espaço não formal para promoção da Educação Ambiental e sua influência na percepção ambiental dos visitantes para sensibilização de mudanças de atitudes e adoção de comportamentos sustentáveis. A metodologia adotada nesta pesquisa foi de natureza descritiva com enfoque qualitativo e quantitativo, envolvendo levantamento de dados por meio da pesquisa bibliográfica, análise documental e observação in loco realizada pelo pesquisador durante a caminhada dos visitantes na trilha. Os dados também foram coletados por meio de relatos textuais e desenhos produzidos pelos visitantes após a trilha, entrevistas com os organizadores das atividades e questionários aplicados aos visitantes antes e depois da realização das atividades, ambos conduzidos de forma online, por meio da ferramenta Google Forms. Participaram dessa pesquisa 183 visitantes, alunos do ensino médio de diversas escolas de Manaus, que visitaram e foram imersos nas atividades realizadas na Trilha Saimiri, entre setembro a novembro de 2023, e 4 organizadores das atividades na trilha. Para análise dos dados, utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2016), resultando em categorias principais descritas detalhadamente nos três capítulos dessa dissertação. Os resultaram evidenciaram que a Trilha Ecológica Saimiri e suas atividades se consagram como uma ferramenta estratégica e eficaz para promoção da Educação Ambiental, influenciando, por meio dos conhecimentos adquiridos sobre a biodiversidade local e os impactos ambientais presentes na trilha, uma percepção ambiental mais sensível dos visitantes, levando-os a adotar atitudes e práticas ambientais sustentáveis, promovendo uma valorização e respeito pela natureza, especialmente em áreas urbanas.
Abstract: The extreme weather events experienced in Brazil, especially in the states of Amazonas and Rio Grande do Sul in 2023, highlight the urgent need to develop emerging strategies aimed at raising awareness among current and future generations about the impacts caused to nature by human action. Various strategies can be used and applied in different contexts such as schools, homes, workplaces and public spaces. Although this cause does not depend exclusively on schools, because they concentrate a greater number of individuals in the learning process, these places are ideal for implementing activities, actions and projects aimed at Environmental Education in a transdisciplinary way. However, it is essential to think about activities that provide practical experience, allowing people to experience the environment and understand the environmental impacts caused by human actions on nature. One of the most effective strategies is to develop practical educational activities on ecological trails, due to their rich local biodiversity. In view of this, this research aims to understand the structure, organization, knowledge offered and practical educational activities developed during the walk on the Saimiri Ecological Trail, located at the Federal Institute of Education (IFAM) - Campus Manaus Distrito Industrial (CMDI), in the municipality of Manaus - Amazonas, analyzing the trail as a non-formal space for promoting Environmental Education and its influence on the environmental perception of visitors to raise awareness of changes in attitudes and the adoption of sustainable behaviors. The methodology adopted in this research was descriptive in nature with a qualitative and quantitative approach, involving data collection through bibliographical research, documentary analysis and on-site observation carried out by the researcher during the visitors' walk on the trail. Data was also collected through textual reports and drawings produced by visitors after the trail, interviews with the organizers of the activities and questionnaires applied to visitors before and after the activities, both conducted online using the Google Forms tool. Participating in this research were 183 visitors, high school students from various schools in Manaus, who visited and were immersed in the activities carried out on the Saimiri Trail between September and November 2023, and 4 organizers of the activities on the trail. Bardin's (2016) Content Analysis technique was used to analyze the data, resulting in main categories described in detail in the three chapters of this dissertation. The results showed that the Saimiri Ecological Trail and its activities are a strategic and effective tool for promoting Environmental Education, influencing, through the knowledge acquired about local biodiversity and the environmental impacts present on the trail, a more sensitive environmental perception of visitors, leading them to adopt sustainable environmental attitudes and practices, promoting an appreciation and respect for nature, especially in urban areas.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS AGRARIAS
???metadata.dc.subject.user???: Atividades práticas ambientais
Biodiversidade
Educação ambiental
Trilha ecológica
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Centro de Ciências do Ambiente
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia
Citation: FLEURY, Samirames da Silva. O lugar do caminhar: análise das atividades práticas educacionais ambientais na Trilha ecológica Saimiri e sua Influência na percepção ambiental dos visitantes. 2024. 131 f. Dissertação (Dissertação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10378
Issue Date: 26-Aug-2024
Appears in Collections:Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_SamiramesFleury_PPGCASA4.66 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.