???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10387
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Escola Bilíngue Gilberto Mestrinho: um estudo de caso
???metadata.dc.creator???: Gama, Larissa Tamys Barroso da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, Sérgio Augusto Freire de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Monteiro, Marta de Faria Cunha
???metadata.dc.contributor.referee2???: Costa, Leonard Christy Souza
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação tem como tema a escola bilíngue. Ela se propõe a analisar os discursos que circulam sobre a elaboração e implementação do PPP da Escola Estadual de Tempo Integral Bilíngue Gilberto Mestrinho a fim de identificar os diferentes sentidos surgidos na análise. Para tanto, foram consideradas teorias sobre o termo bilinguismo (MACNAMARA, 1967), teorias sobre educação bilíngue (MEGALE, 2018) e trazidas discussões sobre educação bilíngue no Amazonas. Como lugar de análise, a presente pesquisa tomará como foco investigar os documentos oficiais acerca da EETI Gilberto Mestrinho, bem como os discursos oficiais da Secretaria Estadual de Educação do Amazonas e os discursos dos professores da rede. As informações coletadas farão parte do corpus de nossa pesquisa, que utilizará o estudo de caso como método de investigação, baseando teoricamente na Análise de Discurso de linha francesa (COURTINE, 1999; MALDIDIER, 2003; ORLANDI, 2013; PÊCHEUX, 2009;) buscando compreender alguns efeitos de sentidos produzidos no processo de discursivização da escola bilíngue. Por fim, esperamos que tal análise possa expandir nossas reflexões em torno das produções de sentidos sobre a "educação bilíngue", assim como as suas implicações referentes às questões políticas de ensino de línguas dentro do sistema educacional brasileiro.
Abstract: The bilingual school is the subject of this work. It provides a discourse analysis of the discourses surrounding the development and implementation of the Gilberto Mestrinho School of Integral Time Bilingual PPP in order to discover the various meanings that arose from the analysis. Theories on the term bilingualism (MACNAMARA, 1967), theories on bilingual education (MEGALE, 2018), and how bilingual education was implemented in Amazonas were all taken into consideration. As a starting point for analysis, this study will look into official documents from the EETI Gilberto Mestrinho, as well as official remarks from the Amazonas State Department of Education and speeches by teachers. The data gathered will be incorporated into the corpus of our study, which will employ a case study as an investigation method, theoretically based on French Discourse Analysis (COURTINE, 1999; MALDIDIER, 2003; ORLANDI, 2013; PCHEUX, 2009;) in order to better understand the effects of meanings in the bilingual school's discursive process. Finally, we expect that such an analysis can broaden our perspectives on the formation of meanings around "bilingual education," as well as its connections to educational policy challenges in Brazil.
Keywords: .
.
.
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
???metadata.dc.subject.user???: Análise
Discursos
Sentidos
Educação Bilíngue
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Letras
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Letras
Citation: GAMA, Larissa Tamys Barroso da. Escola Bilíngue Gilberto Mestrinho: um estudo de caso. 2021. 63 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10387
Issue Date: 20-Aug-2021
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_LarissaGama_PPGL618.91 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.