???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10395
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, José Igor Pastor da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0001373897176943eng
dc.contributor.advisor1Santos, Saulo Cézar Seiffert-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7982886390004064eng
dc.contributor.referee1Souza, Katiuscia dos Santos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5474421431483167eng
dc.contributor.referee2Lorenzetti, Leonir-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3543012935264915eng
dc.date.issued2024-07-25-
dc.identifier.citationCOSTA, José Igor Pastor da. Educação em saúde na disciplina de Ciências: percepções dos profissionais da educação e saúde em Manaus/AM. 2024. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10395-
dc.description.resumoA desinformação tem causado impactos significativos na sociedade, especialmente durante a pandemia de COVID-19, expondo a fragilidade do conhecimento da população sobre saúde. A disseminação de informações falsas sobre tratamentos e curas revelou a necessidade de um ensino mais eficaz de conceitos de saúde, especialmente no ambiente escolar, onde muitos estudantes dependiam exclusivamente de seus professores como fonte confiável. Os educadores enfrentaram dificuldades ao responder a perguntas complexas sobre a pandemia, muitas vezes por não se sentirem devidamente preparados. Esta pesquisa investiga se o ensino de conceitos de saúde nas escolas prepara os estudantes para a sensibilização sobre sua saúde e a de terceiros ou se se limita a um aprendizado decorativo. A pesquisa documental foi baseada na Base Nacional Comum Curricular, no Referencial Curricular Amazonense e nos Parâmetros Nacionais Curriculares, visando identificar conceitos de saúde e habilidades relacionadas. Em seguida, foram realizadas 11 entrevistas com profissionais da educação, saúde e especialistas em Literacia em Saúde. A análise de conteúdo dessas entrevistas investigou as percepções desses profissionais sobre o ensino de tópicos de saúde na disciplina de Ciências. Os resultados indicam que os profissionais da educação têm a intenção de capacitar os estudantes com competências e habilidades próprias de indivíduos letrados em saúde. No entanto, foram identificadas várias limitações que comprometem a qualidade do ensino sobre tópicos de saúde. Dentre elas, destaca-se a inserção superficial dos conceitos de saúde no currículo formativo, a falta de formação especializada em saúde por parte dos educadores, e o ensino tradicional desses temas, que limita o desenvolvimento da capacidade reflexiva e crítica dos estudantes e a aplicabilidade desse conhecimento em seu cotidiano. A pesquisa ressalta a necessidade de uma abordagem mais holística, transdisciplinar e contemporânea no ensino de saúde nas escolas. A integração dos conhecimentos sobre saúde também reflete nos níveis de Alfabetização em Saúde que uma pessoa pode alcançar, sugerindo que esses níveis podem corresponder ao desenvolvimento de habilidades inerentes ao processo de Alfabetização Científica. Isso é importante para o fortalecimento da sociedade e para preparar os cidadãos para enfrentar desafios e aproveitar oportunidades futuras.eng
dc.description.abstractMisinformation has caused significant impacts on society, especially during the COVID-19 pandemic, exposing the fragility of the population's knowledge about health. The spread of false information about treatments and cures revealed the need for more effective teaching of health concepts, especially in the school environment, where many students relied solely on their teachers as a reliable source. Educators struggled to answer complex questions about the pandemic, often because they didn't feel properly prepared. This research investigates whether the teaching of health concepts in schools prepares students to raise awareness about their health and that of others or if it is limited to decorative learning. The documentary research was based on the National Common Curriculum Base, the Amazonian Curriculum Reference and the National Curriculum Parameters, aiming to identify health concepts and related skills. Then, 11 interviews were conducted with education and health professionals and specialists in Health Literacy.The content analysis of these interviews investigated the perceptions of these professionals about the teaching of health topics in the discipline of Science. The results indicate that education professionals intend to train students with competencies and skills of health-literate individuals. However, several limitations have been identified that compromise the quality of teaching on health topics. Among them, we highlight the superficial insertion of health concepts in the educational curriculum, the lack of specialized training in health by educators, and the traditional teaching of these themes, which limits the development of students' reflective and critical capacity and the applicability of this knowledge in their daily lives. The research highlights the need for a more holistic, transdisciplinary and contemporary approach to health education in schools. The integration of health knowledge also reflects on the levels of health literacy that a person can achieve, suggesting that these levels may correspond to the development of skills inherent to the process of Scientific Literacy.This is important for strengthening society and preparing citizens to face challenges and seize future opportunities.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/78060/DISS_JoseIgorCosta_PPGECIM.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/78062/ATA_da_137AA_Defesa_de_Dissertacao_-_Jose_Igor_Pastor_da_Costa_assinado_assinado.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemáticaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subject.por
dc.subject.por
dc.subject.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEMeng
dc.titleEducação em saúde na disciplina de Ciências: percepções dos profissionais da educação e saúde em Manaus/AMeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttp://orcid.org/0000-0001-7890-1886eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4653-9349eng
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9837-9335eng
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0208-2965eng
dc.subject.userEnsinopor
dc.subject.userSaúdepor
dc.subject.userEducação em Saúdepor
dc.subject.userAlfabetização em Saúdepor
dc.subject.userAlfabetização Científicapor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.