???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10406
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPontes Junior, Antonio Souza-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/7357203626107922eng
dc.contributor.advisor1Nicot, Yuri Expósito-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8007807447496552eng
dc.contributor.referee1Oliveira, Disney Douglas Lima-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0809035825922353eng
dc.contributor.referee2Santos, Rossiter Ambrósio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3377277648091565eng
dc.contributor.referee3Silva, Roberto Cristóvão Mesquita-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8634157590248613eng
dc.date.issued2024-04-05-
dc.identifier.citationPONTES JUNIOR, Antonio Souza. O protagonismo da aprendizagem matemática e seus coadjuvantes no processo de ensino e aprendizagem. 2024. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10406-
dc.description.resumoAs dificuldades no Processo de Ensino e Aprendizagem na disciplina de Matemática e a importância do desenvolvimento do protagonismo dos estudantes para a vida cotidiana, no contexto escolar e social, são atendidas para sua solução de acordo com a BNCC – Base Nacional Comum Curricular, que também agiu como parâmetros para a conclusão dos objetivos da pesquisa e por meio das habilidades e competências declaradas no contexto educacional regional, que caracteriza os coadjuvantes do protagonismo a partir das dificuldades de aprendizagem dos estudantes. Os referenciais teóricos que sustentam este trabalho estão fundamentados na teoria sócio-histórico-cultural do avanço das funções mentais preferíveis de Vygotsky e o acúmulo de experiência de Dewey, em que estabelece relações entre o protagonismo da aprendizagem do estudante e os fatores que coadjuvam para contrução do conhecimento. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e relacionada ao estudo de caso, onde os dados foram coletados por questionários, entrevistas e testes. O problema que resolve a pesquisa: Como o estudante protagonista da sua aprendizagem é influenciado por fatores coadjuvantes que permitem um processo de ensino e aprendizagem ativo da Matemática no Ensino Fundamental? partindo do seguinte Objetivo Geral: Estabelecer a relação entre o protagonismo da aprendizagem do estudante de matemática no ensino fundamental com fatores e elementos didáticos que coadjuvam para sua melhor estruturação, permitindo as seguintes ações: Analisar a métodologia ativa como apredizagem colaborativa, fudamentando a participação ativa e interativa entre os estudantes; Verificar através da interação do estudante-estudante, estudante-conhecimento e estudantes-experência como se dá a aprendizagem com base em situações problemas; Validar a eficiência da proposta didádica e metodológica: a “ tríade “ autonomia, interação e protagonismo, através das análises dos dados coletados. Amostra trabalhada na pesquisa está constituída dos estudantes do 8º ano da Escola Municipal Rainha dos Apóstolos localizada na zona rural de Manaus, que foram registrados parecer consubstanciado do CEP/UFAM.eng
dc.description.abstractThe difficulties in the Teaching and Learning Process in the Mathematics discipline and the importance of developing students' protagonism in everyday life, in the school and social context, are addressed for their solution in accordance with the BNCC – National Common Curricular Base, which also acted as parameters for the conclusion of the research objectives and through the skills and competencies declared in the regional educational context, which characterizes the supporting characters based on the students' learning difficulties. The theoretical references that support this work are based on Vygotsky's socio-historical-cultural theory of the advancement of preferable mental functions and Dewey's accumulation of experience, which establishes relationships between the protagonism of student learning and the factors that help to build of knowledge. The research has a qualitative and case study-related approach, where data was collected through questionnaires, interviews and tests. The problem that the research solves: How is the student who is the protagonist of his learning influenced by supporting factors that allow an active teaching and learning process of Mathematics in Elementary School? starting from the following General Objective: Establish the relationship between the leading role in mathematics student learning in elementary school with factors and didactic elements that help to better structure it, allowing the following actions: Analyze active methodology as collaborative learning, supporting active participation and interactive between students; Verify through the interaction of student-student, student-knowledge and student-experience how learning takes place based on problem situations; Validate the efficiency of the didactic and methodological proposal: the “triad” autonomy, interaction and protagonism, through analysis of the data collected. The sample used in the research consists of 8th year students from the Rainha dos Apostolos Municipal School located in the rural area of Manaus, who received a consolidated opinion from CEP/UFAM.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemáticaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subject.por
dc.subject.por
dc.subject.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICAeng
dc.titleO protagonismo da aprendizagem matemática e seus coadjuvantes no processo de ensino e aprendizagemeng
dc.title.alternativeThe role of mathematics learning and its supporters in the teaching and learning processeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.description.sugestaoNada Constaeng
dc.description.infoNada Informareng
dc.contributor.advisor1orcid0000-0002-7114-0073eng
dc.creator.orcid0009-0007-1084-2905eng
dc.contributor.referee2orcid0000-0002-5727-2133eng
dc.contributor.referee3orcid0000-0002-1750-215Xeng
dc.subject.userMatemáticapor
dc.subject.userEnsino e aprendizagempor
dc.subject.userCoadjuvantespor
dc.subject.userProtagonismopor
dc.subject.userEnsino colaborativopor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_AntonioPontesJunior_PPGECIM 2.13 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.