???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10412
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Análise do livro didático de ciência natural de escolas públicas do Sul do Amazonas: um olhar sobre conteúdos de ciência do solo
???metadata.dc.creator???: Fonseca, Almerinda Leite 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Campos, Milton César Costa
First advisor-co: Lima, Renato Abreu
???metadata.dc.contributor.referee1???: Silva, Douglas Marcelo Pinheiro da
???metadata.dc.contributor.referee2???: Freitas, Ludmila de
???metadata.dc.description.resumo???: Análise do Livro Didático de ciência natural de escolas públicas do Sul do Amazonas sob um olhar do conteúdo sobre a Ciência do Solo. A pesquisa realizou-se numa metodologia de investigação exploratória qualitativa e quantitativa, baseando-se nas análises dos livros didáticos, respaldada em vários referenciais teórico, verificando-se lacunas do conteúdo solo, apresentando informações cruciais, para sustentar as argumentações levantadas nesta investigação e elucidar os conteúdos sobre solo abordados nos Livros Didáticos do Ensino Fundamental II. Os pressupostos conceituais foram determinantes para examinar o conteúdo dos livros didáticos, envolvendo os municípios de Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã, Apuí e Borba. As análises foram feitas nos livros de Ciências Naturais. Os temas priorizam atividades práticas sobre uso, conservação e degradação do solo. Durante a pesquisa, foram examinados cinco livros didáticos, especificamente de cada município, provenientes das escolas públicas. Durante esse período tivemos a oportunidade de conversas com as secretárias de educação dos referidos munícipio onde apresentou-se de maneira solicita, aos encaminhamos a equipe pedagógica responsável pela aquisição dos livros didáticos. Entretanto os conteúdos sobre o solo vêm ao encontro das perspectivas, futuras na ampliação e compreensão de diversos conteúdo que possa contribuir de maneira significativa como ferramenta pedagógica e educacional para melhoria dos livros didáticos que possa contribuir e enriquecer mais ainda a nossa educação ambiental nos conhecimentos sobre o solo no Sul do Amazonas. Desta forma, é importante que haja uma revisão e atenção contínua para garantir que o conteúdo seja abordado de maneira abrangente e aprofundada, proporcionando aos estudantes uma compreensão sólida e completa sobre esse importante aspecto do meio ambiente.
Abstract: Analysis of natural science textbooks from public schools in southern Amazonas from a perspective of soil science content. The research was carried out using a qualitative and quantitative exploratory research methodology, based on the analysis of textbooks, supported by several theoretical frameworks, verifying gaps in soil content, presenting crucial information to support the arguments raised in this investigation and elucidate the soil content addressed in Elementary School II Textbooks. The conceptual assumptions were decisive in examining the content of the textbooks, involving the municipalities of Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã, Apuí and Borba. The analyses were made in the Natural Sciences textbooks. The themes prioritize practical activities on soil use, conservation and degradation. During the research, five textbooks were examined, specifically from each municipality, from public schools. During this period, we had the opportunity to talk to the education secretaries of the aforementioned municipalities, where they presented themselves in a helpful manner, and we forwarded them to the pedagogical team responsible for acquiring the textbooks. However, the content on soil meets the perspectives, future expansion and understanding of diverse content that can contribute significantly as a pedagogical and educational tool for improving textbooks that can contribute and further enrich our environmental education in the knowledge about soil in the South of Amazonas. Therefore, it is important that there is continuous review and attention to ensure that the content is covered in a comprehensive and in-depth manner, providing students with a solid and complete understanding of this important aspect of the environment.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
CIENCIAS AGRARIAS
???metadata.dc.subject.user???: Livros didáticos
Ensino Fundamental II
Solo
Educação Ambiental
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais
Citation: FONSECA, Almerinda Leite. Análise do livro didático de ciência natural de escolas públicas do Sul do Amazonas: um olhar sobre conteúdos de ciência do solo. 2024. 56 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) – Instituto de Educação Agricultura e Ambiente, Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10412
Issue Date: 26-Jul-2024
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Ambientais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_AlmerindaFonseca_PPGCA.pdf1.29 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.