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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Eficácia de intervenções educativas realizadas em creches para melhorar as práticas de alimentação complementar em crianças entre 4 e 36 meses de idade: uma revisão sistemática
Other Titles: Effectiveness of education interventions carried out in daycare centers to improve complementary feeding practices in children between 4 and 36 months of age: a systematic review
???metadata.dc.creator???: Cardoso, Paloma Sodré 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, Celsa da Silva Moura
First advisor-co: Freitas, Ronilson Ferreira
???metadata.dc.contributor.referee1???: Nunes, Juscimar Carneiro
???metadata.dc.contributor.referee2???: Lessa, Angelina do Carmo
???metadata.dc.description.resumo???: Hábitos alimentares saudáveis, que se iniciam com a introdução alimentar, tanto no ambiente domiciliar quanto na escola, podem gerar reflexos no crescimento e desenvolvimento das crianças. Nesse contexto, tanto as famílias quanto os profissionais que atuam nas creches são fundamentais para a formação de bons hábitos alimentares. Sendo assim, as ações educativas realizadas nas creches para crianças que estão iniciando a alimentação, envolvendo as famílias e profissionais, podem ser estratégicas para melhorar as práticas de alimentação complementar. O objetivo deste estudo foi analisar as evidências científicas sobre a eficácia de intervenções educativas realizadas em creches para melhorar as práticas de alimentação complementar em crianças entre 4 e 36 meses de idade. Método: Foi realizada uma revisão sistemática, cujo protocolo foi registrado na plataforma PROSPERO CRD42022384704 e a busca por estudos relevantes foi realizada nas bases de dados PUBMed, EMBASE, BIREME, Scopus, The Cochrane Library, CINAHL e ProQuest, sem limitação de data ou idioma para responder à pergunta de pesquisa “Qual a eficácia de intervenções educativas realizadas em creches para melhorar as práticas de alimentação complementar em crianças entre 4 e 36 meses de idade?”. A seleção dos estudos foi realizada por revisores independentes em duas etapas, primeiro a triagem de títulos e resumos e, posteriormente, a leitura integral para identificar estudos que atendiam os critérios de inclusão. Os achados foram sistematizados utilizando RevMan (Review Manager, 2020) e a ferramenta GRADEpro-GDT© e relatados em uma revisão sistemática com apoio de tabelas e quadros. Foram rastreados 3.385 estudos além da busca em citações e, a partir daí, esta revisão sistemática identificou três Ensaios Clínicos Randomizados tipo cluster realizados na Austrália, Espanha e Noruega, que corresponderam a 83 creches e 688 crianças avaliadas. A análise mostrou que há evidência de que as intervenções educativas realizadas em creches melhoraram a alimentação complementar, assim como o consumo de vegetais (RD médio 0,17, IC 95%: 0,05 a 0,30; 2 estudos, 106 crianças; evidência de qualidade muito baixa). Houve evidências insuficientes para concluir se afetam o consumo de frutas, laticínios e carnes. O envolvimento de diferentes atores sociais foram potencialidades para realização de intervenções educativas. Os principais recursos a se considerar para implementação das intervenções educativas foram pessoal treinado com conhecimentos sobre alimentação em crianças, recursos educativos e para preparação de receitas, incluindo jogos, manuais, cardápios, vídeos e materiais para websites. Considerando as diferenças sociais e culturais que influenciam a alimentação das crianças e os cuidados das creches em todo o mundo, novos estudos poderiam investigar elementos culturais e sociais para aumentar a aceitação e implementação de práticas alimentares recomendadas nas creches, inclusive em contextos de vulnerabilidade.
Abstract: Healthy eating habits reflect on the growth and development of children. It starts with the introduction of food at home and school. In this context, the families and the professionals in childcare services are fundamental for healthy eating habits. Educational actions carried out at school for children starting to eat, involving families and professionals working in the first years of early childhood education can improve complementary feeding practices. This study aims to analyze scientific evidence on the effectiveness of educational interventions in daycare centers to improve complementary feeding practices in children between 4 and 36 months of age. This study was a systematic review, the protocol was registered on the PROSPERO CRD42022384704. The search was conducted in PubMed, EMBASE, BIREME, Scopus, The Cochrane Library, CINAHL, and ProQuest databases, without date or language limitations to respond. The research question was “How effective are educational interventions carried out in daycare centers to improve complementary feeding practices in children between 4 and 36 months of age?”. The selection of studies was carried out by independent reviewers in two stages, first screening titles and abstracts and, subsequently, full reading to identify studies that met the inclusion criteria. The findings were systematized using RevMan (Review Manager, 2020) and the GRADEpro-GDT© tool and reported in a systematic review supported by tables and charts. Out of 3,385 studies were screened in addition to the citation search. A total of three cluster-type Randomized Clinical Trials from Australia, Spain, and Norway were included, which corresponded to 83 daycare centers and 688 children evaluated. The review result indicated that educational interventions in daycare centers improved complementary feeding, and vegetable consumption (mean RD 0.17, 95% CI: 0.05 to 0.30; 2 studies, 106 children; evidence low quality). There was insufficient evidence to conclude whether they affect fruit, dairy, and meat consumption. The participation of various social stakeholders presented opportunities for conducting educational interventions. Well-trained staff equipped with knowledge of children's feed and nutrition, recipe preparation, and educational tools, such as games, manuals, menus, videos, and website materials, were the primary resources to be considered for carrying out educational interventions. Given the social and cultural variations that impact children's nutrition and childcare on a global scale, future research could explore cultural and social factors to enhance the acceptance and implementation of recommended dietary practices in childcare centers, especially in vulnerable settings.
Keywords: .
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???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE: MEDICINA: SAUDE MATERNO-INFANTIL
???metadata.dc.subject.user???: Criança
Lactente
Educação Infantil
Intervenções Educativas
Alimentação Complementar
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Medicina
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde
Citation: CARDOSO, Paloma Sodré. Eficácia de intervenções educativas realizadas em creches para melhorar as práticas de alimentação complementar em crianças entre 4 e 36 meses de idade: uma revisão sistemática. 2024. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10427
Issue Date: 31-Aug-2024
Appears in Collections:Mestrado em Ciências da Saúde

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