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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Saúde mental e vivência da docência em uma escola pública de Manaus sob o viés da fenomenologia de Martin Heidegger
???metadata.dc.creator???: Oliveira, Nadynne Araújo de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Castro, Ewerton Helder Bentes de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Oliveira, Adriana Rosmaninho Caldeira de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Oliveira, Sérgio Sócrates Baçal de
???metadata.dc.description.resumo???: No Brasil, o processo de adoecimento do professor da rede pública tem sido influenciado por vários fatores, dentre os de maior prevalência encontram-se: comprometimento da saúde mental, sobrecarga de trabalho e a má remuneração da atividade. A docência é uma profissão complexa e dinâmica, exigindo também grande empenho nas relações construídas no ambiente da escola, como a relação professor-aluno. O objetivo deste estudo foi compreender os sentidos e significados no discurso de docentes de uma escola pública de ensino fundamental e médio em Manaus acerca de sua saúde mental frente às demandas trazidas por discentes sob o viés da fenomenologia de Martin Heidegger. A pesquisa caminha pela linha de Processos Psicológicos e Saúde. Foi utilizada uma abordagem de pesquisa qualitativa a partir do método de investigação fenomenológica de pesquisa em psicologia, através do diário de campo e entrevista fenomenológica. Os participantes foram 10 professores de uma instituição de ensino público na cidade de Manaus. A análise dos dados, de acordo com as orientações de Amadeo Giorgi, resultou em cinco categorias: Categoria 1- O ser-professor com o ser-aluno; Categoria 2- A facticidade do ser-professor; Categoria 3- O cotidiano exige criatividade, exige autocuidado: a autenticidade frente às dificuldades do dia a dia; Categoria 4- No ser-aluno e no ser-professor: experienciando a escola; Categoria 5- Nem são eles que me adoecem/fazem sofrer: um inimigo chamado sistema; e Categoria 6- Vivendo o meu ser mais próprio: a satisfação de ser-professor”. Conclui-se que os professores, frente às demandas de sofrimento dos discentes, compreendem-se psicologicamente saudáveis, seu adoecimento parte de um conjunto de fatores que se originam, sobretudo, da forma que o sistema educacional tem se organizado; para lidar com o sofrimento frente ao fenômeno investigado, usam de afastamento e negação, ou seja, distanciamento entre professor-aluno; outra forma de contornar o sofrimento é usar estratégias externas como religiosidade/espiritualidade. Recomenda-se fortemente que o Estado se reorganize para a promoção de saúde dos atores da escola, com medidas que vão desde a efetivação de legislações vigentes, perpassam a remuneração docente, até a forma que o sistema educacional do Brasil tem se organizado.
Abstract: In Brazil, the health issues of public school teachers have been influenced by several factors, with the most prevalent being compromised mental health, excessive workload, and inadequate pay. Teaching is a complex and dynamic profession that also requires significant effort in building relationships within the school environment, especially the teacher-student relationship. This study aimed to understand the meanings and significance in the discourse of teachers from a public elementary and high school in Manaus regarding their mental health in light of the demands posed by students, using the framework of Martin Heidegger’s phenomenology. The research is aligned with the field of Psychological Processes and Health. A qualitative research approach was employed, based on the phenomenological investigation method in psychology, utilizing field diaries and phenomenological interviews. The participants were 10 teachers from a public educational institution in the city of Manaus. Data analysis, following Amadeo Giorgi’s guidelines, resulted in five categories: Category 1 - Being-a-teacher with being-a-student; Category 2 - The facticity of being-a-teacher; Category 3 - Everyday life demands creativity and self-care: authenticity in facing daily challenges; Category 4 - Experiencing the school as both teacher and student; Category 5 - It’s not them who make me ill: an enemy called the system; and Category 6 - Living my true self: the satisfaction of being a teacher. The study concludes that teachers, despite responding to the demands of student suffering, perceive themselves as psychologically healthy. Their illness arises from a combination of factors, primarily stemming from the way the educational system is structured. To cope with suffering in the face of the phenomenon investigated, teachers resort to detachment and denial, distancing themselves from students. Another way they manage suffering is through external strategies such as religiosity or spirituality. It is strongly recommended that the State reorganize itself to promote the health of school stakeholders, implementing measures that include enforcing existing legislation, improving teacher remuneration, and restructuring the Brazilian educational system.
Keywords: Professores - Saúde mental
Escolas públicas
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
???metadata.dc.subject.user???: Saúde mental
Docência
Escola pública
Fenomenologia
Martin Heidegger
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Psicologia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Citation: OLIVEIRA, Nadynne Araújo de. Saúde mental e vivência da docência em uma escola pública de Manaus sob o viés da fenomenologia de Martin Heidegger. 2024. 113 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10466
Issue Date: 30-Sep-2024
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

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