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https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10477
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Educação física no novo ensino médio: articulação entre os conteúdos da cultura corporal e os objetos de conhecimento propostos pela Secretaria de Educação do Amazonas |
Other Titles: | Physical Education at new high school: articulation between the knowledge objects proposted by Amazonas Education Secretary and the body culture contents |
???metadata.dc.creator???: | Bessa, Isabela Valente de |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Amorim, Ida de Fátima de Castro |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Barros, João Luiz da Costa |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Nogueira, Jocélia Barbosa |
???metadata.dc.description.resumo???: | A implementação do Novo Ensino Médio (NEM) carrega diversas críticas. Entre elas o fato de ter sido precomente posto em ação, sem o devido preparo formativo e material. A BNCC para o Ensino Médio (EM) evidencia em seu texto os interesses neoliberais expressos por meio de habilidades e competências, que dentro das áreas de conhecimento dissolvem a identidade dos componentes curriculares, incluindo a Educação Física. Esse padrão se extende até os documentos regionais e locais, como o RCA e a Proposta Curricular e Pedagógica (PCP), a qual considera as especificidades da escola pública de ensino médio do Amazonas. Esta última traz, efetivamente, os objetos de conhecimento que devem ser colocados em prática nas aulas de Educação Física. Acontece que estes novos conteúdos carregam uma epistemologia de cunho pós-crítico, que a Educação Física reconhece em sua abordagem cultural. Essa tendência tem muito a contribuir para a formação dos alunos do EM e uma sociedade mais democrática e crítica em suas questões contemporâneas. Entretanto, se trata de uma disposição de conteúdos bem diferentes da proposta anterior, e em meio a isso não houve o suporte necessário, como formações continuadas e materiais de apoio. Por isso, o objetivo da pesquisa foi relacionar os objetos de conhecimento da PCP diretamente aos conteúdos da Cultura Corporal. Especificamente, identificamos qual interpretação os Professores de Educação Física do EM fazem sobre a PCP; Verificamos se a SEDUC-AM proporcionou alguma formação continuada e materiais didáticos sobre a aplicação da PCP aos professores de Educação Física do EM; E finalmente, elaboramos um produto educacional que possibilita uma melhor integração prática entre os novos objetos de conhecimento aos conteúdos da Cultura Corporal, familiarizados pelos professores. Para isso, esta pesquisa de cunho qualitativo se fez por meio de uma entrevista semiestruturada, com 3 professores de Educação Física atuantes no NEM, e para sua interoretação utilizamos a Análise de Conteúdos. Também foi realizada uma análise documental da PCP, e a observação não-participante dos mesmos professores. Como resultado, verificamos nas categorias a priori da entrevista, que os professores consideram os objetos de conhecimento abstratos e dissolvidos em conteúdos contemporâneos, nos quais não identificam conteúdos que viram em sua formação inicial, tudo isso atrelado à um grande volume de conteúdos. Também possuem dificuldade e insegurança em ministrar os conteúdos mediante à falta de suporte da secretaria, a qual não proporcionou formações continuadas ou materiais de apoio que ajudassem na compreensão e implementação dos novos objetos de conhecimento da Educação Física. Na prática, os professores ainda estão distantes de relacionarem suas aulas à abordagem cultural da Educação Física, o que aponta a necessidade de os docentes também desenvolverem o pensamento pós-crítico antes de serem capazes de pôr em prática este conceito, isso diante à formação inicial que tiveram, e a ausência de formações continuadas e materiais de apoio que os apresentassem a abordagem cultural. Como Produto Educacional, foi construído um material didático de apoio ao professor, o que esperamos que contribua para a problemática que incentivou este trabalho. |
Abstract: | The New High School implementation owns several reviews over your intentions. Including the fact that it was instituted too early, without due training and material preparation. The High School “CNCB” shows along your body highlights in his text the neoliberal interests expressed through skills and competencies, which within the areas of knowledge dissolve the identity of the curricular components, including Physical Education. This standard extends to regional and local documents, as ACR e a CPP, which considers the Amazon public high school’s especificities. This one presentes the knowledge objects. It turns out that these new contents carry a post-critical epistemology, which Physical Education recognizes in its cultural approach. This trend has a lot to contribute to the formation of high school students and a more democratic and critical society in its contemporary issues. However, this is a content arrangement that is very different from the previous proposal, and in the meantime there was no necessary support, such as continued training and support materials. Therefore, the objective of this research was to relate the CPP knowledge objects directly to the contents of Body Culture. Specifically, we identified what interpretation EM Physical Education Teachers make about CPP; Check whether SEDUC AM provided any continuing training and teaching materials on the application of CPP to high school Physical Education teachers; And finally, develop an educational product that enables better practical integration between new objects of knowledge and the contents of Body Culture. To achieve this, this qualitative research was carried out through a semi-structured interview with Physical Education teachers working at NHS. A CPP documentary analysis was also carried out, and non-participant observation of the same teachers. As a result, we verified in the a priori categories of the interview, that teachers consider the objects of knowledge to be abstract and dissolved in contemporary content, in which they do not identify content that they saw in their initial training, all of this linked to a large volume of content. They also have difficulty and insecurity in teaching content due to the lack of support from the secretariat, where there was no continued training or support materials that would help in understanding and implementing new objects of knowledge in Physical Education. In practice, teachers are still far from relating their classes to the cultural approach to Physical Education, which highlights the need for teachers to also develop post-critical thinking before being able to put this concept into practice. As an Educational Product of the research, we created didactic material to support teachers, which we hope will contribute to the problem that encouraged this work. |
Keywords: | Educação física (Ensino médio) - Estudo e ensino Base Nacional Comum Curricular Ensino médio - Amazonas - Currículos |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
???metadata.dc.subject.user???: | Educação física Cultura corporal Proposta curricular Novo ensino médio Amazonas |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Faculdade de Educação Física e Fisioterapia |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Educação Física |
Citation: | BESSA, Isabela Valente de. Educação física no novo ensino médio: articulação entre os conteúdos da cultura corporal e os objetos de conhecimento propostos pela Secretaria de Educação do Amazonas. 2024. 179 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10477 |
Issue Date: | 18-Mar-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação Física |
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