???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10505
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O atletismo no contexto escolar nos anos finais do ensino fundamental: a visão dos professores sobre a temática
???metadata.dc.creator???: Lima, Antonio David Araújo 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, Cleverton José Farias de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Leão, Daurimar Pinheiro
???metadata.dc.contributor.referee2???: Correia, Walter Roberto
???metadata.dc.description.resumo???: Algumas provas do atletismo como correr, saltar, lançar e arremessar já eram movimentos conhecidos na pré-história com a finalidade de sobrevivência. No contexto escolar o atletismo revela-se como um conteúdo da educação física bem sucedida, inserindo alunos e alunas em diversas provas da modalidade possibilitando a participação de todos e respeitando suas individualidades biológicas, se tornando possível a sua adaptação para os diversos ambientes escolares. Sendo assim, o objetivo do estudo foi verificar como o professor aborda o conteúdo do atletismo nas escolas que fazem parte da divisão distrital da Zona Leste 2 nos anos finais do Ensino Fundamental. Participaram desse estudo 27 professores de educação física que lecionam nos anos finais do ensino fundamental. O instrumento utilizado foi um questionário adaptado com 6 perguntas, das quais 3 perguntas foram abertas e as outras 3 foram fechadas e utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD) para análise dos dados das quais emergiram 2 categorias: Recursos Materiais e Provas do Atletismo da qual os professores descreveram quais a provas que eles abordaram dentro da sua realidade escolar. Concluímos que os professores abordagem o conteúdo de atletismo na escola utilizando os recursos que estão a sua disposição e realizando diversas adaptações de espaço para o desenvolvimento das provas de atletismo no contexto escolar, porém, foi observado que provas que exigem um pouco mais do uso técnica foram deixadas de lado pelos professores surgindo então uma necessidade de um recurso pedagógica como um guia, por exemplo, no sentindo de nortear futuros planejamentos para o desenvolvimento do atletismo escolar.
Abstract: Some athletics events such as running, jumping, throwing and throwing were already known movements in prehistory for the purpose of survival. In the school context, athletics proves to be a successful physical education content, involving male and female students in various physical events, enabling everyone to participate and respecting their biological individualities, making it possible to adapt to different school environments. Therefore, the objective of the study was to verify how teachers approach the content of athletics in schools that are part of the East Zone 2 district division in the final years of Elementary School. Twenty-seven physical education teachers who teach in the final years of elementary school participated in this study. The instrument used was an adapted questionnaire with 6 questions, of which 3 questions were open and the other 3 were closed and we used Discursive Textual Analysis (ATD) to analyze the data from which 2 categories emerged: Material Resources and Athletics Evidence from which teachers described which tests they covered within their school reality. We concluded that teachers approach athletics content at school using the resources at their disposal and making various space adaptations for the development of athletics events in the school context, however, it was observed that tests that require a little more technical use were left aside by teachers, resulting in a need for a pedagogical resource such as a guide, for example, in order to guide future planning for the development of school athletics.
Keywords: Esportes escolares
Professores de educação física
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA
???metadata.dc.subject.user???: Atletismo escolar
Educação Física
Professores
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação Física e Fisioterapia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação Física
Citation: LIMA, Antonio David Araújo. O atletismo no contexto escolar nos anos finais do ensino fundamental: a visão dos professores sobre a temática. 2024. 106 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia Tropical) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10505
Issue Date: 27-Mar-2024
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROD.EDUC_AntonioDavidLima_PROEF 18.83 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
DISS_AntonioDavidLima_PROEF.pdf 1.59 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.