???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10594
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLima, Emilson Frota de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8685351961748823eng
dc.contributor.advisor1Silva, Raimundo Nonato Pereira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7059404327451265eng
dc.contributor.referee1Soares, Pedro Paulo de Miranda Araújo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4171996571569105eng
dc.contributor.referee2Santos, Jonise Nunes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9566675010402027eng
dc.date.issued2022-11-24-
dc.identifier.citationLIMA, Emilson Frota de. Educação Escolar Indígena e cultura: uma etnografia das práticas pedagógicas nas escolas dos Anos Iniciais Munduruku na Terra Indígena Kwatá-Laranjal (AM). 2022. 90 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10594-
dc.description.resumoDe natureza etnográfica e com base em minha vida e vivência, busco analisar a relação entre a escolarização do povo Munduruku, do Território Indígena Kwatá-Laranjal (AM), e a contribuição desse evento para a cultura e para sua história. Problematizo, para fins de análise, se a educação escolar tem dialogado com a educação indígena/cultura e como os Munduruku percebem essas práticas pedagógicas. O objetivo geral é analisar como são percebidas (ressignificadas) as práticas pedagógicas nas escolas de séries iniciais. Esse questionamento segue um movimento de análise em que o olhar do pesquisador procura articular a dinâmica interna do campo formativo a partir da percepção dos sujeitos envolvidos nos diversos processos formativos educacionais. Por se tratar de uma pesquisa de natureza etnográfica, o estudo valeu-se da observação participante e da entrevista semiestruturada.eng
dc.description.abstractFrom an ethnographic perspective and based on my life and experience, I aim to analyze the relationship bteween the scholling of the Munduruku people, from the Kwatá-Laranjal Indigenous Territory (AM) and the contribution of this event to the culture and their history. For purposes of analysis, I question whether school education has a dialogue with indigenous education/culture and how the Munduruku people perceive these pedagogical practices. The general objective is to analyze how the pedagogical practices are perceived (re-signified) in the schools of the the initial series. This questioning follows a movement of analysis in which the researcher’s gaze seeks to articulate the internal dynamics of the training field from the perception of the subjects involved in the various educational trainning processes. As this is ethnographic researchm the study used participant observant and semi-structured interviews.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superioreng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/80587/DISS_EmilsonLima_PPGAS.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociaiseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Antropologia Socialeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEscolas indígenaspor
dc.subject.cnpqANTROPOLOGIAeng
dc.titleEducação Escolar Indígena e cultura: uma etnografia das práticas pedagógicas nas escolas dos Anos Iniciais Munduruku na Terra Indígena Kwatá-Laranjal (AM).eng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.description.sugestaoA dificuldade consistiu nos envios parcelados dos problemas identificados, o que ocasionou em retrabalhos que poderiam ser evitados.eng
dc.subject.userEducação escolar indígenapor
dc.subject.userCulturapor
dc.subject.userPráticas Pedagógicaspor
dc.subject.userKwata-Laranjalpor
Appears in Collections:Mestrado em Antropologia Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_EmilsonLima_PPGAS.pdf1.17 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.