???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10708
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Design de jogos digitais: um estudo de caso para auxiliar a didática da matemática no ensino fundamental I
Other Titles: Digital game design: a case study to help mathematics teaching in elementary school I
???metadata.dc.creator???: Ferreira, Samuel Soares 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Rocha, Augusto Cesar Barreto
???metadata.dc.contributor.referee1???: Mota, Sheila Cordeiro
???metadata.dc.contributor.referee2???: Vilela Junior, Dalton Chaves
???metadata.dc.description.resumo???: A integração de jogos digitais no ambiente educacional tem ganhado relevância, especialmente com o avanço das tecnologias aplicadas ao ensino. Os jogos digitais buscam oferecer uma abordagem inovadora para reforçar conceitos educacionais, tornando o aprendizado divertido e interativo. Este estudo organiza o desenvolvimento de um jogo digital voltado ao ensino de matemática utilizando categorias fundamentais do game design e da tétrade elementar. Essa abordagem permite uma compreensão integral dos elementos constituintes do jogo e das suas inter-relações. Assim, esta pesquisa busca responder aos desafios da educação contemporânea, ao adaptar as preferências da geração nativa digital e o ambiente escolar como uma solução viável. O desenvolvimento de um jogo digital no Roblox Studio visa reforçar o aprendizado das operações matemáticas (adição e subtração) para alunos do 1º ao 5º ano, transformando-os em protagonistas de uma narrativa interativa onde enfrentam desafios matemáticos. Utilizando um Game Design Document que detalha as mecânicas e dinâmicas do jogo, a proposta demonstra um caminho para fortalecer as habilidades matemáticas dos estudantes de maneira significativa oferecendo uma via de apoio aos professores, facilitando a compreensão de conceitos essenciais da disciplina, reforçando a importância dos jogos digitais no processo educacional.
Abstract: The integration of digital games in the educational environment has gained relevance, especially with the advancement of technologies applied to teaching. Digital games aim to offer an innovative approach to reinforce educational concepts, making learning fun and interactive. This study organizes the development of a digital game focused on teaching mathematics using fundamental game design categories and the tetrad element approach. This approach allows for an integrated understanding of the game's constituent elements and their interrelations. Thus, this research seeks to address the challenges of contemporary education by adapting the preferences of the digital native generation and the school environment as a viable solution. The development of a digital game in Roblox Studio aims to reinforce the learning of mathematical operations (addition and subtraction) for students from grades 1 to 5, transforming them into protagonists of an interactive narrative where they face mathematical challenges. Using a Game Design Document that details the mechanics and dynamics of the game, the proposal demonstrates a path to strengthen students' mathematical skills meaningfully, offering a support route for teachers and facilitating the understanding of essential concepts in the discipline, reinforcing the importance of digital games in the educational process.
Keywords: Jogos educativos
Jogos no ensino de matemática
Matemática - Estudo e ensino
???metadata.dc.subject.cnpq???: OUTROS: DESENHO DE PROJETOS
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Game design
Matemática
Educação
Gamificação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Tecnologia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Design
Citation: FERREIRA, Samuel Soares. Design de jogos digitais: um estudo de caso para auxiliar a didática da matemática no ensino fundamental I. 2024. 97 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10708
Issue Date: 28-Nov-2024
Appears in Collections:Mestrado em Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_SamuelFerreira_PPGD.pdf6.78 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.