???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10767
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMesquita, Verlene Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9518652995535493eng
dc.contributor.advisor1Menezes, Vanja Poty Sandes Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9549527388369255eng
dc.contributor.referee1Barros, Rosemara Staub de-
dc.contributor.referee2Bordin, Vanessa Banites-
dc.date.issued2023-08-25-
dc.identifier.citationMESQUITA, Verlene Ferreira. Atravessamentos Multicuturalista: de casa para a sala de aula. 2023. 62 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10767-
dc.description.resumoO presente artigo traz uma análise da trajetória da autora, sua relação com a educação, a arte, a dança, conectando informações das suas experiências com o multiculturalismo, e apontando alguns referenciais teóricos que discutem esta temática no ambiente escolar, e no que se refere a legislação que alteraram a LDBEN – a Lei 10.639/03 que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e culturas afro-brasileira, africanas e indígenas na educação básica. Porém, no decorrer da pesquisa, a autora recebeu o diagnóstico de burnout, o que acarretou mudanças no processo da pesquisa, visto a dificuldade em estruturar o raciocínio, compreender e desenvolver textos. Assim, resgata relatos vividos dentro do ambiente escolar, que se conectam ao multiculturalismo, e as diversas situações que um professor/professora passa em sala de aula, estruturando sua vivência, enquanto professora de artes de uma instituição pública de ensino. Ao entendermos que a escola deveria ser um espaço para todos, porém, infelizmente, percebemos muitas formas de violência, como machismo e preconceito racial, torna-se necessário trilhar um caminho que tenha o respeito como fundamento. Assim, conhecemos a jornada de descoberta de uma mulher negra, feminista, professora e artista, que teve que desacelerar e respeitar os limites do seu corpo. Apresenta algumas das referências do áudio visual que cooperaram nesse processo de identificação, como Emicida (2020) dirigido por Fred Ouro Preto, Sankofa (2020) obra dirigida por Rozane Braga. Da mesma forma, aporta referências bibliográficas como Scott (1990), Nicholson (1994), Freire (2019), Hooks (2017), Candau (2010), Pompino (2018), Sampaio (2015), Strazzacappa (2001).eng
dc.description.abstractThis article provides an analysis of the author's career and her involvement with education, art, and dance, connecting information from her experiences with multiculturalism and pointing out some theoretical references that discuss this issue in the school environment and with regard to the legislation that altered the LDBEN - Law 10.639/03, which establishes the compulsory teaching of Afro-Brazilian, African, and indigenous history and cultures in basic education. However, during the course of the research, the author was diagnosed with burnout, which led to changes in the research process given the difficulty in structuring reasoning, understanding and developing texts. In this way, she recalls stories she has experienced in the school environment, which are connected to multiculturalism and the various situations that a teacher goes through in the classroom, structuring her experience as an arts teacher at a public school. When we understand that school should be a space for everyone, but unfortunately we see many forms of violence, such as sexism and racial prejudice, it becomes necessary to follow a path that has respect as its foundation. This is how we learn about the journey of discovery of a black woman, feminist, teacher, and artist who had to slow down and respect the limits of her body. It presents some of the audiovisual references that helped in this identification process, such as Emicida (2020) directed by Fred Ouro Preto, Sankofa (2020) directed by Rozane Braga. It also provides bibliographical references such as Scott (1990), Nicholson (1994), Freire (2019), Hooks (2017), Candau (2010), Pompino (2018), Sampaio (2015) and Strazzacappa (2001).eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/82598/ITEM%20INDISPON%c3%8dVEL%20-%20Solicite%20c%c3%b3pia.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/83316/DISS_VerleneMesquita_PROFARTES.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Arteseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Arteseng
dc.rightsAcesso Embargado-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectDança na educaçãopor
dc.subjectDança na artepor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTESeng
dc.titleAtravessamentos Multicuturalista: de casa para a sala de aulaeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userDançapor
dc.subject.userEscolapor
dc.subject.userMulticulturalismopor
dc.subject.userEducaçãopor
dc.subject.userArtepor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_VerleneMesquita_PROFARTES.pdf452.68 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.