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???metadata.dc.type???: Tese
Title: “Nada será como antes”: legados do indigenismo religioso no Brasil
Other Titles: “Nothing will be like before”: legacies of religious indigenism in Brazil
“Nada volverá a ser igual”: legados del indigenismo religioso en Brasil
???metadata.dc.creator???: Silveira, Diego Omar da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Basini Rodriguez, José Exequiel
???metadata.dc.contributor.referee1???: Ortolan, Maria Helena
???metadata.dc.contributor.referee2???: Santos, Gilton Mendes dos
???metadata.dc.contributor.referee3???: Santos, Sérgio Ricardo Coutinho dos
???metadata.dc.contributor.referee4???: Athias, Renato Monteiro
???metadata.dc.description.resumo???: Do impulso missionário de meados do século XIX à construção de um indigenismo crítico entre os grupos religiosos, um século mais tarde, o conceito de missão foi amplamente revisto nos campos da teologia e da pastoral. Os impactos desse processo, tornaram-se visíveis na América Latina a partir do Concílio Vaticano II, quando um conjunto de transformações eclesiais impulsionou também a gestação de organismos específicos, no interior da Igreja Católica e das igrejas protestantes, para tratar da questão indígena. No Brasil, órgãos como a Operação Anchieta – atualmente Operação Amazônia Nativa (OPAN), o Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e o Centro Ecumênico de Documentação e Informação (CEDI), criados entre o final dos anos 1960 e o início da década de 1970, impulsionaram importantes transformações nas bases dos projetos missionários e articularam uma vasta rede de agentes institucionais (eclesiásticos e leigos) na defesa da autodeterminação dos povos indígenas, seus direitos à terra e à cultura. A presente tese propõe uma investigação acerca do papel das Igrejas cristãs na emergência do indigenismo alternativo durante a ditadura civil-militar brasileira, bem como busca refletir sobre os processos de arquivamento e construção da memória e da autoimagem de toda uma geração de militantes que, para além da produção acadêmica, ocupam um lugar central na história do pensamento social brasileiro.
Abstract: From the missionary impulses of the mid-19th century to the construction of a critical indigenism among religious groups a century later, the concept of mission has been widely revisited in the fields of theology and of pastoral office. The impacts of this process have become visible in Latin America starting from the Second Vatican Council, when a group of ecclesiastic transformations in the Catholic Church and in protestant churches drove them towards creating specific organizations to discuss the matter of indigenous peoples. In Brazil, organs such as Operação Anchieta – currently Operação Amazônia Nativa(OPAN), Conselho Indigenista missionário (CIMI) and Centro Ecumê-nico de Documentação e Informação (CEDI), created between the end of the 1960s and the beginning of the 1970s, propelled important transformations in the foundations of missionary projects and articulated a vast network of institutional agents (ecclesiastic and lay) in the defense of self-determination of indigenous peo-ples, their rights to land and culture. The present thesis proposes an investigation about the role of Christian Churches in the emergence of an alternative indigenism during the Brazilian civil-military dictatorship, as well as reflecting on the processes of archiving and the construction of memory and self-image of an entire generation of militants that occupy a central role in the history of Brazilian social thinking beyond academia.
Desde el impulso misionero de mediados del siglo XIX hasta la construcción de un indigenismo crítico entre los grupos religiosos, un siglo más tarde, el concepto de misión fue ampliamente revisado en los campos de la teología y la pastoral. Los impactos de este proceso se tornaron visibles en América Latina a partir del Concilio Vaticano II, cuando un conjunto de transformaciones eclesiales impulsó también la gestación de organismos específicos, al interior de la Iglesia Católica y de las iglesias protestantes, para tratar la cuestión indígena. En Brasil, organizaciones como Operación Anchieta – actualmente Operación Amazonia Nativa (OPAN), el Consejo Indigenista Misionero (CIMI) y el Centro Ecuménico de Documentación e Información (CEDI), creados entre finales de los años 1960 e inicios de la década de 1970, impulsaron importantes transformaciones en la base de los proyectos misioneros y articularon una vasta red de agentes institucionales (eclesiásticos y laicos) en defensa de la autodeterminación de los pueblos indígenas, sus derechos a la tierra y a la cultura. La presente tesis propone una investigación acerca del papel de las Iglesias cristianas en la emergencia del indigenismo alternativo durante la dictadura cívico-militar brasilera, bien como busca reflexionar sobre los procesos de archivamientos y construcción de la memoria y de la autoimagen de toda una generación de militantes que, más allá de la producción académica, ocupan un lugar central en la historia del pensamiento social brasilero.
Keywords: Indígenas - Religião e mitologia
Indígenas da América do Sul - Missões
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA
???metadata.dc.subject.user???: Indigenismo religioso
Legados
Arquivos
Memórias
Autoimagens
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Antropologia Social
Citation: SILVEIRA, Diego Omar da. “Nada será como antes”: legados do indigenismo religioso no Brasil. 2024. 249 f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10781
Issue Date: 26-Apr-2024
Appears in Collections:Doutorado em Antropologia Social

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