???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10790
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMagalhães, Thales Pessoa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1211468017837377eng
dc.contributor.advisor1Teles, Nayana Cristina Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8376255767367217eng
dc.contributor.advisor-co1Silva, Fabrício Valentim da-
dc.contributor.referee1Guesdon, Isabel dos Reis-
dc.contributor.referee2Silva, Adriano Valentin da-
dc.date.available2999-12-31-
dc.date.issued2024-05-03-
dc.identifier.citationMAGALHAES, Thales Pessoa. Pesquisas em ensino de botânica e sua (des)valorização no espaço acadêmico: um estudo de teses e dissertações defendidas no Brasil - 2002 a 2022. 2024. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10790-
dc.description.resumoA Botânica é uma das áreas pertencentes à Biologia, que tem como objetivo compreender os vegetais, tais organismos apresentam significativas atribuições que permeiam dos aspectos ecológicos aos sociais. O processo relacionado ao Ensino de Botânica é extremamente importante, principalmente em um cenário mundial em que há forte inclinação para a destruição da biodiversidade florística, podendo o Ensino de Botânica auxiliar na redução de tal problemática, possibilitando a formação de um sujeito crítico. Entretanto, a literatura frequentemente aponta que o Ensino de Botânica sofre com a apatia dos estudantes, tendo em vista que geralmente é realizado de forma descontextualizada e pela apresentação sistemática de diversos termos científicos, que desencadeiam a dificuldade da aprendizagem. Há um fenômeno conhecido como impercepção botânica, que retrata a predileção dos estudantes por outras áreas da biologia, se contrastada à Botânica, tal fenômeno ainda aponta que as plantas passam frequentemente a ser despercebidas nos ambientes, tidas como inferiores aos animais. Tendo em vista os pontos suscitados, o presente estudo teve como objetivo analisar a produção de teses e dissertações brasileiras relacionadas ao Ensino de Botânica no Brasil no período de 2002 a 2022. Para alcançar o objetivo proposto, optou-se por um estudo de revisão, que nos permite mapear os aspectos mais favorecidos e os mais preteridos nas publicações relacionadas à determinada área do conhecimento, possibilitando traçar novos caminhos que podem orientar novas pesquisas. Sendo assim, foram adotados dois descritores: “Ensino de Botânica” e “Ensino de Botânica na Amazônia”, no banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Dados (BDTD). Adotando os critérios de inclusão e exclusão propostos para este estudo foram encontradas ao todo 98 pesquisas, entre teses e dissertações. A região Norte apresentou o pior quantitativo, com apenas oito produções, em contrapartida, a região Sudeste apresentou 39 produtos acadêmicos. As únicas regiões que possuem teses relacionadas ao Ensino de Botânica é o Sudeste e o Sul, as demais, apenas dissertações. Em relação aos Programas de Pós-graduação (PPGs), é expressiva a contribuição de Mestrados Profissionais, em especial o ProfBio, no interesse de amenizar os impactos da Negligência Botânica. Além disso, notou-se que muitos dos estudos relacionados acabam sendo desenvolvidos com estudantes do Ensino Médio, sendo preteridos estudos com a Educação Infantil e com outras modalidades, como a Educação de jovens e Adultos (EJA). As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste apresentaram por meio de suas pesquisas interesse em desenvolver estratégias metodológicas para facilitar o ensino-aprendizagem, já o Sudeste e o Sul se destacaram por buscarem compreender as dificuldades na formação dos professores em relação à Botânica. Além disso, em todas as regiões notou-se um favorecimento das angiospermas, em relação aos demais táxons. Conclui-se que para superarmos os desafios da negligência botânica, é importante a expansão de pesquisas relacionadas ao processo de formação dos professores e sobre as dificuldades dos professores atuantes, permitindo a concretização da Alfabetização Biológica dos indivíduos.eng
dc.description.abstractBotany is one of the areas belonging to Biology, which aims to understand plants, such organisms, which have significant attributions that permeate both ecological and social aspects. The process related to the Teaching of Botany is extremely important, especially in a global scenario where there is a strong tendency towards the destruction of floristic biodiversity, and the Teaching of Botany can help to reduce such problems, enabling the formation of a critical subject. However, the literature often points out that the Teaching of Botany suffers from student apathy, given that it is generally carried out in a decontextualized way and through the systematic presentation of several scientific terms, which trigger learning difficulties. There is a phenomenon known as botanical imperception, which portrays the predilection of students for other areas of biology, when contrasted with Botany, this phenomenon also points out that plants often go unnoticed in the environments, or as inferior to animals. In view of the points raised, the present study aimed to analyze the production of Brazilian theses and dissertations related to Botany Teaching in Brazil from 2002 to 2022. To achieve the proposed objective, a review study was chosen, which allows us to map the most favored and most neglected aspects in publications related to a given area of knowledge, making it possible to trace new paths that can guide further research. Therefore, two descriptors were adopted “Botany Teaching” and “Botany Teaching in the Amazon”, in the database of the Brazilian Digital Data Library (BDTD). Adopting the inclusion and exclusion criteria proposed for this study, a total of 98 researches were found, including theses and dissertations. The North region had the worst quantity, with only 8 productions, on the other hand, the Southeast region presented 39 academic products. The only regions that have theses related to Botany Teaching are the Southeast and the South, the others, only dissertations. Regarding Postgraduate Programs (PPGs), the contribution of Professional Masters is significant, especially ProfBio, in the interest in mitigating the impacts of Botanical Negligence. In addition, it was noted that many of the related studies end up being developed with high school students, with studies with Early Childhood Education and other modalities, such as Youth and Adult Education (EJA) being overlooked. The North, Northeast and Central-West regions showed, through their research, an interest in developing methodological strategies to facilitate teaching and learning, while the Southeast and South stood out for seeking to understand the difficulties in teacher training in relation to Botany. In addition, in all regions, a favoritism was noted, in relation to other taxa. It is concluded that in order to overcome the challenges of botanical neglect, it is important to expand research related to the teacher training process and the difficulties faced by active teachers, allowing the achievement of Biological Literacy among individuals.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/82912/ITEM%20INDISPON%c3%8dVEL%20-%20Solicite%20c%c3%b3pia.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Embargado-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectBotânica - Estudo e Ensinopor
dc.subjectBotânica - Conhecimentos e aprendizagempor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOeng
dc.titlePesquisas em ensino de botânica e sua (des)valorização no espaço acadêmico : um estudo de teses e dissertações defendidas no Brasil - 2002 a 2022eng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3613-6896eng
dc.subject.userEnsino de Botânicapor
dc.subject.userNegligência Botânicapor
dc.subject.userCegueira Botânicapor
dc.subject.userEstudo de Revisãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ITEM INDISPONÍVEL - Solicite cópia.pdf82.17 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.