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A formação inicial de professores/as para atuação em escolas do campo com classes multisseriadas em Parintins-AM
A pesquisa, intitulada A formação inicial de professores/as para atuação em escolas do campo com classes multisseriadas em Parintins-AM, é resultado de inúmeras inquietações que surgiram no decorrer do processo de formação no curso de pedagogia no CESP/UEA e durante atuação profissional enquanto professor substituto no curso de pedagogia do ICSEZ/UFAM, diante das inquietações surgiu o seguinte problema de pesquisa: Como ocorre o processo de formação inicial de professores/as para o exercício ...
Família e Inclusão: o Programa de Apoio Educacional Especializado do NEPPD/PROEXT/UFAM
O papel da família tem sido cada vez mais ressaltado, no sentido de ser parceira vital no processo de integração social e escolar da pessoa com deficiência. O presente trabalho intitulado “Família e Inclusão: O Programa de Apoio Educacional Especializado do NEPPD/PROEXT/UFAM”, tem por objetivo geral analisar os dispositivos conceituais históricos, legais e políticos das famílias com crianças com deficiência atendidas pelo Programa de Apoio Educacional Especializado – PAEE/PROEXT. No intuito d...
Realidade e perspectivas para a educação inclusiva de alunos com potencial para altas habilidades/superdotação na cidade de Manaus
No contexto educacional atual, a prática educativa confronta-se com duas realidades distintas: a construção sócio-histórica em que as oportunidades e direitos são oferecidos para poucos, gerando discriminação e exclusão sócio-educacional; e o desafio da educação inclusiva, que respeita a diversidade e visa oportunizar situações de aprendizagem a todos os educandos, de acordo com suas necessidades individuais, respeitando e valorizando a diferença como uma característica inerente ao ser humano...
Políticas de Inclusão Escolar no Município de Tabatinga-AM: o que nos diz a Secretaria Municipal de Educação
A presente pesquisa tem por temática “Políticas de Inclusão Escolar no Município de Tabatinga-AM: O que nos diz a Secretaria Municipal de Educação”. A pergunta que gerou esta pesquisa consistiu em saber se os marcos políticos-legais da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva está sendo operacionalizados no Município de Tabatinga-AM? E como objetivo geral, visou analisar os marcos políticos-legais e a implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusi...
Creches Casulo no Amazonas: infância, história e educação, 1979-1999
Esta tese apresenta uma pesquisa histórica sobre as Creches Casulo, da Legião Brasileira de Assistência (LBA) no Amazonas, entre os anos de 1979, data da inauguração da primeira creche do Estado, e 1999, período determinado pela LDB 9394/96 para a transferência de creches da Assistência Social para a Educação. Parte-se da premissa de que o contexto de surgimento dessas creches foi de operacionalização de projetos para atendimento em massa de crianças entre 0 e 6 anos de idade, executados...
A constituição formativa de um professor do ensino público : recorte de suas vivências profissionais
A presente pesquisa trata-se de uma narrativa (auto)biográfica, onde busco narrar a minha trajetória acadêmica e profissional no ensino público no Estado do Amazonas, a qual foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), na Linha de Pesquisa 3: Formação e Práxis do(a) Educador(a) Frente aos Desafios Amazônicos. Surge a partir do seguinte questionamento: como se constituiu o meu processo formativo de pedagogo na articulação e...
A interculturalidade dialógica no currículo de linguagens da educação escolar munduruku: a ascensão da literatura indígena
O objetivo geral desta tese é apresentar uma proposta de aprimoramento do currículo de linguagens da educação escolar munduruku, numa perspectiva intercultural, para atender às necessidades socioculturais e etnolinguísticas do povo munduruku. Esta pesquisa é orientada pelo método dialógico, desenvolvido, sobretudo, por Mikhail Bakhtin (2003), Valentin Volóchinov (2017) e Pável Medviédev (2012). Como técnica, esta investigação contou com a etnografia dialógica – com base no método dialógico – ...
A EJA e o ensino noturno apagados das políticas públicas do Município de Manaus
Na década de 2010, alguns fenômenos coincidiram na rede municipal de ensino de Manaus: o fechamento de turmas do turno noturno das escolas municipais, a substituição do ensino fundamental noturno pela modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), a implementação e consolidação da gestão empresarial de resultado na Secretaria Municipal de Educação. Tendo em vista esse contexto, a presente dissertação de mestrado apresenta o resultado de uma pesquisa que teve por objetivo geral analisar o p...
Acesso, permanência e práticas pedagógicas na escolarização de crianças com autismo na Educação Infantil de Parintins/AM
Este trabalho versa sobre o acesso, permanência e as práticas pedagógicas de professores na escolarização de crianças com transtorno do espectro autista no município de Parintins/AM. Enquanto objetivo, busca-se analisar como ocorre o processo de escolarização de crianças com autismo na educação infantil na referida localidade. Delineou-se, então, os seguintes objetivos: investigar o acesso e a permanência da criança com autismo na educação infantil; conhecer como ocorre a articulação pedagógi...
O Programa Ensino Médio Inovador nas escolas públicas estaduais em Manaus: concepções em jogo e promessas não cumpridas
Este estudo está inserido na linha 2 – Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, analisa o “Programa Ensino Médio Inovador”, no sistema estadual de ensino de Manaus, no período de 2012 a 2017. A pesquisa foi financiada pelo CNPq, teve como pressuposto epistemológico o materialismo histórico-dialético, no qual a compreensão da realidade histórica do homem é condição inicial de apreensão tanto da unidad...
O Processo de inclusão em escola de assentamento em Presidente Figueiredo-AM: um estudo na perspectiva da equidade e dos direitos humanos
Este estudo investigou como tem ocorrido o processo de implementação da educação inclusiva na escola do Assentamento Uatumã, localizada em Presidente Figueiredo-AM, considerando o que preconiza a Organização das Nações Unidas, por meio da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A escolha da Escola Municipal Hugo Castelo Branco como local do estudo se deve ao fato de ser a instituição central do assentamento Uatumã. Nesse sentido, o objeto geral do estudo é compreender como se dão os proces...
A Realidade das classes multisseriadas em uma escola da comunidade Quilombola na modalidade remota no município de Barreirinha, Amazonas, Brasil (2021- 2022)
A pesquisa intitulada “A Realidade das Classes Multisseriadas em uma Escola da Comunidade Quilombola na Modalidade Remota no Município de Barreirinha, Amazonas, Brasil” (2021- 2022), foi realizada ao abrigo do PPGE/ UFAM Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas, curso de mestrado/apoio CAPES. Foi desenvolvida no contexto da escola da comunidade Boa Fé, localizada no Distrito Quilombola do rio Andirá, localidade pertencente ao Município de Barreirinha no Amazonas, a 330 Km...
Programa incluir e as ações implementadas na Educação Superior na UFAM - Manaus
A educação é um direito constitucionalmente assegurados a todos os residentes no Brasil e uma obrigação do Estado, que deve promovê-lo de forma equânime, sem quaisquer formas de discriminação ou distinção. Contudo, as minorias acabam enfrentando uma série de barreiras que impossibilitam a fruição desse direito de forma plena. Isso é ainda mais verdadeiro quando se trata do acesso e permanência das pessoas com deficiência ao sistema de ensino. Mesmo com alguns avanços significativos nessa sear...
Entre a realidade e a Ilusão do Ensino Remoto em Moçambique – perceções e contextos. caso da Universidade Licungo
Com o surgimento da COVID-19, no final ano de 2019, e sua proliferação em 2020, surgiram dificuldades de adequação ao ‘novo normal’ em diversos setores, dentre eles, o da educação, que exigiu tanto dos alunos, quanto dos professores e de toda a comunidade escolar adaptações para a nova modalidade de ensino, o Ensino Remoto. Articulado às nossas vivências, experiências e ao fato de que as Tecnologias Digitais vêm tomando o seu lugar no mundo, indagamos nessa pesquisa: Como a formação inicial e...
O que dizem os estudantes com altas habilidades/superdotação sobre suas relações no ambiente escolar?
Nesse estudo visamos conhecer a percepção de estudantes com características de altas habilidades/superdotação (AH/SD) em relação ao seu ambiente escolar. Participaram 15 estudantes com características para as altas habilidades/superdotação, entre 6 e 16 anos, sendo cinco meninas. Como método para a recolha de dados utilizamos a técnica do grupo focal, que aconteceu em três encontros com duração média de 60 minutos. Os encontros foram realizados por seguimento escolar — Ensino Fundamental; ...
A política de formação de professores na área de letras-japonês em universidades públicas federais/nacionais no contexto da internacionalização universitária : Um estudo comparado Brasil/Romênia com foco na atuação de agências com vínculo governamental japonesas
O presente trabalho objetivou analisar o modo de atuação de agências japonesas com vínculo governamental na política envolvendo a formação e atuação dos docentes das licenciaturas públicas de letras-japonês federais/nacionais no Brasil e na Romênia. Pesquisas anteriores, de Nye (2004) e Sá (2018), revelam esta atuação como um modo de aumentar o soft power do Japão. Seguiu-se o caminho da pesquisa comparada em Educação, com base em Bray (2000), ancorada na abordagem dialética (KOSIK, 1969...
Política dos territórios etnoeducacionais no amazonas: perspectiva para efetivação da Educação Escolar Indígena
A presente tese foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. A pesquisa teve como tema, Política dos Territórios Etnoeducacionais no Amazonas: Perspectiva para efetivação da Educação Escolar Indígena. A escolha do tema foi instigada a partir da experiência como pesquisadora, professora indígena e ativista indígena em prol da Educação Escolar Indígena. A problemática da tese buscou investigar o não cumprimento dos direitos dos povos indígenas à...
A autoeficácia docente perante as práticas inclusivas de aprendizagem no Ensino Fundamental I
A autoeficácia docente é a avaliação que o(a) professor(a) faz das suas próprias capacidades tanto para ensinar como para motivar todos os alunos nesse processo, independentemente das dificuldades que cada um deles possa apresentar. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é analisar a percepção dos professores, a partir de suas crenças, sobre sua competência na implementação de práticas inclusivas no Ensino Fundamental I em escolas da rede pública na Zona Oeste de Manaus. Este estudo trata, p...
O Grêmio Estudantil como instância de participação na gestão escolar: estudo no CETI/Humaitá-AM
A pesquisa analisou a constituição do grêmio estudantil como instância de participação na gestão escolar no contexto do Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) no município de Humaitá-Amazonas. O processo de construção deste trabalho fundamentou-se numa abordagem qualitativa e teve como objetivo compreender o processo de implantação do grêmio estudantil e sua atuação na gestão escolar. O estudo partiu das políticas públicas educacionais a partir da década de 1990, aprofundou os fundame...
Potencialidades do trabalho colaborativo nas práticas investigativas em educação matemática durante o estágio supervisionado de estudantes indígenas
Se, nos tempos atuais, realizar atividades formativas nos Cursos de Licenciatura é um processo repleto de obstáculos, isso é ainda mais presente na Formação Inicial de Professores Indígenas. É nessa direção, portanto, que se encaminhou a nossa pesquisa, na discussão da problemática envolvendo a formação inicial de professores que ensinam Matemática nos contextos indígenas. Assim, como objeto de estudo, elegemos investigar as possíveis potencialidades do Trabalho Colaborativo no desenvolviment...
- 393 UFAM
- 293 Dissertação
- 100 Tese
- 129 2020 - 2023
- 195 2010 - 2019
- 66 2000 - 2009
- 2 1997 - 1999
- 14 2900 - 2999
- 91 2013 - 2099