???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10920
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRolleri, Maria Isabel Menezes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6522567524145987eng
dc.contributor.advisor1Dolzane, Maria Ione Feitosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5587361522839707eng
dc.contributor.referee1Lemos, Radamés Gonçalves de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0558426291347709eng
dc.contributor.referee2Dal Molin, Beatriz Helena-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3457465179465183eng
dc.date.issued2025-03-28-
dc.identifier.citationROLLERI, Maria Isabel Menezes. Desigualdades de moradias e o ensino da Matemática: uma visão de aprendência de sólidos geométricos. 2025. 133 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10920-
dc.description.resumoEste projeto de intervenção está envolto na temática desigualdades, pobreza e educação cujo conteúdo se dará pelas lentes de estudantes da escola pública através da produção e análise de imagens que possam denunciar a desigualdade de moradias nas aulas de Matemática. Originado da observação nas práticas interventivas do Programa PROEXT-PG (Programa de Extensão Universitária da Pós-graduação), resultante da Portaria Conjunta CAPES/SESU Nº 1, de 8 de novembro de 2023, o objetivo é promover a problematização do ensino da Matemática nas aulas dos estudantes de Ensino Fundamental II, relacionando Sólidos Geométricos com as desigualdades de moradias em uma escola pública do Amazonas. A metodologia é baseada na Filosofia da diferença que tem a cartografia como recursos para mapear processos. A abordagem rejeita a ideia de uma estrutura hierárquica fixa e linear, em vez disso, adota uma visão rizomática, composta por múltiplos pontos de conexão e ramificações, onde não há um ponto central dominante. Essa concepção permite explorar conexões não óbvias e complexas entre diferentes elementos e processos. Desse modo, a investigação inclui mapeamento da comunidade e escola, com aplicação da metodologia ativa (ABP) Aprendizagem Baseada em Projetos. Esperamos com a pesquisa-intervenção fazer emergir a possibilidade de integração do ensino de Matemática a contextos reais, incentivando a problematização e a reflexão crítica sobre desigualdades sociais.eng
dc.description.abstractThis intervention project is surrounded by the theme of inequalities, poverty and education, the content of which will be seen through the lens of public school students through the production and analysis of images that can denounce housing inequality in Mathematics classes. Originating from observation in the intervention practices of the PROEXT-PG Program (Postgraduate University Extension Program), resulting from Joint Ordinance CAPES/SESU No. 1, of November 8, 2023, the objective is to promote the problematization of Mathematics teaching in classes of Elementary School II students, relating Geometric Solids to housing inequalities in a public school in Amazonas. The methodology is based on the Philosophy of Difference, which uses cartography as resources for mapping processes. The approach rejects the idea of a fixed and linear hierarchical structure, instead adopting a rhizomatic view, composed of multiple connection points and branches, where there is no dominant central point. This conception allows exploring non-obvious and complex connections between different elements and processes. Therefore, the investigation includes mapping the community and school, with the application of the active methodology (ABP) Project Based Learning. We hope with intervention research to emerge the possibility of integrating Mathematics teaching into real contexts, encouraging problematization and critical reflection on social inequalities.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/84635/DISS_MariaIsabelRolleri_PPGECIM.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemáticaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subject.cnpqCiências exatas e da terraeng
dc.titleDesigualdades de moradias e o ensino da Matemática: uma visão de aprendência de sólidos geométricoseng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userDesigualdadepor
dc.subject.userMoradiaspor
dc.subject.userSólidos geométricospor
dc.subject.userAprendizagem baseada em projetospor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_MariaIsabelRolleri_PPGECIM.pdf 9.91 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.