???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10944
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O ambiente natural na formação da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
???metadata.dc.creator???: Lima, Samara de Oliveira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Carlos Augusto da
First advisor-co: Norte Filho, Antônio Antônio Ferreira do
???metadata.dc.contributor.referee1???: Norte, Naira Neila Batista de Oliveira
???metadata.dc.contributor.referee2???: Gonçalves, Vinícius Verona Carvalho
???metadata.dc.contributor.referee3???: Costa, Mônica Suani Barbosa da
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa intitulada: O Ambiente Natural na Formação da Criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA), tendo como local da pesquisa o CMEI Professora Maria Bráz Viegas, localizada na cidade de Manaus, Conj. Nova Cidade, onde buscou-se entender como a criança com TEA tem a adequada formação através do ambiente natural, qual a melhor a técnica de ensino mais apropriada pra essa criança com TEA, quanto à pesquisa de campo, os sujeitos/participantes foram 7 crianças com TEA, do CMEI Professora Maria Braz Viegas, seus respectivos responsáveis, 3 professoras do CMEI Professora Maria Braz Viegas e a Gestora do CMEI, no período de junho de 2022 a dezembro de 2024. Para que uma criança com TEA tenha um desenvolvimento adequado através do uso da natureza, é necessário utilizar as técnicas de ensino mais apropriadas, há necessidade das escolas trabalharem com mais intensidade o Ambiente Natural, em especifico elementos extraídos da Natureza, principalmente utilizando as técnicas de ensinos voltadas para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), percebeu-se a importância do Ambiente Natural para evolução da criança com TEA, pois entende-se que essas crianças com TEA apresentam as suas especificidades, como descreve a definição da própria palavra, Autismo como: “autos” (palavra grega) que significou “próprio”. No decorrer da pesquisa entendeu-se que através das literaturas estudadas e da coleta de dados da pesquisa, foram encontradas diversas técnicas de ensino utilizando o ambiente Natural, é de extrema relevância conhecer essas técnicas e assim utilizar a mais adequada para criança com TEA, pelo qual não só contribuirá para esse público alvo, mas também para todo o contexto escolar.
Abstract: The research entitled: The Natural Environment in the Formation of Children with Autism Spectrum Disorder (ASD), with the research location being the CMEI Professor Maria Bráz Viegas, located in the city of Manaus, Conj. Nova Cidade, where we sought to understand how children with ASD have adequate training through the natural environment, what is the most appropriate teaching technique for this child with ASD, as for field research, the subjects/participants were 7 children with TEA, from CMEI Professor Maria Braz Viegas, their respective guardians, 3 teachers from CMEI Professor Maria Braz Viegas and the CMEI Manager, from June 2022 to December 2024. For a child with ASD to have adequate development through the use of nature, it is necessary using the most appropriate teaching techniques, there is a need for schools to work more intensively on the Natural Environment, specifically elements extracted from Nature, mainly using teaching techniques aimed at children with Autism Spectrum Disorder (ASD), the importance of of the Natural Environment for the evolution of children with ASD, as it is understood that these children with ASD present their specificities, as described by the definition of the word itself, Autism as: “autos” (Greek word) which meant "own". During the research it was understood that through the literature studied and the collection of research data, several teaching techniques were found using the Natural environment, it is extremely important to know these techniques and thus use the most appropriate one for children with ASD, at the same time which will not only contribute to this target audience, but also to the entire school context.
Keywords: Autismo em crianças - Pesquisa
Transtornos do espectro autista em crianças
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciencias do Ambiente
???metadata.dc.subject.user???: Fundamentação
Ambiente Natural
TEA
Tecnica de Ensino
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Centro de Ciências do Ambiente
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia
Citation: LIMA, Samara de Oliveira. O ambiente natural na formação da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2025. 73 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10944
Issue Date: 13-May-2025
Appears in Collections:Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_SamaraLima_PPGCASA.pdf 3.15 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.