???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10989
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNeves, Elizângela Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3989906081697711eng
dc.contributor.advisor1Lopes, Valter Frank de Mesquita-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1565384722921188eng
dc.contributor.referee1Suzuki, Clarissa Lopes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9868131540022838eng
dc.contributor.referee2Nascimento, Maria Evany do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1578488589056350eng
dc.date.issued2025-03-13-
dc.identifier.citationNEVES, Elizângela Oliveira. A influência do grafite nos processos criativos individuais e coletivos dos alunos do 8º ano do ensino fundamental II em uma escola pública de Manaus: um estudo mediado pela arte de Mia Montreal. 2025. 124 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2025.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10989-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo observar se o apoderamento das técnicas e processos criativos de uma artista/grafiteira de Manaus, Mia Montreal, pode exercer influência significativa sobre os processos criativos, inicialmente individuais e posteriormente coletivos, utilizando a linguagem do grafite, dos alunos do 8º ano do ensino fundamental II em uma escola da rede pública na cidade de Manaus. A observação baseia-se em reflexões de Ana Mae Barbosa, Bell Hooks, Edith Derdyk, Ivone Richter, Rita L. Irwin, Cecília Almeida Salles, Fayga Ostrower, no depoimento do artista pixador Cripta Djan e na contribuição de Luís Fernando Lazzarin. A metodologia utilizada para a produção de painéis coletivos é a A/r/tografia. A pesquisa segue princípios que combinam análises qualitativas, como a interpretação crítica das práticas artísticas e avaliação dos impactos dessas práticas. Os possíveis resultados esperados são a construção de novas maneiras de pensar e entender que o fazer artístico resulta de reflexão, do próprio processo de criação e da interação com os colegas de turma, além de expressar-se por meio da Arte, criando coletivamente e reconhecendo-se como parte integrante da obra realizada, ainda que esta seja coletiva. Isso permite uma compreensão profunda e multifacetada do objeto de estudo, assegurando que a investigação não só enriqueça a produção artística, mas também contribua significativamente para o campo acadêmico.eng
dc.description.abstractThe present research aims to observe whether the empowerment of the creative techniques and processes of an artist/graffiti artist from Manaus, Mia Montreal, can exert a significant influence on the creative processes, initially individual and later collective, using the language of graffiti, of students of the 8th grade of elementary school II in a public school in the city of Manaus. The observation is based on reflections by Ana Mae Barbosa, Bell Hooks, Edith Derdyk, Ivone Richter, Rita L. Irwin, Cecília Almeida Salles, Fayga Ostrower, on the testimony of the pixador artist Cripta Djan and on the contribution of Luís Fernando Lazzarin. The methodology used for the production of collective panels is A/r/tography. The research follows principles that combine qualitative analyses, such as the critical interpretation of artistic practices and evaluation of the impacts of these practices. The possible expected results are the construction of new ways of thinking and understanding that artistic making results from reflection, from the creation process itself and from interaction with classmates, in addition to expressing oneself through Art, creating collectively and recognizing oneself as an integral part of the work carried out, even if it is collective. This allows for a deep and multifaceted understanding of the object of study, ensuring that the investigation not only enriches artistic production but also contributes significantly to the academic field. Keywords: graffiti; creative process; urban art; collective project; elementary school.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superioreng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/85587/DISS_Eliz%c3%a2ngelaNeves_PROFARTES.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Arteseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Arteseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectArtes - Estudo e ensinopor
dc.subjectArtes na educaçãopor
dc.subjectArte de ruapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESeng
dc.titleA influência do grafite nos processos criativos individuais e coletivos dos alunos do 8º ano do ensino fundamental II em uma escola pública de Manaus: um estudo mediado pela arte de Mia Montrealeng
dc.title.alternativeThe influence of graffiti on the individual and collective creative processes of students in the 8th grade of elementary school II in a public school in Manaus: a study mediated by the art of Mia Montrealeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8692-245Xeng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0009-0002-2083-497Xeng
dc.contributor.referee1orcid0000-0001-6161-2885eng
dc.contributor.referee2orcid0000-0002-5734-5531eng
dc.subject.userGrafitepor
dc.subject.userProcesso criativopor
dc.subject.userArte urbanapor
dc.subject.userProjeto coletivopor
dc.subject.userEnsino fundamentalpor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_ElizângelaNeves_PROFARTES.pdf11.03 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.