???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10994
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Narrativas docentes sobre práticas matemáticas nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas estaduais do município de Humaitá -AM |
???metadata.dc.creator???: | Chaves, Hitacyara Fabrício ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Santos, Jonatha Daniel dos |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Alencar, Edvonete Souza de |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Oliveira, Elrismar Auxiliadora Gomes |
???metadata.dc.description.resumo???: | A presente dissertação está vinculada à linha de pesquisa ‘Ensino das Ciências Exatas e Naturais’ do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Humanidades da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas dos docentes que ministram aulas de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Humaitá-AM. Para alcançar tal objetivo, a investigação se desdobra em três metas específicas: a) identificar, nas narrativas dos docentes, suas concepções sobre a disciplina de Matemática; b) examinar aspectos significativos dos processos formativos, tanto iniciais quanto continuados, dos professores de Matemática; e c) perceber as estratégias didáticas e atividades investigativas empregadas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. O estudo foi desenvolvido a partir de uma abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos de produção de dados com as entrevistas narrativas, que permitiram uma imersão nas vivências e experiências dos protagonistas docentes. O lócus da pesquisa abrange duas escolas da rede pública estadual de Humaitá, Amazonas, que atendem do 1º ao 5º ano. Como observação parcial, é presente nas narrativas as angústias, reflexões e ressignificação das identidades docentes ao longo de trajetória profissional, sobretudo ao considerar o envolvimento com propostas teóricas e metodológicas para o ensino de Matemática. Ainda, é possível perceber como as práticas matemáticas, por meio da experiência em sala de aula, vão se adaptando e sendo adaptadas aos ciclos escolares e aos diferentes contextos. |
Abstract: | The current dissertation is connected to the research line " Teaching of Natural Sciences and Mathematics" of the Graduate Program in Science and Humanities Education at the Federal University of Amazonas (UFAM). Its aim is to analyze the pedagogical practices of teachers who teach Mathematics in the early years of Elementary School in the municipality of Humaitá, Amazonas State. To achieve this objective, the research is structured around three specific goals: a) to identify, in the teachers' narratives, their conceptions of the subject of Mathematics; b) to examine significant aspects of the formative processes, both initial and ongoing, of Mathematics teachers; and c) to understand the didactic strategies and investigative activities employed in the teaching and learning processes of Mathematics. The study was developed using a qualitative approach, with narrative interviews as data collection tools, allowing for an immersion in the teachers' real experiences. The research was conducted in two public state schools in Humaitá, Amazonas, which offer grades 1 to 5. As a partial observation, the narratives reflect the teachers' anxieties, reflections, and re-signification of their professional identities over the course of their careers, particularly when considering their involvement with theoretical and methodological proposals for teaching Mathematics. Additionally, it is possible to observe how mathematical practices, through classroom experience, are adapted and reshaped to fit school cycles and various contexts. It was noted that many of the teachers' skills were learned during their initial training, including both content and pedagogical practices, which were mobilized throughout their professional development and shaped by various school situations, ongoing training, practical experiences, and exchanges of knowledge with colleagues. |
Keywords: | Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino Prática de ensino Professores - Formação |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA |
???metadata.dc.subject.user???: | Práticas matemáticas Formação docente Narrativas docentes Práticas pedagógicas |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades |
Citation: | CHAVES, Hitacyara Fabrício. Narrativas docentes sobre práticas matemáticas nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas estaduais do município de Humaitá -AM. 2025. 104 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2025. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10994 |
Issue Date: | 3-Mar-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISS_HitacyaraChaves_PPGECH.pdf | 1.31 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.