???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11015
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Educação Física e Interdisciplinaridade: primeiros passos para uma educação na perspectiva rizomática |
???metadata.dc.creator???: | Oliveira, Ralcilandia Carvalho de ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Amorim, Minerva Leopoldina de Castro |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Corrêa, Lionela da Silva |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Soares, Artemis de Araújo |
???metadata.dc.description.resumo???: | Esta pesquisa teve como tema a Educação Física e Interdisciplinaridade: primeiros passos para uma educação na perspectiva rizomática. Assim, a pesquisa se propôs a responder ao seguinte questionamento: como desenvolver a interdisciplinaridade nas aulas de Educação Física? O objetivo da pesquisa foi compreender a Educação Física interdisciplinar como uma possibilidade de ampliar o ensino para uma perspectiva rizomática, esclarecer o conceito de interdisciplinaridade, interpretar a concepção de professores sobre a interdisciplinaridade e sistematizar uma unidade didática interdisciplinar da Educação Física escolar como produto educacional. A pesquisa teve natureza qualitativa e utilizou como instrumento o grupo focal com os professores de Educação Física e demais componentes curriculares que se propuseram a participar. Ao todo, participaram 7 (sete) professores. O roteiro do grupo focal contou com perguntas abertas sobre sua formação acadêmica e tempo de atuação, além de questionamentos norteadores que colocavam a interdisciplinaridade no cerne da discussão. A reunião foi gravada em áudio e posteriormente transcrita. Para a realização da análise de conteúdo, utilizou-se a técnica de análise de unidades de significado proposta por Moreira, Simões e Porto (2005). Os resultados desta pesquisa indicam que os professores possuem conhecimento sobre a interdisciplinaridade e até a aplicam de maneira intradisciplinar e pontual; no entanto, está longe de ser um processo contínuo de superação da fragmentação disciplinar arraigada na escola e nos docentes. As causas apontadas para a não efetivação da proposta interdisciplinar são inúmeras, incluindo a burocracia do contexto escolar, o excesso de demandas, a falta de tempo e de recursos materiais. O produto educacional resultante desta pesquisa tematiza a Ginástica e pode ser acessado no repositório da UFAM e do ProEF. |
Abstract: | This research focused on Physical Education and Interdisciplinarity: first steps towards an education from a rhizomatic perspective. Thus, the research aimed to answer the following question: how to develop interdisciplinarity in physical education classes? The objective of the research was to understand interdisciplinary physical education as a possibility to expand teaching towards a rhizomatic perspective, clarify the concept of interdisciplinarity, interpret teachers' perceptions of interdisciplinarity, and systematize an interdisciplinary didactic unit of school physical education as an educational product. The research had a qualitative nature and utilized focus groups with physical education teachers and other curricular components who volunteered to participate. A total of 7 (seven) teachers participated. The focus group guide included open-ended questions about their academic background and length of service, as well as guiding questions that placed interdisciplinarity at the core of the discussion. The meeting was recorded in audio and subsequently transcribed. For content analysis, the technique of analyzing units of meaning proposed by Moreira, Simões, and Porto (2005) was used. The results of this research indicate that teachers have knowledge about interdisciplinarity and even apply it in an intradisciplinary and punctual manner; however, it is far from being a continuous process of overcoming the disciplinary fragmentation deeply rooted in schools and among teachers. The causes pointed out for the non-implementation of the interdisciplinary proposal are numerous, including the bureaucracy of the school context, excessive demands, lack of time, and material resources. The educational product resulting from this research focuses on Gymnastics and can be accessed in the UFAM repository and ProEF. |
Keywords: | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Professores de educação física |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS DA SAUDE |
???metadata.dc.subject.user???: | Educação Física Interdisciplinaridade Ginástica Escolar |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Faculdade de Educação Física e Fisioterapia |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Educação Física |
Citation: | OLIVEIRA, Ralcilandia Carvalho de. Educação Física e Interdisciplinaridade: primeiros passos para uma educação na perspectiva rizomática. 2024. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11015 |
Issue Date: | 21-Aug-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISS_RalcilandiaOliveira_PROEF.pdf | 1.3 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview | |
PROD.EDUC_DISS_RalcilandiaOliveira_PROEF.pdf | 25.84 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.