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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Mapeamento de saúde mental e vivências de assédio moral e/ou sexual na universidade
???metadata.dc.creator???: Lima, Kézia Sousa 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, Ronaldo Gomes
???metadata.dc.contributor.referee1???: Vasconcelos, Ana Cláudia Leal
???metadata.dc.contributor.referee2???: Heloani, José Roberto Montes
???metadata.dc.description.resumo???: Inscrita na linha de Processos Psicológicos e Saúde, esta dissertação aprofunda a compreensão da saúde mental e das vivências de assédio moral e/ou sexual na UFAM, articulando três eixos metodológicos complementares: (I) levantamento quanti-qualitativo online com 829 respondentes, a maior amostra já registrada em estudos sobre assédio em universidades brasileiras; (II) 94 entrevistas semiestruturadas submetidas à Classificação Hierárquica Descendente no Iramuteq, que revelaram dinâmicas de poder, silenciamento e resistência; e (III) pesquisa-documentário que gerou um curta-metragem coletivo, evidenciando o potencial da linguagem audiovisual como tecnologia social de denúncia e cuidado. Os resultados quantitativos mostram que 33% dos participantes presenciaram assédio e que um em cada três docentes relata diagnóstico formal de transtorno psíquico, enquanto a escala SRQ-20 indicou índices críticos de sofrimento entre pós-graduandos e servidores técnico-administrativos. Qualitativamente, emergem sentimentos de impunidade, vulnerabilidade de mulheres, pessoas negras e LGBTQIA+ e demandas por canais de denúncia seguros e formação permanente da comunidade acadêmica. Alinhada ao macroprojeto do orientador sobre risco psicossocial, trabalho e subjetividade, a pesquisa entrega contribuições estratégicas: (1) instrumento inédito, adaptável, para rastrear assédio entre docentes, técnicos e discentes; (2) subsídios empíricos para a minuta da Política de Enfrentamento ao Assédio e da Política de Saúde Mental da UFAM, em consonância com o Decreto 12.122/2024 e o Guia Lilás da CGU; (3) roteiro de capacitação para gestores e orientadores, enfatizando prevenção, acolhimento e responsabilização; (4) protocolos de triagem psicossocial baseados no SRQ-20 e em indicadores de clima organizacional; e (5) material audiovisual para rodas de conversa, oficinas e campanhas, fortalecendo a extensão universitária. Para a prática profissional em Psicologia e áreas afins, o estudo oferece diretrizes de intervenção que vão do desenho de fluxos de acolhimento em ouvidorias institucionais à criação de espaços de escuta e mentoria, passando por recomendações de vigilância epidemiológica do assédio como risco laboral. A validação do instrumento e a síntese mista de dados inspiram futuras pesquisas longitudinais, análises interseccionais e a inclusão de terceirizados, lacuna reconhecida pelo próprio trabalho. No contexto amazônico, a investigação ressalta desafios adicionais impostos pelo isolamento geográfico, pela diversidade ribeirinha e indígena e pelas vulnerabilidades socioeconômicas locais, defendendo políticas culturalmente sensíveis e territorializadas. Ao dialogar com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 3 (Saúde e Bem-Estar) e 5 (Igualdade de Gênero), a dissertação posiciona-se como contribuição robusta para as comunidades acadêmica e social e para a CAPES, demonstrando aderência plena à linha de pesquisa, pertinência ao macroprojeto docente e aplicabilidade direta às práticas profissionais que visam transformar a realidade da UFAM e inspirar ações em outras instituições da Amazônia e do país.
Abstract: Situated within the Psychological Processes and Health research line, this dissertation deepens the understanding of mental-health conditions and experiences of moral and/or sexual harassment at UFAM. It orchestrates three complementary methodological axes: (I) an online mixed-methods survey answered by 829 participants—the largest sample ever reported in Brazilian university harassment studies; (II) ninety-four semi-structured interviews analysed with Descending Hierarchical Classification in Iramuteq, which unveiled power dynamics, silencing, and resistance; and (III) a research-documentary that resulted in a collective short film, highlighting the potential of audiovisual language as a social technology for both denunciation and care. Quantitative findings indicate that 33 % of respondents witnessed harassment and that one in every three faculty members reports a formal diagnosis of a mental disorder, while the SRQ-20 scale revealed critical levels of psychological distress among postgraduate students and technical-administrative staff. Qualitatively, the data expose feelings of impunity; heightened vulnerability among women, Black persons, and LGBTQIA+ members; and an urgent demand for secure reporting channels and continuous training of the academic community. Aligned with the adviser’s macro-project on psychosocial risk, work, and subjectivity, the study delivers strategic contributions: (1) an unprecedented, adaptable instrument for tracking harassment across faculty, staff, and students; (2) empirical inputs for the draft Harassment-Prevention Policy and the Mental-Health Policy at UFAM, consistent with Decree 12 122/2024 and the “Lilac Guide” of the CGU; (3) a capacity-building roadmap for managers and supervisors that emphasizes prevention, reception, and accountability; (4) psychosocial-screening protocols grounded in the SRQ-20 and organizational-climate indicators; and (5) audiovisual materials for discussion circles, workshops, and campaigns, thereby strengthening the university’s extension mission. For professional practice in Psychology and related fields, the dissertation offers intervention guidelines that range from designing reception workflows in institutional ombudsperson offices to creating listening and mentoring spaces, and includes recommendations for the epidemiological surveillance of harassment as an occupational risk. Instrument validation and the mixed synthesis of data inspire future longitudinal investigations, intersectional analyses, and the inclusion of outsourced workers—an acknowledged gap in the present study. Within the Amazonian context, the enquiry underscores additional challenges stemming from geographic isolation, riverside and Indigenous diversity, and local socioeconomic vulnerabilities, advocating culturally sensitive, place-based policies. By engaging with Sustainable Development Goals 3 (Good Health and Well-Being) and 5 (Gender Equality), the dissertation positions itself as a robust contribution to academical and social communities and to CAPES, demonstrating full adherence to the research line, strong alignment with the supervising macro-project, and direct applicability to professional practices aimed at transforming reality at UFAM while inspiring action across other institutions in the Amazon and the wider country.
Keywords: Assédio nas universidades e faculdades
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Assédio moral
Assédio sexual
Saúde mental
Universidade
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Psicologia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Citation: LIMA, Kézia Sousa. Mapeamento de saúde mental e vivências de assédio moral e/ou sexual na universidade. 2025. 203 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11029
Issue Date: 27-Jun-2025
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

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