???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11032
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCardoso, Thiago Coelho-
dc.creator.Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=0F3EDC427025F02B700A3B19206A3647#eng
dc.contributor.advisor1Monteiro, Ercila Pinto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4110920996449567eng
dc.contributor.referee1Santos, Jonise Nunes-
dc.contributor.referee2Oliveira, Irlane Maia de-
dc.date.issued2025-04-23-
dc.identifier.citationCARDOSO, Thiago Coelho. A abordagem intercultural e o ensino de química na proposta curricular do curso de formação de professores indígenas. 2025. 93f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11032-
dc.description.resumoA Amazônia, vasta em sua riqueza natural e cultural, abriga inúmeras comunidades indígenas, cada uma com seu próprio conhecimento tradicional e laços profundos com o ambiente ao seu redor. Nesse contexto, a educação para os povos indígenas deve ser sensível às suas tradições, línguas e formas de entender o mundo, proporcionando uma abordagem que valorize tanto o conhecimento científico ocidental quanto o conhecimento tradicional indígena. Em vista disso, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar a abordagem intercultural e o ensino de química na proposta curricular do curso de formação de professores indígenas. Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos específicos: 1 - Identificar, na literatura existente, os estudos e fundamentos teóricos sobre ensino intercultural e química; 2 - Verificar na proposta curricular do curso de formação de professores indígenas da UFAM, os aspectos interculturais, a legislação, as propostas pedagógicas e a formação indígena direcionada para a perspectiva transdisciplinar do ensino de química; 3 - Apresentar as limitações da proposta curricular de formação de professores indígenas da UFAM, considerando o ensino intercultural e sua relação com a química; 4 - Propor avanços para uma proposta curricular mais sensível à cultura e à formação indígena da região Norte no que tange ao ensino da química. Metodologicamente, tratou-se de um estudo qualitativo, de análise documental, em que foram analisados documentos públicos fundamentais, tais como: o Projeto Político Pedagógico do curso de licenciatura para professores indígenas da Ufam e a tese de Monteiro (2018), intitulada: Educação científica intercultural: contribuições para o ensino de Química nas escolas indígenas ticuna do Alto Solimões-AM, com a intenção de desenvolver uma proposta curricular de Química sensível às necessidades e aos contextos dos professores indígenas. A análise documental buscou compreender a educação intercultural, a formação de professores e o ensino de química, a legislação e as diretrizes, o impacto das propostas educacionais e pedagógicas, bem como as vozes dos professores indígenas sobre o ensino de química nos territórios etnoeducacionais. Os resultados da pesquisa revelaram a complexidade e a riqueza do ensino de química em contextos indígenas, evidenciando a tese de que uma abordagem curricular sensível às tradições e saberes locais é essencial para a formação de professores indígenas. A análise documental destacou que a integração do conhecimento científico contemporâneo com as práticas tradicionais indígenas não apenas enriquece o processo educativo, mas também valoriza a identidade cultural dos alunos e professores envolvidos. Por outro lado, a antítese emergiu ao apontar os desafios enfrentados na implementação de currículos que respeitem essa diversidade, como a resistência a modelos educacionais convencionais e a falta de recursos adequados. Assim, a síntese desses resultados sugere que, para uma formação docente efetiva em química, é imprescindível um diálogo contínuo entre saberes, que promova a construção de uma educação intercultural que não apenas ensine, mas também respeite e celebre a pluralidade cultural.eng
dc.description.abstractThe Amazon, vast in its natural and cultural wealth, is home to numerous Indigenous communities, each with its own traditional knowledge and deep ties to the surrounding environment. In this context, education for Indigenous peoples must be sensitive to their traditions, languages, and ways of understanding the world, offering an approach that values both Western scientific knowledge and Indigenous traditional knowledge. In light of this, the general objective of this research was to analyze the intercultural approach and the teaching of chemistry within the curricular proposal of the teacher training program for Indigenous educators. To this end, the following specific objectives were established: 1 - To identify, in the existing literature, the studies and theoretical foundations on intercultural education and chemistry; 2 - To examine the curricular proposal of the Indigenous teacher training program at UFAM, focusing on intercultural aspects, legislation, pedagogical proposals, and Indigenous training directed toward a transdisciplinary perspective in chemistry education; 3 - To present the limitations of UFAM's Indigenous teacher training curriculum, considering intercultural education and its relation to chemistry; 4 - To propose advancements for a curriculum more sensitive to the culture and Indigenous training of the Northern region with respect to chemistry teaching. Methodologically, this was a qualitative, document analysis study, in which key public documents were examined, such as the Pedagogical Political Project of the undergraduate program for Indigenous teachers at UFAM and Monteiro’s (2018) dissertation, titled Intercultural Scientific Education: Contributions to the Teaching of Chemistry in Ticuna Indigenous Schools of Alto Solimões-AM, with the intention of developing a chemistry curriculum proposal sensitive to the needs and with the intention of developing a Chemistry curriculum proposal that is sensitive to the needs and contexts of Indigenous teachers. The document analysis aimed to understand intercultural education, teacher training, and the teaching of chemistry, as well as legislation and guidelines, the impact of educational and pedagogical proposals, and the voices of Indigenous teachers regarding the teaching of chemistry in ethnoeducational territories. The research findings revealed the complexity and richness of chemistry education in Indigenous contexts, supporting the thesis that a curriculum approach sensitive to local traditions and knowledge is essential for Indigenous teacher education. The document analysis highlighted that integrating contemporary scientific knowledge with traditional Indigenous practices not only enriches the educational process but also values the cultural identity of both students and teachers involved. On the other hand, the antithesis emerged by pointing out the challenges faced in implementing curricula that respect such diversity, such as resistance to conventional educational models and the lack of adequate resources. Thus, the synthesis of these results suggests that, for effective teacher training in chemistry, an ongoing dialogue between different forms of knowledge is essential—one that fosters the construction of an intercultural education that not only teaches but also respects and celebrates cultural plurality.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/86109/DISS_ThiagoCardoso_PPQ.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Químicaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopor
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.subjectIndígenas - Educação - Amazôniapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRAeng
dc.titleA abordagem intercultural e o ensino de química na proposta curricular do curso de formação de professores indígenaseng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userEnsino de Químicapor
dc.subject.userInterculturalidadepor
dc.subject.userFormaçãopor
dc.subject.userProfessores Indígenaspor
Appears in Collections:Mestrado em Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_ThiagoCardoso_PPQ.pdf 981.27 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.