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dc.creatorSilva, José Rodrigo Sevalho da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3714131411856225eng
dc.contributor.advisor1Frota, Consuelo Alves da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4200047916528088eng
dc.contributor.referee1Pocrifka, Leandro Aparecido-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6236326108324745eng
dc.contributor.referee2Fernandes Filho, Lucindo Antunes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0662732964775000eng
dc.date.issued2025-06-28-
dc.identifier.citationSILVA, José Rodrigo Sevalho da. Investigação do desempenho solo-geogrelha com elementos de ABS fabricados por manufatura aditiva: um estudo para pavimento. 2025. 75 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11068-
dc.description.resumoA infraestrutura rodoviária brasileira enfrenta deficiências estruturais crônicas, que demandam soluções inovadoras para mitigar seus impactos econômicos e logísticos. Diante dos elevados custos associados à reconstrução e manutenção das vias, este estudo propõe uma abordagem geotécnica alternativa, explorando o uso da impressão 3D na fabricação de geogrelhas e para preencher uma lacuna na literatura quanto à aplicação do polímero Acrilonitrila Butadieno Estireno (ABS) nesse contexto. Consoante a esse enfoque, investigou-se o comportamento mecânico de um solo reforçado com dois modelos de geogrelhas impressas em ABS (denominadas GB1 e GB2), por meio de ensaios laboratoriais. O objetivo foi avaliar a eficiência da interação solo-geogrelha visando sua aplicação em pavimentação. Para isso, realizou-se a caracterização geotécnica do solo e comparou-se seu desempenho nas condições natural e reforçada. Os ensaios aplicados incluíram Compressão Simples, Módulo de Resiliência, Tração por Compressão Diametral e Cisalhamento Direto. Os resultados indicaram uma melhora na resistência à compressão simples do solo com a utilização da geogrelha GB1, assim como um aumento na resistência ao cisalhamento, especialmente com a aplicação da geogrelha GB2, que contribuiu para o acréscimo da coesão e do ângulo de atrito. Por outro lado, a presença de ambas as geogrelhas não exerceu influência significativa na resistência à tração, e o módulo de resiliência manteve-se inalterado. Esses resultados são fundamentais para subsidiar decisões em projetos geotécnicos e reforçam a relevância de investigações futuras sobre o uso de geogrelhas impressas em 3D.eng
dc.description.abstractBrazil's road infrastructure faces chronic structural deficiencies, which demand innovative solutions to mitigate their economic and logistical impacts. Given the high costs associated with road reconstruction and maintenance, this study proposes an alternative geotechnical approach, exploring the use of 3D printing in the manufacturing of geogrids and addressing a gap in the literature regarding the application of Acrylonitrile Butadiene Styrene (ABS) polymer in this context. In line with this focus, the mechanical behavior of soil reinforced with two models of ABS-printed geogrids (referred to as GB1 and GB2) was investigated through laboratory tests. The objective was to evaluate the efficiency of soil-geogrid interaction for potential application in paving. To this end, geotechnical characterization of the soil was conducted, and its performance was compared in both natural and reinforced conditions. The applied tests included Unconfined Compression, Resilient Modulus, Indirect Tensile Strength (Brazilian Test), and Direct Shear. The results indicated an improvement in the soil's unconfined compression strength with the use of geogrid GB1, as well as an increase in shear strength, particularly with the application of geogrid GB2, which contributed to higher cohesion and friction angle. On the other hand, the presence of both geogrids did not significantly influence tensile strength, and the resilient modulus remained unchanged. These findings are essential to support decision-making in geotechnical design and highlight the importance of further research into the use of 3D-printed geogrids.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/86570/DISS_JoseRodrigoSilva_PPGCEM.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Tecnologiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiaiseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectRodoviaspor
dc.subjectGeossintéticospor
dc.subjectCisalhamento dos solos - Resistênciapor
dc.subject.cnpqENGENHARIASeng
dc.titleInvestigação do desempenho solo-geogrelha com elementos de ABS fabricados por manufatura aditiva: um estudo para pavimentoeng
dc.title.alternativeInvestigation of Soil-Geogrid Performance with ABS Elements Manufactured by Additive Manufacturing: A Study for Pavementseng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userPavimentaçãopor
dc.subject.userGeogrelhapor
dc.subject.userImpressão 3Dpor
dc.subject.userReforço de solopor
Appears in Collections:Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais

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